sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Propostas que serão apresentadas em Brasília são discutidas em Japeri



Conselheiros e profissionais de saúde de sete municípios do Estado participaram da  Plenária Regional dos Conselhos de Saúde da Metropolitana I, que aconteceu nesta sexta-feira (22/10), em Japeri. O encontro, sediado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado na Câmara de Vereadores, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O encontro foi para reunir as propostas feitas, por cada município, com o objetivo de melhorar o setor da saúde. As sugestões serão debatidas durante a Plenária Nacional dos Conselhos Municipais de Saúde, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Brasília. “Estamos comemorando 20 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um dos melhores planos de saúde do mundo e já teve grandes avanços. No entanto, ainda carece de melhorias. Este é um dos assuntos que devemos debater juntos, envolvendo todas as esferas municipais, estaduais e federais”, lembrou o secretário de Saúde de Japeri, Fábio Stasiaki.O encontro teve a presença de conselheiros municipais de saúde dos municípios de Japeri, Nilópolis, Mesquita, Seropédica, Belford Roxo, Magé e Itaguaí. A mesa de autoridades foi composta por representantes de cada cidade, e também por  membros da comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Japeri, do conselho estadual de saúde, e da articulação nacional da região sudeste. As propostas foram divididas em cinco tópicos: Modelo Assistencial, Financiamento e investimento, recursos humanos, controle social e saúde do idoso.No modelo assistencial foram feitas propostas para descentralização da marcação de exames e consultas, implementação das diretrizes para gestão do SUS, com ênfase na descentralização, regionalização, financiamento, entre outras.Uma das propostas do tópico sobre financiamento e investimento foi o gerenciamento do Fundo Municipal de Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde com acompanhamento e fiscalização do Conselho Municipal de Saúde.Já no tópico sobre recursos humanos foram debatidas a capacitação dos profissionais do SUS, com adequação dos níveis funcionais e a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários do funcionalismo do SUS, entre outras.No que se refere a Controle Social foram debatidas as melhorias dos conselhos municipais de saúde, com a criação de cartilhas de informação e apresentações periódicas sobre os serviços realizados nas redes de saúde.Para a saúde do idoso foram feitas propostas para implantação de centros de referência do idoso nos municípios e a criação de um Centro de Atendimento na região da Metropolitana I, composta pelos municípios representados durante o encontro.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mostra de dança reúne pais e alunos de escola em Japeri



Funk, hip hop, jazz, axé music foram alguns dos ritmos que marcaram a I Mostra de Dança da Escola Municipal Santos Dumont, em Japeri. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (14/10), teve a participação de alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade. A apresentação, promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), teve como objetivo a integração entre a escola e a comunidade.
“Incentivamos a participação dos pais e responsáveis em eventos como este nas escolas, pois melhora a socialização e o rendimento escolar dos alunos. Estes projetos fazem parte da política pedagógica da Semec, para desenvolver a cultura e o aprendizado dos estudantes”, explica a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
No total participaram sete turmas. Cada grupo foi responsável em apresentar um histórico sobre o ritmo escolhido. Os alunos também foram avaliados em coreografia, cenário, expressão rítmica, figurino e maquiagem. “Além de apresentar os talentos que existem dentro da escola, os alunos se envolveram com a pesquisa que realizaram sobre os cantores ou música escolhida. Isto enriquece a cultura local”, destacou a diretora de cultura da Semec, Daniela Beliago, que foi uma das juradas ao lado das professoras Luciana Eloy e Elza Durão.
Para Aparecida Guimarães, diretora da unidade, a integração com a comunidade foi um dos pontos mais importantes da mostra. “O objetivo é valorizar o envolvimento e cooperação com a escola, criando um espaço de crescimento para alunos, professores e pais”, completa Aparecida. 

Prêmios para os campeões
A I Mostra de Dança da Escola Municipal Santos Dumont premiou com troféus os três primeiros colocados. A turma 802, que formou dois grupos de dança (A e B) foi a grande campeã. O grupo B apresentou o Hip Hop e levou o troféu de primeiro lugar. Já o grupo A ficou com a segunda colocação com a Dança do Ventre.
A integração também marcou os grupos. Os alunos deficientes auditivos das turmas 502 e 703 formaram uma só coreografia de hip hop, e levaram o troféu de terceiro lugar. “Mais do que qualquer prêmio, o importante foi que todos os alunos se uniram para apresentar o melhor trabalho”, disse o estudante Edson Tavares, do 8º ano. 
Todos os concorrentes ganharam certificados e medalhas de participação, e ainda somaram notas para a matéria de educação física no quarto bimestre. “É um momento de diversão, mas também de aprendizado, por isso fará parte da avaliação”, explica o professor de educação física, Alexandre Villela, organizador da mostra.

Evento trouxe mais cultura
Durante as apresentações da I Mostra de Dança da Escola Municipal Santos Dumont, o público também pode apreciar a exposição de maquetes do projeto “Japeri que eu Quero”. Os trabalhos, realizados pelas turmas do 7º ano, apresentaram a visão dos alunos da unidade para o futuro da cidade. 
A exposição trouxe maquetes sobre o comércio, o lazer e a cultura. Alunos das turmas de deficientes auditivos apresentaram o projeto para um núcleo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). “Estes trabalhos mostram como os estudantes vêem o crescimento da cidade e como ela poderá parecer no futuro. Esta é apenas uma pequena mostra. Até o final do ano faremos uma grande exposição com os trabalhas desenvolvidos em todas as turmas”, explica a professora de artes Ana Claudia Domingos.

Japeri investe na Defesa Civil



Para que os agentes de Defesa Civil de Japeri estejam sempre prontos para atuar em qualquer situação, a prefeitura incentiva a constante capacitação dos funcionários. Nos dias 18 a 22 de outubro os agentes participarão de um curso para Ações Psicossociais, oferecido pela Escola de Defesa Civil (EsDEC), na Ilha do Governador. O objetivo do curso é capacitar para atuação em calamidades públicas e mapeamento para relocação da população em situações de emergência.
Nos dias 27 de setembro a 1 de outubro os agentes fizeram uma outra capacitação na EsDEC.  O secretário de Defesa Civil, Antônio Marcos de Aguiar, e seus funcionários participaram do Curso Instrumental de Gerência de Projetos em Defesa Civil. O objetivo do curso foi ensinar a fazer projetos para conseguir recursos para a área. “O prefeito Timor incentiva a capacitação dos funcionários da prefeitura, principalmente dos agentes de Defesa Civil, que precisam de atenção permanente para constante proteção da população”, explica Antônio Marcos.

Prefeito de Japeri recebe homenagem do Governo do Estado


O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, recebeu nesta sexta-feira (15/10), em seu gabinete, a visita do assessor do Cerimonial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo de Carvalho. A visita foi para entrega de uma placa em agradecimento ao apoio de Timor para a realização do Encontro de Cerimonialistas da Região Sudeste, do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP). A placa foi assinada por representantes do Comitê Nacional do Cerimonial Público dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.  O Encontro de Cerimonialistas da Região Sudeste aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto, no auditório da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (FECOMÉRCIO-RJ), no centro da cidade do Rio de Janeiro

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Festas e brincadeiras para as crianças das escolas de Japeri


As escolas municipais de Japeri  realizaram as festas em homenagem ao Dia das Crianças. Na quinta-feira (07/10) a Escola Municipal Santa Terezinha promoveu várias brincadeiras e os alunos ainda ganharam bolo, guloseimas e presentes.
“Estas festas são muito importantes para as crianças, pois são esperadas durante o ano inteiro. Muitas delas foram financiadas através da arrecadação das próprias escolas durante as festas juninas. São comemorações que integram os alunos, os profissionais a e a comunidade”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
Na E.M. Santa Terezinha a comemoração foi realizada nos dois turnos. Para que as crianças aproveitassem cada atração, a festa foi dividida em três ambientes. No pátio de entrada havia brinquedos infláveis, como escorrega, pula-pula e piscina de bolas. Animadores fizeram pintura facial, para alegria da criançada. No local também foram montadas tendas para as guloseimas, como maça do amor, pipoca, cachorro quente, algodão doce e refrigerante.
O auditório, localizado no segundo andar, foi transformado em uma discoteca, onde as crianças dançaram as músicas da moda. “Está tudo muito bom. Dancei até cansar. Foi muito divertido”, disse Naira Nóbrega Guerreiro Areas, 8 anos, aluna do segundo ano de escolaridade.
Na quadra da escola ficaram dois pula-pulas e um minhocão inflável que fez a alegria dos alunos menores. Animadores vestidos como personagens da Disney divertiam as crianças durante as brincadeiras. No local também ficou um bolo de três metros que foi repartido no final da festa.
As crianças ganharam doces e brinquedos. “Esta comemoração foi realizada com a verba arrecadada nas vendas das barracas durante a Festa na Roça, portanto, foi uma colaboração de toda a comunidade”, destacou a diretora da escola, Cíntia Vieira.
“Muitos pais não têm condições financeiras para dar presentes para seus filhos no Dia das Crianças, por isso temos o prazer de proporcionar este momento de lazer para elas”, completa a diretora adjunta da unidade, Luciana Piter.
 Mais festa para as crianças
No dia 12 de outubro a prefeitura de Japeri realizou uma grande festa em homenagem ao Dia das Crianças. A comemoração aconteceu das 11h às 17h, no Paço Municipal, em frente à prefeitura, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, 1993, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. Haverá brincadeiras, guloseimas, shows, atrações circenses, distribuição de brindes, brinquedos como pula-pula, tobogã, toboágua, space jump e muitos outros, tudo de graça.

Japeri conquista terceiro lugar em competição multicultural da Baixada


Os estudantes de Japeri fizeram bonito durante a Gincana da Baixada. O município ficou em terceiro lugar na competição. Os alunos da Escola Municipal Santa Teresinha  e alguns funcionários da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) representaram a cidade na disputa. A gincana aconteceu no sábado (09/10), na Vila Olímpica de Nilópolis. A Gincana da Baixada foi promovida pela Globo Rio e pela Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com as prefeituras da região. Japeri, Seropédica, São João de Meriti, Duque de Caxias e Nilópolis foram os municípios que concorreram ao prêmio da competição: o direito de sediar o Reveillon da Baixada 2011. Cada cidade escolheu uma escola municipal, com estudantes de 10 a 15 anos, para representá-la na Gincana. “A Escola Municipal Santa Teresinha foi escolhida para representar Japeri por ter sido uma das vencedoras de nossa Gincana Multicultural, que realizamos no primeiro semestre deste ano. Nossos alunos estão de parabéns por este grande trabalho, que teve a participação de professores, pais e comunidade, além do apoio de toda a equipe da SEMEC e do prefeito Timor”, destacou a Secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz. Na parte da manhã a disputa teve grito de guerra, paródia e concurso de talentos. Entre outras tarefas os alunos também tiveram que o sósia de alguém famoso.O secretário de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar, foi escolhido pelos estudantes de Japeri como o sósia do ator Ari Franças, o “seu filhinho” da novela Escrito Nas Estrelas. “Foi um grande prazer ajudar o município nesta tarefa. Valeu pela participação”, declarou Antônio Marcos. À tarde aconteceram as tarefas surpresas, como escalada, achar uma pessoa com roupa de time de futebol, entre outras. Japeri conquistou o primeiro lugar no concurso de talentos com uma coreografia que misturou diversos ritmos como sertanejo, axé, funk e sucessos do Rei do Pop, Michael Jackson. “Nós ensaiamos muito para fazer esta coreografia. Foi bom vencer esta tarefa. Adorei toda a competição”, disse Vinicius Rezende Pimenta, de 14 anos.O município também se destacou na tarefa de perguntas e respostas. “Esta gincana foi um grande aprendizado para estas crianças. Elas estudaram a cultura e os pontos turísticos de Japeri para fazerem a paródia e o grito de guerra, e participaram com garra e alegria. Foi uma experiência que marcará suas vidas”, completou a diretora de Cultura, Daniela Beliago.  A diretora da E.M Santa Terezinha, Cíntia Vieira, também destacou o empenho dos estudantes para a competição. “Agradeço a ajuda dos pais, que deixaram seus filhos ficarem no contra-turno escolar para os ensaios. Nossos alunos se dedicaram, e valeu a pena. Esta gincana reuniu Educação, cultura, esporte, lazer e, principalmente, cooperação e integração”, lembrou Cíntia.
Na pontuação final Duque de Caxias ficou em quinto lugar, Nilópolis em quarto, Japeri em terceiro e Seropédica em segundo. São João de Meriti foi a cidade campeã e conquistou o direito de sediar o Reveillon da Baixada 2011.

Idosos de Japeri comemoram a melhor idade


Animação marcou a confraternização dos idosos de Japeri. O encontro realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sermus), em homenagem ao Dia do Idoso (27/09) aconteceu neste sábado (09/10), no Salão Vítor Festas, que fica no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Cerca de 300 pessoas participaram das brincadeiras e atividades de recreação. Ao som de músicas antigas os idosos dançaram, cantaram e relembraram momentos marcantes da juventude. A festa durou toda a manhã e encerrou com um almoço. O cardápio e a programação agradaram a todos os presentes.

Os idosos cantaram a música “É preciso saber viver”, composição de Erasmo e Roberto Carlos, para receber o prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. “As pessoas que estão aqui construíram este país. É uma honra poder contar com o carinho de todos e aprender um pouco mais. O que estamos fazendo hoje é apenas uma pequena demonstração do carinho e respeito que temos pelos idosos. Muito obrigado por acreditarem neste governo e neste prefeito. O dia do idoso é todo dia. Peço que continuem orando por todos nós”, finalizou Timor.

 A aposentada Alice Sanches Villanova, de 80 anos, aceitou o convite feito pela médica do posto de saúde e não se arrependeu. “Muito bom. Nunca tinha participado, mas agora não perco nenhum evento. O grupo é animado. A organização está perfeita. Só mesmo o prefeito Timor para fazer estas coisas. Ele é ótimo, e trata a todos com muito carinho independente da idade ou da situação financeira. Estou me sentindo muito bem”, disse Alice.
“Nestes eventos reencontro antigos conhecidos e faço novos amigos. Acho muito importante estas atividades” comentou Regina Lima de Oliveira, de 70 anos.  O momento de maior integração foi durante a brincadeira “De quem é esta voz ”. “Eles têm um memória ótima”, registrou a professora da Secretaria de Educação Célia Pires, que ficou responsável pela animação do evento. Os idosos que participam das atividades do “Projeto Acorda Japeri”, fizeram demonstração de ginástica e dança de salão. Maria Aparecida Alves, de 95 anos, driblou a dificuldade de andar para marcar presença no evento. “É só arrumar companhia que eu venho. Gostou muito. Sinto-me mais viva”, destacou Maria Aparecida
Os moradores do bairro Citrópolis Norvina de Oliveira, de 82 anos e José Cordeiro, de 87, ganharam flores por serem os idosos casados há mais tempo. Eles estão juntos há 62 anos.
Também participaram da confraternização o secretário de Saúde, Fábio Stasiak, o subsecretário Carlos Alexandre de Castro (Ling), a coordenadora do programa Hipertensos e Diabéticos, no município, Lucy Gomes, o médico geriatra Acácio Guedes, além dos funcionários da Semus.