segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Japeri realiza final de projeto de incentivo à leitura

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza nesta terça-feira (31/10) etapa final da edição 2011 do projeto “Japeri está Soletrando”. A disputa acontecerá a partir das 14h no auditório da E.M. Bernardino de Melo, que fica na estrada Santo Antônio, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. No total 30 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais de Japeri participarão da final.
O projeto “Japeri está Soletrando”, criado em 2009, é semelhante ao quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. A iniciativa tem como objetivo incentivar o estudo e a memorização da grafia das palavras.
Durante o primeiro semestre os alunos estudaram a escrita das palavras em livros e dicionários, e participaram de competições eliminatórias dentro das próprias escolas. Os finalistas são vencedores de cada unidade. A disputa da etapa final será dividida por série. Participarão alunos das escolas municipais Ary Schiavo, Bernardino de Melo, Santa Amélia, Professora Célia Sobreira, Professora Etiene de Souza Oliveira, Santos Dumont e Governador Leonel de Moura Brizola. Os vencedores de cada série ganharão um prêmio surpresa.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeitura de Japeri dá abono e agentes de saúde fazem festa


Cerca de 150 pessoas participaram da confraternização realizada pela Prefeitura de Japeri para os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (27/10), na E.M. Vila Conceição. Além de comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde os servidores também ouviram boas notícias do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.

 “A saúde é uma das prioridades do nosso governo. Fico feliz em poder oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e também atender melhor a população. Já no pagamento referente ao mês de outubro os agentes receberão 200 reais de abono. É uma das formas de reconhecer o trabalho que tem sido feito e a dedicação de cada profissional em levar a saúde preventiva para dentro da casa das pessoas”, disse Timor. O prefeito também entregou uma camisa com mensagem especial para cada agente. Com objetivo de melhorar ainda mais o trabalho da equipe foram adquiridas mais 100 bicicletas e 200 balanças, nos modelos digital e suspensa para crianças até 5 anos.
“Timor tem feito muitos investimentos, não só na área de saúde, mas em todos os pontos que são importantes para a população. Japeri não tinha saúde preventiva. Agora conseguimos evitar muitos casos que chegavam aos postos e à emergência. Todos os postos em reforma ou já entregues totalmente novos, ambulância, base da Samu, são algumas das muitas realizações deste governo. Quero, em nome de todos os vereadores, agradecer o trabalho que tem sido feito nas comunidades. Destacando a participação do vereador Kerly Gustavo que fez indicação do abono para os agentes de saúde” completou José Alves do Espírito Santo, mais conhecido como Zé Ademar.   
Para a Agente Comunitária de Saúde do bairro Delamare, Leonar Maria Leonildo, fazer parte da equipe da ESF é muito gratificante “Agora as pessoas acreditam no nosso trabalho. A gente promete um exame, um medicamento ou algum procedimento e tem condições de dar um retorno ao paciente. Em Japeri a Saúde funciona. É gratificante poder ajudar a melhorar a vida das pessoas”, destacou Leonar.  
Outras conquistas foram lembradas pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Stasiaki: “Até 2009 a Estratégia de Saúde da Família não existia em Japeri. Inicialmente foram contratados 90 profissionais e atualmente a equipe já conta com 103 agentes. A cobertura é de cerca 57%, o que representa 54.570 pessoas cadastradas”, completou Fábio.
Os agentes agradeceram ao prefeito os investimentos feitos, os benefícios e o respeito dado aos profissionais. Juliana Ibraim falou em nome dos colegas enquanto Miriam de Brito cantou um louvor para agradecer a Deus por tudo que tem sido feito no município.
Também participaram da confraternização o vice-prefeito Cléber Joaquim de Farias e os vereadores Guigo da Padaria, Kerly Gustavo, Marcus Arruda e Jorge Dantas.  Além das profissionais da coordenação do programa.
 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prefeitura de Japeri reforma mais da metade da rede municipal de ensino

A prefeitura de Japeri está investimento em obras de reforma e ampliação em várias unidades escolares. Até o início de 2012 mais da metade rede municipal será entregue à população totalmente reformada e ampliada. No dia 4 de novembro serão inauguradas as obras da Escola Municipal Duque de Caxias, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Além da reforma geral, a unidade ganhou sala de informática e uma nova secretaria. A E.M. Duque de Caxias será a oitava unidade escolar a ser reinaugurada somente este ano. A cerimônia acontecerá a partir das 10h, na Estrada Santo Antônio, s/nº.


Serviço:
Reinauguração da E.M. Duque de Caxias
Dia: 4 de novembro
Horário: 10h
Local: Estrada Santo Antônio, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira

Japeri quer cadastrar psicultores para promoção de políticas públicas

Representantes da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Rio de Janeiro, órgão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) estiveram nesta sexta-feira (25/10) em Japeri. O objetivo foi divulgar o Registro Geral da Atividade Pesqueira, cadastro que irá ajudar o órgão no levantamento do número de psicultores do Estado para promoção de políticas públicas. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA). O encontro aconteceu no Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães, durante reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

 “Para sabermos das necessidades de cada grupo é importante a integração entre prefeitura e produtores. Já observamos o crescimento e fortalecimento de vários grupos, através dos projetos e ações que a prefeitura oferece. Mas queremos fazer mais. Este registro será importante não somente para o Ministério da Pesca e Aquicultura, como também para que a prefeitura possa buscar apoio para novas iniciativas em benefício dos psicultores”, destacou a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.

A bióloga Micheleni Marcon e a Engenheira Agrônoma Maria Paula Almeida, ambas do Ministério da Pesca e Aquicultura, explicaram que toda pessoa que desenvolve atividade de pesca com finalidade comercial tem que ser registrada e licenciada junto ao INEA, pré-requisito para obter licenças e continuar as atividades.

“A iniciativa será feita em duas etapas. A primeira é fazer o registro do aquicultor, que não exige a licença ambiental e é de graça. A segunda é levantar dados para desenvolver estratégias em grupo para obter benefícios como, por exemplo, o licenciamento ambiental junto ao INEA e recursos junto ao PRONAF”, explicou Micheleni.
“Para implementar políticas para fomentar a atividade pesqueira é importante que o Ministério tenha o diagnóstico de cada região. Precisamos saber quantos psicultores são, pois ainda não temos este número, e suas necessidades”, completou Maria Paula.

O engenheiro Agrônomo da Emater-Rio, Marcio Clemente, também falou da importância do registro. “O Ministério da Pesca pode ser mais um parceiro na solução de problemas comuns que encontramos junto aos produtores”, disse Marcio.

Alguns produtores preencheram o registro no local, outros levaram o formulário para preencher em casa e entregar na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

“Estou tentando ativar a minha produção de peixes ornamentais há 5 anos. Gosto da idéia de registrar, pois pode ser um caminho para ajudar”, lembrou o produtor Marcel do Prado.

“Não tenho produção de peixe, mas estou pensando em entrar na atividade. Ter o registro pode ser um bom começo”, completou o agricultor Antônio dos Santos Coutinho.

O encontro contou com a presença da bióloga Angélica Aguiar e do diretor do Departamento de Veterinária, Alfeu Pontes, ambos da SEMAGMA, além de produtores rurais e representantes das associações do setor.

Cadastro ainda pode ser feito
Quem quiser fazer o Registro Geral da Atividade Pesqueira pode preencher o formulário na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA). O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. A SEMAGMA fica na Estrada Ary Schiavo, 1.000, bairro Santa Inês (em frente à prefeitura). Informações pelo telefone 2664-5500.

Festa e investimentos para os agentes do PSF em Japeri

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), está preparando uma grande confraternização nesta quinta-feira (27/10) para os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do município. O evento é em homenagem ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado no último dia 4. Além de uma festa que vai reunir os cerca de 100 agentes comunitários de saúde do município, durante o evento serão anunciados alguns investimentos que a prefeitura está preparando para o setor. O encontro acontecerá a partir das 10h, na quadra de esporte da Escola Municipal Vila Conceição, que fica na rua Crisólito, 11, bairro Vila Conceição, distrito de Engenheiro Pedreira.

Serviço
Festa para os agentes comunitários de saúde de Japeri
Dia: 27/10 (quinta)
Horário: 10h
Local: Escola Municipal Vila Conceição - rua Crisólito, 11, bairro Vila Conceição.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto de cinema da Petrobrás chega a Japeri



Programação especial para os estudantes de Japeri. Na sexta-feira (21/10) os alunos da Escola Municipal Vila Conceição tiveram sessões de cinema de graça. A iniciativa, foi que promovida pelo projeto Cinema BR em Movimento, da Petrobrás, contou com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). 

Filmes nacionais foram apresentados em duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde. Na primeira os alunos assistiram ao desenho “Turma da Mônica”. À tarde a exibição foi do filme “Eu e Meu Guarda Chuva”. Para completar a atividade as crianças  ganharam pipoca e suco.

“Foi muito legal. Foi divertido assistir ao filme aqui na escola com os meus amigos”, disse Carlos Augusto dos Santos, de 11 anos. 

A diretora da E.M. Vila Conceição, Jane Lopes, aprovou a ideia. “As crianças aplaudiram muito e pediram bis. Já estamos ansiosos pela volta do projeto BR na nossa escola”, disse Jane.
Ir ao cinema foi novidade para alguns estudantes, entre elas Eshiley Camila Santos Genoveva, de 8 anos. “Gostei de tudo. Do filme, do escurinho, da pipoca, de rir com os amigos. Foi muito bom”, completou Eshiley.

As profissionais da SEMEC, Abgail Alexandre Silva, coordenadora Pedagógica e Daniela Beliago, diretora de Cultura, acompanharam a atividade, ao lado dos técnicos da Petrobrás. 

O projeto Cinema BR em Movimento foi criado para divulgar o cinema nacional, formar plateias e facilitar o acesso da população brasileira. De acordo com seus organizadores o projeto é, atualmente, a maior rede de exibição não formal de filmes brasileiros de longa metragem.

Japeri debate os direitos das crianças e adolescentes



Representantes de vários conselhos municipais, profissionais de diversas áreas e moradores de Japeri participaram da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro aconteceu na quinta (20) e na sexta (21) no auditório do CIEP Brizolão 206 Cyrene Moraes Costa, no bairro Chacrinha. O objetivo da conferência foi para eleger delegados, que representarão Japeri nos próximos encontros, e reunir propostas, que serão apresentadas nas conferências regional e estadual.

A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri com o apoio da prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAST).

O vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias representou o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, na abertura do evento. “Queremos ouvir a opinião dos moradores sobre este assunto. Reunir propostas para discutir políticas públicas para crianças e adolescentes. Somente com o debate e a mobilização da população poderemos trazer as melhorias que queremos para nossos jovens“, disse Cleber.


O secretário de Assistência Social e Trabalho, Sidnei Coutinho, lembrou os investimentos realizados no município em benefício das famílias. “O prefeito Timor tem feito várias parcerias para trazer desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da nossa população. Já investimos na estrutura de trabalho do Conselho Tutelar, para dar mais agilidade e conforto nos atendimentos às famílias. Recentemente recebemos o programa Renda Melhor, que aumentou a renda das famílias, assim como o Renda Melhor Jovem, que investe na educação.  Muito já foi feito, mas queremos fazer mais”, destacou Sidnei.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri, Francisco Caninde Medeiros, falou da importância da conferência. “O objetivo é formar propostas para montar o plano que definirá as  diretrizes para o setor nos próximos 10 anos, por isso a importância deste debate”, explicou Francisco.

A mesa de abertura também contou com a presença de representantes dos conselhos tutelar, do idoso e da pessoa com deficiência de Japeri, além da diretora do CIEP Cyrene Moraes Costa, Alcineide Mota, do jovem Renan Cesar da Rocha, participante do programa Projovem Adolescente em Japeri, e da conselheira estadual Jaldicinéia de Oliveira Santos, que participou da conferência como palestrante. Sua exposição foi falou sobre “Princípios de Política Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Brasil”. 

Durante o evento teve apresentação cultural dos alunos do CIEP Cyrene Moraes Costa.
 
Segundo dia foi de debates e propostas
A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri teve como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Na sexta-feira foram debatidos cinco eixos temáticos, de onde foram retiradas propostas que serão enviadas para a conferência regional, que acontecerá no dia 20 de dezembro em Queimados. Também foram eleitos quatro delegados que irão representar o município de Japeri. 

Durante a programação houve debate sobre “Promoção e Universalização dos direitos em um contexto de desigualdade”, “Proteção e Defesa no Enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes”, “Fortalecimento do sistema de garantias de direitos”, “Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania”, e “Gestão de Política”.

A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá no dia 23 a 25 de abril, e a nacional nos dias 11 a 13 de julho de 2012, em Brasília.
 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Japeri tem um exército de guerreiros contra a Dengue


Vestidos com camisas da campanha “10 minutos contra a Dengue” cerca de 500 pessoas percorreram as ruas de Japeri, no sábado (22/10).  A concentração foi na praça Olavo Bilac. A mobilização foi para conscientizar a população sobre a importância de dedicar dez minutos, por semana, para acabar com possíveis focos do mosquito. O prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, também participou do evento.

“Eliminar o mosquito é uma luta de todos nós. Cada um tem que fazer a sua parte. Hoje estamos indo de casa em casa para convocar os moradores e conscientizar as pessoas. Precisamos de muitos multiplicadores, espalhados pela cidade. Não queremos que Japeri sofra com esta doença”, destacou o prefeito. 
 
 A campanha “10 minutos Contra a Dengue” é uma iniciativa do Governo do estado do Rio de Janeiro em parceria da Prefeitura de Japeri.

“Em nome do governador Sérgio Cabral quero agradecer a mobilização da prefeitura de Japeri, a todos os voluntários e aos moradores que nos receberam muito bem. A mobilização foi ótima. Precisamos da participação da população para vencer esta guerra contra o mosquito”, destacou o subsecretário da Baixada Fluminense, Carlos Castilho.

Acompanhado do tio, o pequeno Caio da Silva Mendonça, de 6 anos, aproveitou todas as atividades disponíveis. “Eu gostei muito da roupa de mosquito, mas agora sou um guerreiro contra a Dengue”, comentou. O menino ainda distribuiu informativos para os colegas que encontrava durante a caminhada. Caio ainda brincou, de graça, nos brinquedos montados na praça.

O secretário de Saúde Fábio Stasiaki destacou alguns avanços na área da Saúde: “Nos últimos anos foram muitos os investimentos para combater a Dengue. Quando o prefeito Timor assumiu a prefeitura a cobertura de atendimento nas casas era de apenas 33%. Agora já atendemos cerca de 80%. O Levantamento de Índice Rápido (LIRA) está a baixo do limite aceitável, que é de 1%. Caímos de 2,7% para 0,9%. Japeri tem um prefeito que se preocupa com a população. Timor não mede esforços para fazer o melhor, principalmente na área de saúde.

A população colaborou. Foram recolhidos pneus em diferentes pontos da cidade. A distribuição de telas para caixa d’água foi um dos serviços mais procurados. Todas as pessoas que foram pegar as telas receberão, ainda esta semana, a visita dos guardas de endemias. “A tela deve ser bem colocada, por isso faremos visita em cada endereço. Queremos também  identificar outros possíveis focos do mosquito e conscientizar o morador de que o cuidado deve fazer parte da rotina” explicou Josélio Abreu Rosa, coordenador de Vigilância Sanitária.

Quem ainda não recebeu a visita dos guardas de endemias ou deseja denunciar locais onde existem focos do mosquito Aedes Aegypti pode ligar para o telefone 2664-1357. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Também participaram da mobilização voluntários, moradores e os secretários Paulo Roberto Affonso (Segurança pública, Trânsito e Transporte), Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Leda Pontes (Administração), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), Denis Gustavo Macedo (Urbanismo e Habitação ) e Antônio Fazendeiro ( Planejamento e Desenvolvimento Econômico),  Jorge Leonardo Dias (Fazenda) e o Procurador Geral, Roberto Pontes, além da subsecretária de Governo Mírtiça Cunha e da coordenadora Roberta Baroni, representando a secretária de Educação e Cultura

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Japeri ganha mais uma escola modernizada

Os moradores de Japeri comemoraram nesta sexta-feira (21/10) a reinauguração de mais uma escola reformada e ampliada pela prefeitura. Os cerca de 100 alunos da escola municipal Dom Adriano Hipólito de Oliveira, no bairro Vila Planetária, foram beneficiados com uma unidade reestruturada e modernizada, com direito a sala de informática, internet e câmeras de monitoramento de segurança.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, o vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz, além de secretários, subsecretários, vereadores e a população em geral.
“Nossa cidade era conhecida como o final da linha do trem, mas isto mudou. Os investimentos já podem ser vistos pela população. Este crescimento é devido a nossa vontade de mudar o município. E os moradores podem ter certeza que vamos fazer muito mais, mesmo com a perda de recursos dos royalties do petróleo. Estamos buscando parcerias para investir em outros bairros, entre eles o Morro do Orfanato e no bairro Lagoa do Sapo”, destacou o prefeito Timor.
“Quando se trabalha com amor e compromisso com a população, é este o resultado. Quem sempre viveu em Japeri, como eu o prefeito Timor, quer fazer mais por nossa cidade”, completou o vice-prefeito Cleber.
 A E. M. Dom Adriano Hipólito de Oliveira é a sétima unidade escolar reinaugurada pela prefeitura somente este ano. Na ampliação a escola ganhou sala de informática com 14 computadores e impressora, nova secretaria com sistema de monitoramento de segurança, e área de serviço. O refeitório foi reformado e ganhou cantinho da leitura, TV e aparelho de DVD. A sala da Educação Infantil também ganhou estes equipamentos para exibir desenhos e vídeos educativos para as crianças.
Também foram reformados o pátio, a sala dos professores, que tem banheiro exclusivo e depósito, a cozinha e a despensa, os banheiros masculino e feminino e as duas salas de aula, que ganharam biblioteca, cantinho da leitura e estantes com materiais pedagógicos. Todas as salas ganharam novo mobiliário.
“Melhoramos toda escola para criar um local prazeroso, com boas condições de trabalho para nossos profissionais e um ambiente agradável para nossos alunos. O prefeito Timor está investindo não somente na reforma das unidades escolares como também na capacitação dos educadores, refletindo diretamente na melhoria da qualidade do ensino”, explicou Míriam de Paz.
“Esta escola tem 10 anos de existência e esta foi a primeira reforma. Somente o prefeito Timor para dar mais qualidade na educação. Estamos muito agradecidos e felizes”, disse a diretora da unidade, Vania Maia Gomes.
A coordenadora do projeto Educoped da Prefeitura do Rio de Janeiro, Susan Rocha, também veio prestigiar o evento. “Estou fascinada com Japeri pelo cuidado que o prefeito Timor e a secretária Mirim de Paz têm com a educação do município. É com satisfação que vemos a melhoria não somente nas escolas como também com os profissionais. Japeri está de parabéns”, disse Susan.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença de oito dos dez vereadores da cidade. Compareceram o presidente da Câmara, Zé Ademar e os vereadores Kerly Gustavo, Marcos Arruda, Val, Cesar de Melo, Marcio Rodrigues, Guigo e Rei.
“A câmara de vereadores está engajada com o prefeito Timor no desenvolvimento de nossa cidade”, disse Marcio Rodrigues.
“Estamos vendo obras para todo lado. São instalações de creches e reformas de escolas e postos de saúde. As obras são de primeiro mundo. E vamos lutar para trazer mais investimentos para Japeri”, completou Zé Ademar.

Investimento em várias escolas
A prefeitura de Japeri está investimento em obras de reforma e ampliação em várias unidades escolares. Em 2009 e 2010 as melhorias chegaram às escolas Santa Terezinha, Professora Etiene de Souza Oliveira, Santa Amélia e Vila Conceição. Em 2011 já foram beneficiadas as escolas  Frei Maurício Viann, Bernardino de Melo, Amaralina e Pastor Idalécio, além das duas primeiras creches do município, instaladas nas escolas municipais Manoel Júlio de Amorim e Educação Infantil São Jorge.

Em novembro serão inauguradas as obras de reforma e ampliação da E.M. Duque de Caxias. Em dezembro o município ganhará mais uma creche. A unidade faz parte do projeto Bairro Beleza, que beneficia os bairros Alecrim e São Luiz Gonzaga com pavimentação e outras melhorias.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conferência dos direitos da criança e do adolescente em Japeri começa amanhã

AVISO DE PAUTA
Promover o debate sobre os direitos da criança e do adolescente. Este é um dos objetivos da conferência que será realizada nos dias 20 e 21 em Japeri. O encontro acontecerá a partir das 15h, no CIEP Brizolão 206 Cyrene Moraes Costa, na Estrada Ary Schiavo, sem número, bairro Chacrinha. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAST), e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada na quinta-feira, será debatido o tema central que será “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.
Já na sexta-feira serão debatidos cinco temas, onde serão retiradas propostas para serem enviadas para a conferência regional, que acontecerá no dia 20 de dezembro em Queimados.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estão abertos os Jogos da Integração Escolar de Japeri

Alunos de 22 escolas municipais, estaduais e particulares de Japeri participaram nesta quarta-feira (19/10) da abertura dos Jogos da Integração Escolar. A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva José Francisco de Oliveira, no bairro Marabá. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC).
Durante a cerimônia a secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, agradeceu ao prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, pelo apoio ao esporte. “Estes jogos são importantes não somente para incentivar a prática de esportes, como também para a socialização dos atletas. Por isso agradeço ao prefeito Timor e o apoio da secretária de Educação e Cultura, Miriam Paz, na realização deste evento”, completou Pelé.
Os atletas que irão participar dos jogos fizeram um desfile com os nomes das escolas que irão representar. Logo após a estudante Gabrieli Fagundes, do CIEP Aparício Toreli, fez com os alunos o juramento olímpico. Os atletas prometeram manter o espírito desportivo, respeitando, aceitando e colocando em prática as regras do esporte.
O atleta escolhido para levar a tocha olímpica e fazer o acendimento da pira foi Carlos Henrique dos Santos, do projeto Esporte Adaptado da SEMETULER. “Fiquei muito feliz e orgulhoso de poder levar a tocha que representa o espírito olímpico. Espero que todos aproveitem os jogos, pois esporte é saúde”, disse Carlos, de 19 anos, medalhista em várias competições para atletas paraolímpicos.
A cerimônia também contou com a presença do secretário municipal de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar, do vereador Kerly Gustavo, do coordenador de Esporte da SEMETULER, Lucio Sobral e do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Jorge Luiz Gridendi Fortes, o Zanata.

Jogos começam segunda
Os jogos da Integração Escolar começarão na segunda-feira (24/10) e serão realizados até o final de dezembro. Haverá disputa em oito modalidades: vôlei, basquete,futsal, xadrez,  e corridas de 100, 200 e 400 metros, além da natação, novidade este ano. As categorias serão divididas em sub 14 e sub 17, masculino e feminino. Está prevista a participação de mais de mil atletas.
As disputas serão realizadas no Centro Desportivo Marcelino Rodrigues Rosa, em Nova Belém, e na quadra poliesportiva José Francisco de Oliveira, no bairro Marabá. A natação será disputada na piscina do CIEP 207 Gilson Amado, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Os primeiros e segundos colocados em cada categoria ganharão troféus e medalhas. O terceiro colocado também ganhará medalha. As premiações acontecerão no final da disputa de cada modalidade.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sábado é dia de intensificar o combate a Dengue em Japeri

Com o objetivo de convocar a população na luta contra o mosquito transmissor da dengue, o município de Japeri participará da mobilização “10 minutos Contra a Dengue”. O evento acontecerá no sábado (22/10), das 7h às 13h, na praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Japeri com o Governo do estado do Rio de Janeiro.
Além de distribuição de informativos sobre a doença e dicas para combater o mosquito, haverá distribuição de capas para caixa d´água e recolhimento de pneus usados. Para atrair o público também haverá brinquedos infláveis e recreação para as crianças, cadastramento no programa Bolsa Família, atendimento psicológico, assistência social, entre outros. 
A mobilização “10 minutos Contra a Dengue” é um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro que será realizado nos 13 municípios do Baixada Fluminense em parceria com as prefeituras. Em Japeri várias secretarias vão participar da ação.

Japeri realiza amanhã abertura dos Jogos da Integração Escolar

AVISO DE PAUTA
A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), realiza nesta quarta-feira (19/10) a abertura dos Jogos da Integração Escolar. A cerimônia acontecerá a partir das 10h, na quadra poliesportiva José Francisco de Oliveira (Quadra do Marabá). Está prevista a participação de estudantes de 22 escolas municipais, estaduais e particulares,
Na cerimônia de abertura haverá desfile das delegações com os atletas que irão participar das disputas, além da entrada da tocha olímpica, o acendimento da pira e juramento, quando os atletas irão prometer manter o espírito desportivo, respeitando, aceitando e colocando em prática as regras do esporte.
Os jogos da Integração Escolar começarão na segunda-feira (24/10) e serão realizados até o final de dezembro. Haverá disputa em oito modalidades: vôlei, basquete,futsal, xadrez,  e corridas de 100, 200 e 400 metros, além da natação, novidade este ano. As categorias serão divididas em sub 14 e sub 17, masculino e feminino. Está prevista a participação de mais de mil atletas.
As disputas serão realizadas no Centro Desportivo Marcelino Rodrigues Rosa, em Nova Belém, e na quadra poliesportiva José Francisco de Oliveira, no bairro Marabá. A natação será disputada na piscina do CIEP 207 Gilson Amado, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Os primeiros e segundos colocados em cada categoria ganharão troféus e medalhas. O terceiro colocado também ganhará medalha. As premiações acontecerão no final da disputa de cada modalidade.

Cerca de 1200 profissionais participam de Jornada Pedagógica em Japeri

Terminou na sexta-feira (14/10) a 4ª Jornada Pedagógica de Japeri. O curso de capacitação teve a participação de cerca de 1.200 professores, orientadores e diretores das escolas municipais, divididos dois dias e em dois horários, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O curso aconteceu na quadra da E.M. Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
A secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz, fez um balanço da capacitação. “Este curso contou com palestrantes qualificados, que engrandeceu o encontro. Tenho certeza que nossos profissionais vão saber utilizar ao máximo o aprendizado em sala de aula. O objetivo do prefeito Timor é investir cada vez mais em nossos educadores, pois é assim que fazemos educação de qualidade”, destacou Miriam.
No último dia do curso foram realizadas duas palestras pela manhã. A coordenadora da editora SM, Fátima Jane, fez os profissionais refletirem sobre o seguinte tema: "Não dê aulas, dê espetáculos". “Eu proponho que o professor saia da média, seja  espetacular, faça a diferença na vida dos meninos. O professor tem que gostar do que faz e fazer o que gosta. A palavra de ordem é emoção”, destacou Fátima.
Já a coordenadora de novas tecnologias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Lilian Ferreira, apresentou os benefícios e as influências das novas tecnologias na aprendizagem. “As novas tecnologias podem ser aliadas, depende da forma como são exploradas. A internet, por exemplo, pode ser usada como uma ótima fonte de pesquisa e também serve um incentivo para o aluno”, acrescentou Lilian.
Para o encerramento da jornada foi realizada a palestra sobre “Indisciplina, a Questão do Interesse e da Mobilização – Desafios e Perspectivas Contemporâneas”, com o doutor em didática pela universidade de São Paulo, Celso Vasconcelos.
“Vou aplicar o que aprendi nas minhas aulas. Esta jornada foi importante para me reaquecer”, destacou a professora Alessandra Rezende, da E.M. Vereador Dário Lins.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Oficinas gratuitas sobre potencialidades do turismo


Explorar as potencialidades do turismo na região e despertar na população o interesse pelo setor. Estes são alguns dos objetivos das oficinas gratuitas que serão realizadas em Japeri a partir do próximo sábado (22/10).  No total serão oferecidas 240 vagas. Entre os temas que serão abordados estão: turismo e desenvolvimento local, marketing pessoal, mercado de trabalho, potencializando o empreendedor, empreendedorismo, educação ambiental e educação financeira. O local das aulas será divulgado em breve.
Para se inscrever é necessário ter 14 anos ou mais e estar cursando ou ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h. O atendimento acontece na sede das secretarias municipais de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) ou de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), que ficam na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O prazo para inscrição termina no dia 21 de outubro, ou até o preenchimento de todas as vagas. Outras informações pelo telefone 3691-1851.
As oficinas fazem parte do Projeto Olhares, do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Ecologia (GEMTE), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A Prefeitura de Japeri é parceria da iniciativa, através das secretarias municipais de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) e Assistência Social e Trabalho (SEMAST).
As oficinas acontecerão em dois turnos, nos dias 22/10 e 5/11, com 60 alunos em cada turma. O encerramento será no dia 19/11, para todos os alunos, com atividades especiais, realização de dinâmicas e confraternização.
 
Confira a programação completa:
1º Encontro
Dia 22 de outubro
Hora: das 8h às 12h (60 vagas) ou 13h às 17h (60 vagas).
Professores: Janaina Nascimento e Marcos Benac – UFRRJ
Treinamento:
- Marketing Pessoal – o reencontro com o seu potencial: como detectar e aproveitar o melhor de si;
- Mercado de Trabalho – oportunidade e como aproveitá-las: o que são entrevistas, desenvolvimento de currículo, dinâmicas de grupo.
- Potencializando o empreendedor: empreendedorismo; turismo e desenvolvimento local.
 
2º encontro
Dia 5 de novembro
Hora: das 8h às 12h (60 vagas) ou 13h às 17h (60 vagas).
Professores: Selma Fontes, Bill Pereira e Olga Venimar – UFRRJ
Treinamento:
- Educação ambiental: conhecendo o ambiente onde vivo.
- Educação financeira – aprendendo a organizar seus gastos: planejamento financeiro familiar.
- Potencializando o empreendedor – parte 2: empreendedorismo, turismo e desenvolvimento local.
 
3º encontro
Dia 19 de novembro
Hora: das 8h às  17h
Professores: Janaina Nascimento, Marcos Benac, Selma Fontes, Bill Pereira e Olga Venimar – UFRRJ
Importante: só poderão participar as pessoas que tiveram presença, no mínimo, em 1 dos encontros anteriores.
Trajar roupa confortável para a realização de atividades e dinâmicas em grupo.

Japeri encaminha para mais de 800 oportunidades de emprego



A Prefeitura de Japeri, através do setor Balcão de Empregos da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), está encaminhando profissionais para o mercado de trabalho. Até a próxima quarta-feira (19/10) serão oferecidas 805 vagas, em 65 funções diferentes. Há oportunidades para engenheiro mecânico, técnico de segurança do trabalho, atendente de loja, auxiliar de RH, assistente de tesouraria, porteiro, entregador, entre outros. As exigências e o grau de escolaridade variam de acordo com cada cargo.

Os interessados devem levar currículo, até a próxima quarta-feira (19/10), no setor do Balcão de Empregos, que fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira (próximo à cancela). O atendimento é das 9h às 17h. Mais informações através do telefone 2664-1106.

Confira a relação completa de oportunidades oferecidas:

ANALISTA CONTÁBIL (formado em ciências contábeis e experiência na função)
ASSISTENTE CONTÁBIL (formado ou em curso de contabilidade e experiência na função)
CHAPEIRO (homem e experiência na função)
ASSITENTE DE LOGÍSTICA (CNH "D", MOPP e experiência na função)
OPERADORA DE CAIXA
REPOSITOR
AUX. DE FATURAMENTO
ASG (masculino e experiência na função)
TECELÃO
COSTUREIRA
ESTOQUISTA
AUXILIAR DE VENDAS  
ESTOQUISTA
VENDEDORA / VENDEDOR
ANALISTA DE TREINAMENTO
GOVERNANTA
ENC. LOJA
TEC SEG TRABALHO
AUX COORDENACAO
WEBDESIGNER
GERENTE
ASSIST. CONTÁBIL
ESPECIALISTA EM PROJETOS
OPERADORA DE LOJA
AJUDANTE DE DEPOSITO
FISCAL DE SALAO
CAIXA
COPEIROS
AUX. OPERALÇÕES
ATENDENTE COMERCIAL
ANALISTA CONTABIL JUNIOR
ASSISTENTE CONTABIL JUNIOR
URDIDOR
OPERADOR DE MAQUINA
AUX TECELAO
DESENHISTA CADISTA COM AUTOCAD
ENGENHEIRO MECANICO COM CREA
TEC SEG TRABALHO
ENCARREGADO DE RH
AUXILIAR DE RH
ATENDENTE DE LOJA
ASSISTENTE DE TESOURARIA
AUX. FATURAMENTO
COZINHEIRO
ENC. LANCHONETE
AUXILIAR COZINHA
COZINHEIRO
AJUDANTE DE DEPOSITO
ASSISTENTE ADM
REPOSITOR
EMPACACOTADOR
OPERADOR DE CAIXA
AUXILIAR DE PORTARIA
CONSULTOR IMOBILIARIO
ENTREGADOR
PROMOTOR DE VENDAS
OPERADOR DE ESCAVADEIRA
OPERADOR DE RETRO ESCAVADEIRA
FATURISTA
PORTEIRO
PCD’s
AUX FISCAL -  VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
AUX RH -  VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
ASSISTENTE FISCAL - VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
AUX DEPOSITO -  VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
AUX VENDAS -  VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Japeri oferece curso gratuito de cuidador de idoso


Começou no sábado (15/10) o curso gratuito de cuidador de idoso oferecido pela prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST). A aula aconteceu na sede da SEMAST, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. No total 70 pessoas, beneficiárias dos programas Bolsa Família ou Renda Melhor, foram selecionadas para o curso. A capacitação conta com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e do Instituto Trabalho e Cidadania (ITC).

“O objetivo da prefeitura é formar cada vez mais parcerias para trazer outros cursos para nossa população. A qualificação profissional é a melhor forma para se manter no mercado de trabalho”, destaca o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Sidnei Coutinho.

“Adorei a oportunidade de participar de curso. Apesar de ser professora por formação, trabalho como cuidadora de idosos há 18 anos, mas nunca tive a oportunidade de me capacitar e ter um certificado na área. Estou desempregada e o que segura o sustento de minha família são os plantões que faço como freelancer. Espero que o certificado possa me abrir mais portas de trabalho”, explica Jurema Ferreira da Silva Santos, de 40 anos, moradora do bairro Chacrinha.

Não há mais vagas para o curso. As aulas, que acontecerão todos os sábados, das 9h às 13h na sede da SEMAST, terminam em dezembro deste ano.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Empresário reconhece crescimento e investe em Japeri

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, foi o primeiro a abastecer no posto de gasolina Mitri, inaugurado na manhã desta sexta-feira (14/10). O novo estabelecimento, que fica no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, funcionará 24 horas. O prefeito aproveitou para cumprimentar os funcionários e conversar com clientes do estabelecimento.

“Estamos trabalhando para o desenvolvimento de Japeri em diversas áreas. Quando um empresário resolve abrir um negócio na cidade é porque reconhece o crescimento e as novas oportunidades. Isso é bom para todo mundo. São novos empregos e o dinheiro circula aqui, gerando mais riquezas para a cidade” explicou Timor.

As palavras do prefeito foram confirmadas pelo empresário Márcio José R. Guedes, mais conhecido com Márcio Manequinha. “Sou um empreendedor e estou confiante. O momento é propício para investimentos, porque a cidade está crescendo demais. A vida em Japeri está ficando cada vez melhor. Não posso deixar de reconhecer que o apoio da administração municipal é um incentivo a mais para o empresário se instalar aqui”, confirmou Márcio.

O posto de gasolina Mitri gerou 25 postos de trabalho durante a obra e agora vai empregar 12 profissionais. Será o primeiro, de Engenheiro Pedreira, a funcionar 24 horas, além de oferecer serviços como troca de óleo, loja de conveniência e stand de motos. 

“Eu já estou nesta cidade há algumas décadas e posso afirmar que Japeri nunca passou por um momento parecido. Timor já fez mais por esta cidade do que todos os outros prefeitos que passaram por aqui. Timor é trabalhador, atuante, humilde e continua vivendo a realidade local, porque mora aqui. Ele está investindo no desenvolvimento econômico da cidade, além de áreas importantes como saúde, educação e obras”, acrescentou o presidente da Associação Comercial da cidade” Manuel Vaz Guedes.

Além de moradores, clientes, familiares e amigos do proprietário, também acompanharam o primeiro dia de funcionamento do posto de gasolina os secretários municipais Paulo Roberto Afonso (Segurança Pública, Trânsito e Transporte), Antônio Fazendeiro (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil).