quinta-feira, 29 de março de 2012

Prefeitura reinaugura a Escola Municipal Pastor Aristides Arruda

A prefeitura de Japeri entregará à população mais uma unidade de ensino totalmente reformada e ampliada. A reinauguração da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda será nesta sexta-feira (30/03), às 10h. A unidade fica na rua Emídio Lemos, s/nº, bairro Nova Belém, em Japeri. Além de outras melhorias, a escola foi climatizada e ganhou novas salas de aula, laboratório de informática, sala de recursos e biblioteca, além de mobiliários novos. As obras beneficiam cerca 650 alunos, da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental.
Serviço:
Inauguração da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda
Data: sexta-feira (30/03)
Local: na rua Emídio Lemos, s/nº, bairro Nova Belém, em Japeri
Horário: 10h

Nota de Cancelamento – Ação Social no Guandu em Japeri

Devido à previsão de chuva para os próximos dias foi cancelada a ação social programada para acontecer no bairro Guandu. A atividade seria realizada na rua Aguinaldo Dias de Oliveira, antiga rua Guará - no campo do Barbará, neste sábado (31/03), das 9h às 13h. Nova data será divulgada em breve.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Japeri debate sobre a doença falciforme

A prefeitura de Japeri realizou nesta quarta-feira (28/03) o 1º Seminário sobre a Doença Falciforme. O encontro aconteceu no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), no bairro Mucajá. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde (SEMUS) e pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria de Governo (SEMUG), foi direcionada a agentes comunitários de saúde, enfermeiros e demais profissionais da SEMUS.
“O objetivo deste seminário foi para tirar as dúvidas dos profissionais sobre a doença falciforme, para que estes possam incentivar os moradores a fazerem o teste do pezinho. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o tratamento. Também queremos criar um centro de referência no município para tratamento da doença. O objetivo do prefeito Timor é investir cada vez mais na saúde”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
“Agrademos a secretaria de Saúde pela parceria. Devido a miscigenação, a anemia falciforme deixou de ser uma doença da população negra, por isso é importante divulgar para que cada vez mais pessoas saibam sobre a doença”, completou a coordenadora da COPPIR, Vera Nascimento.
Os profissionais ouviram o depoimento de Elaine Cristina Elias, que faz tratamento da anemia falciforme no Hemorio, e tiraram dúvidas. “Faço exame a cada três meses, assim como todo o tratamento necessário. Apesar da anemia falciforme não ter cura, com o tratamento adequado podemos viver normalmente”, disse Elaine.
Logo após a presidente da Associação dos Falcemicos do Estado do Rio de Janeiro (AFARJ), Zaira Costa, forneceu dados sobre a doença no estado.
Patrícia Moura, médica do Hemorio, falou sobre traço falcêmico, doença falciforme, diagnóstico e tratamento. A úlcera de perna da pessoa falcêmica foi o assunto apresentado pela enfermeira do setor de curativos do Hemorio, Águida Glória Sabino.
 O 1º Seminário sobre a Doença Falciforme contou com a presença do presidente da câmara de vereadores, Zé Ademar.

Bicho preguiça invade quintal de morador de Japeri

Profissionais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) da prefeitura de Japeri resgataram um bicho preguiça nesta terça-feira (27/03). O animal invadiu o quintal de um morador do bairro Santa Amélia. Logo depois de receber os primeiros cuidados, o bicho preguiça foi encaminhado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
“Assim que recebemos a ligação do morador enviamos nossos profissionais para a captura e entramos em contato com o IBAMA para o encaminhamento do animal”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
Antes de ser encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/RJ) do IBAMA, que fica na Flona Mario Xavier, em Seropédica, o bicho preguiça passou por uma avaliação inicial da bióloga da SEMAGMA, Angélica Aguiar. “O animal apresentava alguns ferimentos na cabeça devido a ataque de algum outro animal, já que o mesmo estava fora do seu habitat natural, sendo enviado imediatamente para o CETAS para melhor avaliação", informou Angelica.

terça-feira, 27 de março de 2012

Copa Delamare, em Japeri, premia seus campeões

Domingo (25/03) foi dia da final da 1ª Copa Delamare, em Japeri. O evento, promovido por lideranças do bairro, contou com o apoio da prefeitura. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou da entrega dos troféus aos três primeiros colocados. Líderes comunitários, moradores e outras autoridades também participaram da final da Copa.
 “Esporte é saúde, e eventos como estes são bons não somente para a diversão, mas também para reunir a família. Por isso oferecemos nosso apoio”, disse o prefeito Timor.
Na final da 1ª Copa Delamare o time Unidos da Primavera venceu a equipe do 100% por 2x1. O Unidos da Primavera também recebeu mais dois troféus: o atleta Pará ganhou como melhor goleiro, e o prêmio de melhor artilheiro foi para o jogador Bel. O time Dibel ficou com o troféu de terceiro lugar.
“Todos estes times são campeões, pois jogaram com raça e praticaram esporte com paz e união. Agradeço, em nome das famílias do bairro Delamare, a todos que nos apoiaram para a realização desta Copa”, disse Mário Ramalho, mais conhecido como Mário da Padaria, organizador da Copa Delamare.
Também participaram da final da 1ª Copa Delamare o o secretário de Governo, Cláudio Vieira, o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, e o líder comunitário Antônio Boanerges.

Japeri recebe projeto ambiental de recolhimento de embalagens

Representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) da prefeitura de Japeri participaram na segunda-feira (26/03) do lançamento do programa Jogue Limpo. A iniciativa tem como objetivo o recolhimento de embalagens plásticas usadas de óleos lubrificantes. O lançamento do programa foi realizado no posto Pioneiro, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Japeri é o oitavo município do Estado, e quarto da Baixada Fluminense, a receber o programa. “Estamos muito felizes por receber este programa, pois iniciativas como estas contribuem muito para minimizar o impacto ambiental causado por pessoas que não destinam o lixo corretamente”, destacou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
O Jogue Limpo é um programa de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes, desenvolvido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindisom). No sistema, as embalagens devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda são entregues pelos comerciantes às centrais do programa ou aos caminhões de recebimento. Nas centrais as embalagens recebem um tratamento inicial, possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras, onde são transformados em diversos utensílios plásticos para obras. O programa conta com a parceria do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do Rio de Janeiro (Sindestado-RJ) e da Associação Nacional dos Orgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).
Participaram do lançamento a bióloga da SEMAGMA, Angélica Aguiar, os assistentes do programa Jogue Limpo, Marcelle Azeredo e Roberto Gama Correia, o presidente do Sindestado, Ricardo Lisbôa Vianna, o gerente da SUATRANS (empresa responsável em recolher as embalagens), Eduardo Bacelar, além do proprietário do posto Pioneiro, Mario Duarte.

Ação em saúde para moradores de Nova Belém, em Japeri

Atendimentos em saúde e diversos serviços gratuitos fizeram a alegria dos moradores do bairro Nova Belém, em Japeri. A iniciativa foi promovida pela prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Saúde (SEMUS). A ação do Programa Saúde da Família (PSF) de Nova Belém aconteceu na sexta-feira (23/03), no pátio do colégio Armando Dias, na rua Edna Palatinick. O evento contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
 “A prefeitura busca sempre realizar ações como esta para facilitar o acesso dos moradores aos nossos serviços. Parabenizo a todos os funcionários das secretarias envolvidas na realização desta ação”, lembrou o prefeito Timor.
O prefeito ainda citou as realizações da prefeitura em diferentes áreas. “Estamos com obras em vários pontos da cidade. Temos as prioridades da população, mas estamos trabalhando em todas as áreas. Aqui no bairro Nova Belém já tivemos muitas realizações, como reforma de escola e posto de saúde além da pavimentação de ruas”, completou Timor.
Na ação do Programa Saúde da Família de Nova Belém foram oferecidos consultas médicas, atendimento odontológico, exames como verificação de pressão e glicose, teste rápido de HIV/Aids, informações sobre programas de saúde, entre outros. “Estas ações são importantes para a prevenção em saúde. Os moradores também têm a oportunidade de conhecer melhor os serviços e programas de saúde oferecidos pela prefeitura”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
A iniciativa também contou com outros serviços gratuitos, como corte de cabelo, manicure, emissão de documentos, cadastro para o programa Bolsa Família, brinquedos infláveis para as crianças, entre outros serviços, tudo de graça.
“Gostei muito. Levei meus filhos para uma consulta e ainda aproveitei para fazer as unhas. Muito bom”, disse Maria Aparecida Neves de Souza.
A ação contou com a presença do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias e dos vereadores Kerly Gustavo e Marcos Arruda, além de líderes comunitários.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Japeri realiza 1º seminário sobre doença falciforme

A prefeitura de Japeri vai realizar na quarta-feira (28/03) o Primeiro Seminário sobre a Doença Falciforme. O encontro acontecerá das 9h às 12h, no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), na avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Mucajá. A iniciativa será realizada através da Coordenadoria de Saúde da Família (CSF), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e da Coordenadoria Municipal de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG). Outras informações pelos telefones 2664-8963 (SEMUS) ou 2664-1100, ramal 235 (COPPIR).  

Mais moradores de Japeri recebem cartões do Vale Social


 A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (SEMUSEG), entregou mais um lote de cartões do programa Vale Social. Cerca de 60 pessoas foram beneficiadas com o cartão que garante gratuidade nos transportes públicos. A distribuição aconteceu na sexta-feira (23/02), na sede da SEMUSEG.

O prefeito da cidade Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, fez questão de acompanhar a entrega dos cartões. “Este é o quarto lote que entregamos aos moradores de Japeri. Este programa é mais uma grande conquista. Nos empenhamos para que a população fosse beneficiada, por isso Japeri foi o primeiro a ter o novo Vale Social”, destacou Timor. 

“Fiz meu cadastro há oito anos, no posto do Leão XVIII.  Para fazer minhas consultas, até então tinha que desembolsar dinheiro ou utilizar o transporte oferecido pela prefeitura. Agora, com este cartão, vou ter mais liberdade para ir e vir na hora que eu quiser. Estou muito agradecido por este projeto ter vindo para Japeri", disse Ailton Gonçalves, morador do bairro Lagoa do Sapo.

Os moradores aproveitaram a oportunidade para fazer elogios e dar sugestões para o   prefeito. Timor ouviu e destacou: “Estamos trabalhando para fazer o melhor por Japeri. A mudança já chegou a muitos bairros. São obras de drenagem e pavimentação, reforma e ampliação em postos e escolas e muito mais. A população já sente a diferença na qualidade de vida. Peço um pouco mais de paciência a algumas pessoas, pois temos projetos para muitos outros bairros". 

O Vale Social  garante transporte de graça para deficientes físicos, portadores de doenças crônicas e alguns acompanhantes, em ônibus municipais e intermunicipais, trem, metrô e barca. “É necessário cumprir todas as exigências de documentos para ser beneficiado”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Paulo Affonso Rêgo.

Japeri foi a primeira cidade da Baixada Fluminense a ser beneficiada com o novo modelo do Vale Social. Os cartões começaram a ser distribuídos em novembro de 2011. 

Novos cadastros podem ser feitos
Para se cadastrar no novo Vale Social é necessário levar todos os documentos, como identidade, CPF e comprovante de residência, além de laudo médico. Após o cadastro, a verificação dos dados e a marcação de perícia, o benefício é concedido dentro de 30 dias. O atendimento na Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações através do telefone 2664-1812.

Japeri promove encontro para empresários


Representantes de várias empresas se reuniram na quarta-feira (21/03) para um café da manhã. O encontro, realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), foi para promover integração entre os empresários da região e a prefeitura. 

Durante o encontro o secretário de Assistência Social e Trabalho, Seny Junior, apresentou os projetos de capacitação profissional que são oferecidos aos moradores, como os cursos de telemarketing, construção civil, cuidador de idosos, cabeleireiro, entre outros. E também os serviços realizados em parceria com as empresas, como o Balcão de Empregos.
“Queremos ficar cada vez mais perto das empresas para facilitar o caminho do morador até o mercado de trabalho. Também estamos à disposição das empresas que  empresas que estão ou virão para Japeri”, explicou Seny Junior.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Antônio Fazendeiro, aproveitou para apresentar os serviços que podem ser realizados em parceria com as empresas. “O desenvolvimento de Japeri está atraindo cada vez mais empresas. E é importante aproveitar a mão de obra local, o que traz mais desenvolvimento e melhora a economia de nossa cidade.”, completou Antônio Fazendeiro.

O diretor dos laboratórios Duprat, Franz Bragard, elogiou o encontro. “Esta reunião foi importante para conhecer os parceiros e aproximar as empresas do poder público, pois isto é fundamental para o crescimento da cidade”, disse Franz. 

Também participaram do encontro o presidente da câmara, Zé Ademar, e os vereadores Kerly Gustavo, Val, Márcio Rodrigues, Cásar Melo. Além dos secretários Cláudio Vieira (Governo), Fábio Stasiaki (Saúde), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer) e Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), representantes das empresas Granado, Chacoserra, Descarte Top Plus e Taíbe e o presidente da Associação Comercial Industrial de Agropastoril de Japeri, Manuel Vaz Guedes e Silva, mais conhecido como “Seu Maneca

Domingo é dia de reunião com moradores de Japeri


O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, se reuniu neste domingo (18/03) com moradores do bairro Beira Rio, em Japeri. As realizações da prefeitura na região foram os principais assuntos do encontro.
“Ainda não conseguimos chegar em todos os bairros, mas já fizemos quase 300 ruas, reformamos todos os postos e cerca de 70% das escolas. Nesta comunidade as mudanças já começaram. Estou aqui porque faço questão de estar perto dos moradores, ouvindo reclamações e sugestões”, explicou Timor.
A região de Japeri foi beneficiada com várias iniciativas. A prefeitura já drenou e pavimentou cerca de 40 ruas dos bairros Beira Rio, Amaralina, Nova Belém, Chacrinha e centro de Japeri, com mais de 12 mil metros de asfalto. Em breve mais bairros ganharão obras.
 “O bairro Beira Rio está uma maravilha. Só quem conhecia vê a diferença. A escola Amaralina, que tinha só poucos salas, foi totalmente reconstruída. Ganhou mais dois andares e ar-condicionado. Parece uma escola de primeiro mundo. E o asfalto deixou nosso bairro mais bonito. Estamos muito agradecidos”, disse Rogério Barbosa, mas conhecido como Rogerinho da Máquina.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Prefeitura reinauguração a Escola Municipal Pastor Aristides Arruda

A prefeitura de Japeri entregará à população mais uma unidade de ensino totalmente reformada e ampliada. A inauguração da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda será na sexta-feira (30/03). A unidade fica na rua Emídio Lemos, s/nº, bairro Nova Belém, em Japeri. O horário será definido em breve. Além de outras melhorias a escola foi climatizada e ganhou laboratório de informática.   
 Serviço:
Inauguração da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda
Data: sexta-feira 30/03
Local: na rua Emídio Lemos, s/nº, bairro Nova Belém, em Japeri
Horário: a confirmar

Dia 31 tem Ação Social no Guandú em Japeri

Os moradores do bairro Guandú, em Japeri, terão uma manhã de  serviços gratuitos no sábado (31/03). É o Prefeitura em Seu Bairro,  projeto que tem o objetivo de levar diversos serviços para mais perto da  população. A iniciativa é da prefeitura, com a participação de várias secretarias. A ação acontecerá das 9h às 13h no campo do Barbará,  Rua Aguinaldo Dias de Oliveira, antiga rua Guará.

Haverá atendimentos em saúde, como dentista, clínico gera, ginecologista, verificação de pressão arterial e glicose, além de corte de cabelo,  manicure,  emissão de documentos, inscrição para Bolsa Família, orientações, sobre os diversos programas e projetos da prefeitura, e muito mais.

  Serviço:

  Projeto Prefeitura em Seu Bairro no Guandú

  Sábado, dia 31 de março, das 9h às 13h
 Local: campo do Barbará – Rua Aguinaldo Dias de Oliveira, antiga rua Guará

quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto Prefeitura em seu bairro em Japeri.

Inclusão e cidadania para pessoas com deficiência, em Japeri


Com objetivo de oferecer atividades psicossociais gratuitas às pessoas com deficiência a Prefeitura de Japeri, lançou o projeto Inclusão e Cidadania. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (16/03), num salão de festas em Engenheiro Pedreira. Autoridades da região, representantes de secretarias municipais e parceiros do projeto prestigiaram o evento.
“Hoje estamos tornando oficial a integração de várias secretarias com objetivo de aumentar a oferta de serviços para este público. Estamos promovendo a inclusão e vamos apoiar todas as iniciativas que ofereçam políticas públicas renovadas. Japeri está no eixo do crescimento e não vai parar. Nosso trabalho é para promover oportunidades para todos, seja com deficiência ou não”, explicou o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
O projeto é iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST) e conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, além de instituições parceiras. “O prefeito é sensível às necessidades da população, o que facilita a implantação de projetos como o Inclusão e Cidadania. O nome já explica a nossa proposta. Tenho certeza que este projeto vai ajudar muitas famílias. Agradeço a todos os parceiros, que desde o início acreditaram e incentivaram o nossa ideia.”, acrescentou o secretário de assistência Social e Trabalho, Seny Pereira Júnior.
As pessoas que participarem do projeto terão acesso a atividades psicossociais gratuitas, como oficinas de teatro, artesanato, pintura, horta e muito mais. As atividades estão previstas para acontecer a partir do mês de abril, em escolas municipais.
Para a dona de casa Gil Viana a integração entre as famílias é muito importante. “As outras mãe me dão força. Estou muito agradecida por tudo que está sendo feito pelos nossos filhos. Eu confio no trabalho que está sendo feito. Meu filho desenvolveu  muito, graças as atividades que já pratica. Agora será ainda melhor”, concluiu.
Os interessados, que ainda não participam de nenhum projeto oferecido pela prefeitura para este público, podem procurar a Semast, que fica na Av. São João Evangelista, s/nº. o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Também prestigiaram o lançamento do projeto o presidente da Câmara de Vereadores, José Alves do Espírito Santo, o vice –prefeito de Japeri, Cleber Joaquim de Farias, e os secretários municipais Antônio Fazendeiro ( Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Carlos Aberto Loroza (Esporte Turismo e Lazer) , Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil),  Jorge Leonardo Bezerra (Fazenda), Denis Macedo (Urbanismo e Habitação), Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente)Paulo Roberto Affonso (Segurança, Trânsito e Transportes)e o comerciante Manuel Vaz Guedes e Silva, mais conhecido como “Seu Maneca”.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Japeri é a 15ª do Estado e 3ª da Baixada que melhor investe seus recursos

Japeri é a 15ª do Estado e 3ª da Baixada que melhor investe seus recursos

De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2010 Japeri está entre as 15 cidades que melhor investiram seus recursos públicos, no estado do Rio de Janeiro. E é a terceira na Baixada Fluminense. No ranking nacional a cidade está na posição 544. A pontuação varia entre 0 e 1, quanto mais próximo de 1, melhor. Japeri obteve nota 0,7154, o que representa boa gestão. No total foram analisados 5.266 municípios. 

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) mede a eficiência dos municípios brasileiros no uso dos recursos que estão sob a responsabilidade das prefeituras. Ele é composto de cinco indicadores: Receita Própria (capacidade de arrecadação), Gastos com Pessoal (grau de rigidez do orçamento), Investimentos, Custo da Dívida (de longo prazo) e Liquidez (uso do artifício dos restos a pagar sem cobertura). 

Para o prefeito da cidade o resultado é uma grande conquista. “Este é o reconhecimento de um trabalho sério que tem sido feito na prefeitura de Japeri. É a prova da nossa preocupação com o bom uso do dinheiro da população”, destacou Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. 

A tabela com a posição de 84 municípios do Rio foi publicada no jornal O Dia, deste domingo (18/03), nas páginas 6 e 7 do Caderno Especial “De olho nas Cidades”, que segue em anexo.

Algumas realizações para alcançar o resultado
O resultado alcançado por Japeri no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2010 foi graças a realizações e estratégias da atual administração municipal. Confira alguns pontos destacados pelo prefeito Timor sobre cada um dos indicadores do índice:  
 Receita Própria ou capacidade de arrecadação 

Prefeito Timor: “Os moradores estão vendo o nosso trabalho e confiando no governo. Temos mais de 30 indústrias se instalando na cidade, o que gera mais emprego e renda. Além da conscientização da população, obtivemos aumento da arrecadação através de maior número de imóveis que pagam IPTU e empresas regularizadas. Estes são alguns dos resultados de uma política fiscal que procura facilitar a vida do contribuinte, oferecendo entre outros benefícios anistia de multas e juros de tributos, nota fiscal eletrônica, parcelamento de débitos e entrega dos carnês nas residências”. 

Gastos com Pessoal (grau de rigidez do orçamento)
Prefeito Timor: “A Constituição Federal permite  O uso de até 54% da arrecadação para o pagamento de pessoal. O limite prudencial é 51,30%, mas em Japeri não ultrapassamos 48%.

Investimentos
Prefeito Timor: “São muitas as realizações nesta área. Podemos destacar mais de 250 ruas asfaltadas, além da construção de escolas e outros prédios públicos. 

Custo da Dívida (de longo prazo)
Prefeito Timor: “ Japeri não tem dívidas a longo prazo”. 

Liquidez (uso do artifício dos restos a pagar sem cobertura)
Prefeito Timor:  “Não utilizamos este recurso. Estamos em dia com nossas obrigações”.

Conheça melhor cada um dos indicadores do índice Firjan 

O IFGF foi criado pelo Sistema FIRJAN para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

O indicador considerou cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, oIFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros.

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada cidade é classificada com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).

Japeri convoca agentes comunitários de saúde

 A Prefeitura de Japeri está convocando 100 profissionais para atuarem no programa Estratégia Saúde da Família. O objetivo é ampliar o atendimento à população através da ampliação das equipes do programa. Os Agentes Comunitários de Saúde, selecionados através do processo seletivo 01/ 2009, têm até o dia 30 de março para comparecerem na Coordenadoria de Atenção Primária, que fica avenida Guandu, s/nº, no bairro Mucajá ( na  Unidade Mista de Engenheiro Pedreira- UMEP). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 2664-1357 – ramal 230.

É necessário apresentar os seguintes documentos: CPF; CTPS; Cartão PIS; Título Eleitor; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos; Declaração de Escolaridade (Diploma ou Histórico); Recadastramento CPF; Certificado de Reservista; Registro em órgão de Classe. Além do cartão do SUS, comprovante de residência e  duas fotos 3x4 recentes.

A secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde da Família, já convocou os profissionais através de carta e ligação telefônica, mas não foi possível localizar todos. Confira a relação nominal dos agentes que ainda não compareceram para efetivar a contratação.


Japeri
Daniele da Silva Xavier
Marilza Conceiçao dos Reis
Emerson Monteiro David
Sulemar de Andrade
Luiz Carlos de Souza Melo
São Jorge
Silvana  Ferreira de Oliveira
Renata Cristina Costa da Conceição
Cleberson Miquilini Caldeira de Sá Junior
Selma Costa de Oliveira
Sharlene de Jesus
Jailson Francisco Serafim
Aline da Silva Souza
Jessica dos Santos Leite
Sergio Rodrigues da Conceiçao
Maria Auxiliadora de Sousa
Monique Araujo de Jesus
Fabiano da Silva Bento
Maria da Conceição Ribeiro Campos
Renanda da Conceição Freire
Flavia Ferreia de Oliveira
Jessica Dias da Silva
Emanuelle Leão D. H. Fernandes
Erica Lemos de Oliveira
Tiago Pereira da Silva
Romulo Silveira da Silva
Natalia Faria Gameleira da Silva
Eliete Francisca Serafim Xavier
Santa Inês
Moisés Antonio Macedo Junior
Patricia Eloisa Martins de Souza
Luiz Gustavo da Costa Quirino
Sandra Cristina de Sá Assunção
Patricia dos Santos Oliveira
Eva Elaine da Silva
Leticia Oliveira Leandro Jesus
Marilda Rodrigues Jesus Silva
Jose Francisco do Nascimento
Penha Rita do Nascimento Oliveira
Dione Cristina de Barros Santos
Ana Mercedes de Souza Lemos
Janaina Ribeiro Saraiva
Roberta dos Santos Donato
Patricia Vieira Antonio Ferreira
Marcia Cristina Martins
Ualace Correa Oliveira
Leonardo Dias cardoso
Katia Cristina Machado Oliveira
Marcia de Souza Duarte
Gutemberg da Silva Santos
Alecrim
Mariana Alves da Silva
Renata Rodrigues de Lima
Joice Cunha da Silva
Tatiana Gomes Moreira
Adriana Rodrigues Pinheiro Moreira
André Alves
Suzana Lourenço da Silva
Marcia Jorgina da Costa Silva
Jaqueline Gameleira Camões
Henrique Rodrigues da Silva
Engenheiro Pedreira
Janaina Machado Marques
Elisângela Vieira Gonçalves
Mary Lane Rosa da Silva
Vânia da Silva
Marcela Santiago da Silva
Ana Paula da Silva Lima
Elisangela Aparecida Santos Gonçalves
Aloam da Silva Andrade
Gilson Sobral Assumpçao Filho
Maria Aparecida de Oliveira Gomes
Fabiana Peixoto de Oliveira
Elza Rodrigues Rosa
Rosana Crispim da Silva
Rogério Silva de Paula
Renata da Silva Machado
Elaine castro de Moraes
Ediane Nascimento da Silva
Rosilane Cristina dos Reis Silva
Alessandra da Silva
Lucimar Batista da Silva
Michelli Reis do Nascimento
William Nascimento Soares
João da Silva Andrade
Marajoara
Alvaro Protazio Rodrigues
Amanda Monteiro da Silva
Sandra Mendes Afonso
Ana Cristina Batista Thomé da Silva
Diogenes dos Santos Ferreira
Priscila Danubia Marcelino da Costa
Chacrinha
Bruna Abrao Borges Nuss
Regina Celia Diogo
Lucimar Mendes Barcelos
Priscila Gisele da Silva Ferreira
Jéssica Cristina Pereira Francisco
Regina Celia de Oliveira