sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nota de Cancelamento

Devido a previsão de chuva para este sábado (28/04) o projeto Prefeitura em Seu Bairro, em Jaceruba, foi transferido para o dia 26 de maio.

Chacrinha, em Japeri, ganha mais de 6 mil metros de asfalto

Os moradores do bairro Chacrinha, em Japeri, ganharam 17 ruas asfaltadas. A comemoração pela iniciativa da Prefeitura de Japeri aconteceu nesta sexta-feira (27/04). No total foram feitos 6.140 metros de pavimentação, além de calçadas nos dois lados das ruas, meio-fio, drenagem e outras melhorias.  O evento contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e outras autoridades.
“Queremos fazer sempre o melhor para o povo japeriense. Já estamos com mais de 250 ruas em obras, e vamos chegar em outros bairros, assim como fizemos no Chacrinha. Mesmo com a perda nos royalties do petróleo, não paramos de avançar. Quem conhece Japeri sabe que a cidade mudou”, destacou Timor, que também falou de novos investimentos para a cidade.
“Nas próximas semanas lançaremos a construção de 450 casas populares, que serão destinadas às pessoas em situação de risco”, anunciou Timor.
A obra foi realizada pela prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). As obras aconteceram nas ruas Ennes Schiavo, Leonora Schiavo, avenida São José, Rua A, Rua E, Rua F, Rua C, Rua D, Rua L, Sebastião Ferreira, Rua São Sebastião, Praça São Sebastião, Salgado dos Santos, Bezerra dos Santos, Bela Vista, Nova Aurora e Avenida São Paulo.
Morador do bairro Chacrinha há 57 anos, sendo um dos mais antigos do local, o aposentado Samuel da Costa, de 75 anos, agradeceu pelas obras. “Isto aqui não tinha rua, eram vielas com mato e lama. Para passar nós colocávamos pedras. Agora tudo mudou. É um sonho antigo que foi realizado”, comentou Samuel.

Timor vistoria obras
Durante a inauguração o prefeito Timor vistoriou as obras realizadas no bairro. Acompanhado pelo vice-prefeito Cleber Joaquim e por secretários e subsecretários municipais, além dos vereadores Zé Ademar, Marcos Arruda, Kerly Gustavo, Marcio Rodrigues, Cesar Melo, Val e Jorge Dantas o prefeito visitou residências e cumprimentou moradores das 17 ruas inauguradas.
“É impossível em quatro anos pavimentar todo o município, mas Timor está fazendo obras, e buscando parcerias para fazer mais”, disse o presidente da Câmara, Zé Ademar.
“Muitos ficaram preocupados com a perda dos royalties, mas Timor tem sabedoria e sabe administrar”, lembrou Marcio Rodrigues.
 “Timor não prometeu, fez”, completou Jorge Dantas”.
“Quando Timor assumiu o governo a população do bairro Chacrinha estava descrente das obras, agora estão vendo mais de 6 mil metros de asfalto”, destacou Marcos Arruda.
Durante o percurso a dona de casa Vilma Costa de Oliveira ofereceu flores ao prefeito em agradecimento pelas obras. “Tenho várias fotos destas ruas quando eram só barro e lama. Agora tenho fotos de todas estas ruas asfaltadas. Por isso fiz questão de prestar esta homenagem. Timor foi o único prefeito que olhou pelo bairro Chacrinha”, disse Vilma.

Japeri capacita 200 profissionais para o Mais Educação

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está promovendo o 1º Curso de Educação Continuada para Monitores do programa Mais Educação. As primeiras oficinas do curso aconteceram nesta quinta-feira (26/04), no auditório da Escola Municipal Bernardo de Melo. Cerca de 200 monitores estão participando do curso.
A secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailune, explicou a importância do encontro. “Temos 30 escolas, e mais da metade já oferece atividades no contra-turno. Não estamos medindo esforços para expandir o programa no município. Em breve vamos incluir  mais seis escolas. Os monitores, assim como os demais profissionais das unidades escolares, são muito importantes no processo ensino-aprendizagem. E esta capacitação vai ajudar a aumentar ainda mais a qualidade do ensino no município”, destacou Roberta Bailune.
A mesa de abertura do evento também contou com a presença da diretora de ensino, Rosa de Almeida, da coordenadora pedagógica, Fátima Reis, da coordenadora do Mais Educação, Nadir Andrade, e do vereador Kerly Gustavo.
Monitora da oficina de matemática na Escola Municipal Pastor Aristides Arruda, Terezinha de Jesus elogiou a iniciativa. “Trabalho em outros municípios, e até hoje não tivemos capacitação para o Mais Educação. Japeri está saindo na frente, e está de parabéns pela iniciativa”, disse Terezinha.
Durante o evento houve apresentação das alunas da oficina de balé da Escola Municipal Pastor Tasso de Andrade de Oliveira.

Curso será dividido em dois dias
O 1º Curso de Educação Continuada para Monitores do programa Mais Educação será realizado em dois dias. O curso terá quatro oficinas, em dois horários (manhã e tarde). Cada profissional poderá participar de duas. Nesta quinta-feira, pela manhã, na oficina de Cultura e Arte foi realizada palestra sobre técnicas em contação de histórias. À tarde foi a vez da oficina de Acompanhamento Pedagógico, com palestra sobre letramento e matemática.
Na sexta-feira, pela manhã, será realizada a oficina de Desporto Escolar, Atividades Recreativas e Culturais, com palestras sobre Esporte e Horta Escolar. À tarde haverá oficina de Cultura Digital com palestra de informática.

Mais Educação e Horário integral nas escolas
O projeto Horário Integral foi implantado em 2010, como projeto piloto, em duas escolas municipais: Vila Conceição e Santa Inês. Com o sucesso da iniciativa, a prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura, firmou parceria com o Ministério da Educação para expansão do projeto, através do programa Mais Educação. Com a parceria, 18 escolas municipais começaram a funcionar no programa logo no início de 2011.
O programa Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e as secretarias municipais.
No programa cada unidade escolar escolhe suas atividades extracurriculares. Os estudantes participam de oficinas de música, dança, teatro, artesanato, informática, aulas de xadrez, prática de esportes, horta escolar, sala de leitura, apoio pedagógico e muito mais.

Cinema de graça em Japeri

Nesta sexta-feira (27/04) os moradores de Japeri vão receber o CineSesc Rio. No projeto, um caminhão adaptado para funcionar como uma cabine de projeção itinerante leva cinema de graça às comunidades. O caminhão ficará estacionado na Praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Será exibido o filme Rio, em uma única sessão, às 19h. A iniciativa, promovida pelo Sesc Rio, conta com a parceria da prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Inauguração das obras no bairro Chacrinha

Contamos com sua presença para a inauguração das obras no bairro Chacrinha, que acontecerá nesta sexta-feira (27/04), às 9h. O ponto de encontro será no cruzamento das ruas L, João Salgado e Av. São Sebastião.

Os moradores do bairro Chacrinha, em Japeri, vão comemorar nesta sexta-feira (27/04), a partir das 9h, a conclusão das obras de drenagem e pavimentação em 17 ruas do bairro. O ponto de encontro será no cruzamento das ruas L, João Salgado e Av. São Sebastião. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).
As obras foram realizadas em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O projeto beneficiou 17 ruas do bairro, totalizando 6.140 metros de asfalto. As obras aconteceram nas ruas Ennes Schiavo, Leonora Schiavo, avenida São José, Rua A, Rua E, Rua F, Rua C, Rua D, Rua L, Sebastião Ferreira, Rua São Sebastião, Praça São Sebastião, Salgado dos Santos, Bezerra dos Santos, Bela Vista, Nova Aurora e Avenida São Paulo.

Serviço:
Inauguração das obras de drenagem e pavimentação em 17 ruas do bairro Chacrinha
Dia: Sexta (27 de abril), a partir das 9h.
Local: O ponto de encontro será no cruzamento das ruas L, João Salgado e Av. São Sebastião.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em Japeri a limpeza de canais é contínua

Manter a cidade limpa tem sido uma das metas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) da Prefeitura de Japeri. O trabalho tem sido incansável. Nesta terça-feira (24/04) começou a limpeza dos canais do Parque Natal, próximo ao bairro Santa Inês, e da rua Indígena, no bairro Cosme e Damião. O trabalho tem o objetivo de prevenir enchentes.
No início do mês de abril o trabalho de limpeza dos canais foi realizado nos canais do bairro Delamare. “Trabalhamos , preventivamente, para proteger nossa população principalmente contra as enchentes. Não vamos medir esforços para limpar tudo. Vamos dar atenção aos canais grandes e pequenos. E para que o trabalho fique completo, continuamos pedindo a colaboração dos moradores, para que não joguem lixo nos rios e canais”, destacou o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
Moradora há cerca de 15 anos no bairro Cosme e Damião, Jacira Gomes de Oliveira elogiou o trabalho. “É muito bom ver que este trabalho preventivo está sendo realizado frequentemente. Parabéns à prefeitura pela iniciativa”, disse Jacira.

Novo horário para inauguração das obras no bairro Chacrinha

Os moradores do bairro Chacrinha, em Japeri, vão comemorar no dia 27 de abril a conclusão das obras de drenagem e pavimentação em 17 ruas do bairro. A inauguração acontecerá a partir das 9h. O ponto de encontro será no cruzamento das ruas L, João Salgado e Av. São Sebastião. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).
As obras foram realizadas em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O projeto beneficiou 17 ruas do bairro, totalizando 6.140 metros de asfalto. As obras aconteceram nas ruas Ennes Schiavo, Leonora Schiavo, avenida São José, Rua A, Rua E, Rua F, Rua C, Rua D, Rua L, Sebastião Ferreira, Rua São Sebastião, Praça São Sebastião, Salgado dos Santos, Bezerra dos Santos, Bela Vista, Nova Aurora e Avenida São Paulo.

Serviço:
Inauguração das obras de drenagem e pavimentação em 17 ruas do bairro Chacrinha
Dia 27 de abril, a partir das 9h.
Local: O ponto de encontro será no cruzamento das ruas L, João Salgado e Av. São Sebastião.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Japeri está na final do campeonato iguaçuano


O time de futebol sub 17 de Japeri disputou no sábado (21/04) o primeiro jogo da final do campeonato da Liga Iguaçuana. A disputa, que aconteceu no campo do Vila Central, foi contra o time Cometa.

O primeiro gol do time de Japeri veio dos pés do atacante Rodrigo. O meio-campo Pepe fechou a vitória do time no primeiro tempo, em 2x0. No segundo tempo o time Cometa conseguiu empatar, levando toda a emoção da final do campeonato para o último jogo, que acontecerá no domingo (29/04), a partir das 15h no campo do clube Pavunense, na Pavuna.

“O time de Japeri é muito talentoso, por isso estamos confiantes. Independente do resultado, estes meninos estão de parabéns pela bela campanha no campeonato”, destacou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.

Prefeito de Japeri acompanha obras no morro do Orfanato

As obras no morro do Orfanato estão em ritmo acelerado. Nesta sexta-feira (20/04) o asfalto começou a cair na Rua 3. O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, acompanhou as melhorias no local. O morro fica entre os bairros Lagoa do Sapo e Centro de Japeri. 

“Conheço cada bairro desta cidade. Os moradores aguardavam esta obra há muitos anos.  Faço questão acompanhar cada iniciativa da prefeitura e o andamento das obras, além de estar mais perto da população”, comentou Timor. 

A prefeitura vai realizar obras de drenagem e pavimentação em oito ruas, além da reforma e ampliação da Praça da Pirâmide. Serão beneficiadas as ruas Antônio Lourenço, Um, Três, Bonfim, Ary Schiavo e Francisco da Costa Filho, Travessa 24 de julho e Beco A, num total de 1300 metros de asfalto. 

Para a moradora Natasha Marculino, de 23 anos, foi uma surpresa ver o asfalto na porta de casa. “Eu não acreditava, mas agora estou muito satisfeita. É a realização de um sonho. É mais qualidade de vida, saúde e lazer para toda a comunidade”, destacou a jovem.

Japeri comemora dia do Trabalhador na próxima segunda

A prefeitura de Japeri está preparando uma grande festa para o Dia do Trabalhador. Os shows acontecerão na próxima segunda-feira (30/04), a partir das 20h, no Paço Municipal, que fica em frente a sede da prefeitura. Entre as atrações confirmadas estão a cantora gospel Andréa Fontes e os grupos Pixote, 100% e Nosso Querer. Uma grande queima de fogos completará a festa. 
O primeiro show será às 21h, com a cantora gospel Andréa Fontes. Às 22h o grupo Pixote sobe ao palco para alegria dos fãs. Os artistas dos grupos 100%  e Nosso Querer vão comandar a festa até de manhã.

Serviço:
Festa do Trabalhador de Japeri
Dia 30 de abril, a partir das 20h
Local: Paço Municipal - estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês ( em frente a sede da prefeitura).

Sábado é dia de Ação Social em Jaceruba

Os moradores do bairro Jaceruba, em Japeri, terão uma manhã deserviços gratuitos neste sábado (28/04). É o Prefeitura em SeuBairro, projeto que tem o objetivo de levar diversos serviços para mais perto da população. A iniciativa é da prefeitura, com a participação de várias secretaras. A ação acontecerá das 9h às 13h na rua do Ecanamento (Festa da Banana), bairro Jaceruba.
Haverá atendimentos em saúde, como dentista, clínico gera, ginecologista, verificação de pressão arterial e glicose, além decorte de cabelo, manicure,  emissão de documentos, inscrição para Bolsa Família, orientações sobre os diversos programas e projetos da prefeitura, e muito mais.
Serviço:
Projeto Prefeitura em Seu Bairro no Jaceruba
Sábado, dia 28 de abril, das 9h às 13h
Local: rua do Ecanamento (rua da Festa da Banana), bairro Jaceruba

Japeri inaugura obras no bairro Chacrinha

Os moradores do bairro Chacrinha, em Japeri, vão comemorar no dia 27 de abril a conclusão das obras de drenagem e pavimentação em 17 ruas do bairro. A inauguração acontecerá a partir das 10h. O ponto de encontro será no cruzamento das ruas L, João Salgado e Av. São Sebastião. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).
As obras foram realizadas em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O projeto beneficiou 17 ruas do bairro, totalizando 6.140 metros de asfalto. As obras aconteceram nas ruas Ennes Schiavo, Leonora Schiavo, avenida São José, Rua A, Rua E, Rua F, Rua C, Rua D, Rua L, Sebastião Ferreira, Rua São Sebastião, Praça São Sebastião, Salgado dos Santos, Bezerra dos Santos, Bela Vista, Nova Aurora e Avenida São Paulo.

Serviço:
Inauguração das obras de drenagem e pavimentação em 17 ruas do bairro Chacrinha
Dia 27 de abril, a partir das 10h.
Local: O ponto de encontro será no cruzamento das ruas L, João Salgado e Av. São Sebastião.

Mucajá, em Japeri, ganha complexo de obras

Os moradores dos bairros Mucajá 1 e 2, em Japeri, foram beneficiados com um complexo de obras de drenagem e pavimentação em 15 ruas. A inauguração das obras foi realizada nesta sexta-feira (20/04). A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP). A cerimônia contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, do vice-prefeito Cleber Joaquim, secretários e subsecretários municipais, vereadores e a população em geral.
Assim que chegou, o prefeito Timor cumprimentou os moradores das ruas Borborema, Cambuquira e Estrada dos Alhos, três das 15 ruas beneficiadas com obras. “Já estamos com mais de 250 ruas em obras, e vamos chegar em outros bairros, assim como fizemos no Mucajá 1 e 2. Tivemos diminuição dos repasses federais, mas mesmo assim o trabalho vai continuar”, disse Timor, que anunciou investimentos em várias áreas.
“A população está vendo o investimento em obras de drenagem e pavimentação e reforma e ampliação de escolas e postos de saúde, assim como o crescimento em áreas como agricultura com apoio ao produtor rural, desenvolvimento econômico com a instalação de várias empresas no município, segurança, defesa civil, esporte, saúde, educação, assistência social, entre outros. E em breve o município vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o viaduto sobre a linha férrea de Engenheiro Pedreira, agencias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, entre outros investimentos”, completou Timor.
As obras de drenagem e pavimentação no bairro Mucajá 1 beneficiou as ruas Anísio Antônio da Mota, Marapendi, Guaxupé, Gurupi, Goiatá, Ibiraci, Macaé, em um total de 1.100 metros de asfalto. No Mucajá 2 foram 1.582 metros de asfalto, que beneficiaram as ruas Borborema, João Evangelista, Maracá, Imbuzeiro, Areias (continuação da avenida Macaíba, entre a Borborema e Tambaú), além de trechos da rua Cambuquira (trecho), da Estrada dos Alhos e da Avenida  Tambaú.
O presidente da Câmara, Zé Ademar, e o vereador Val, falaram em nome da câmara. “Timor está transformando este município, fazendo a diferença com mais asfalto e obras em postos e escolas”, disse Zé Ademar.
“Inaugurar esta quantidade de ruas no Mucajá é uma vitória de todo povo japeriense”, completou Val.
A cerimônia contou com a presença dos vereadores Kerly Gustavo, Marcos Arruda, Rei, Cesar de Melo e Guigo.

Moradores agradeceram
Depois da inauguração o prefeito foi visitar as ruas que foram beneficiadas com obras, onde ouviu os elogios e agradecimentos dos moradores.
A dona de casa Maria José dos Santos, 66 anos, moradora da Estrada dos Alhos há cerca de 10 anos, agradeceu pelas obras. “Isto aqui era só lama, agora está uma maravilha de asfalto. Estamos muito felizes”, disse Maria José.
Proprietários de uma das mais antigas padarias do bairro, os comerciantes Antônio e Diego Lúcio da Costa, pai e filho, também comemoraram as obras. “Estávamos esperando estas obras há muito tempo, e agora já sentimos os benefícios, em todos os sentidos. Nossa casa ficou mais valorizada, e a clientela da padaria aumentou. Muito bom”, destacou Lúcio.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Japeri prepara novos agentes para ESF

Os novos agentes de saúde, que começarão a atuar no mês de maio, estão participando de curso de capacitação. Na manhã desta quinta-feira (19/04), o prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, acompanhou as atividades do grupo e entregou o uniforme dos novos agentes. O encontro aconteceu no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira.
“Estes profissionais precisam estar preparados para entrar na casa das pessoas. A minha orientação é para que tenham carinho, respeito e cuidado com a população. Faço questão de dar as boas vindas a todos os profissionais, que serão meus colegas de trabalho”, destacou Timor.
Os novos agentes integrarão a equipe do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O programa implantado em 2009 com o nome de Saúde da Família, já tem cobertura de 61,42% das residências do município, o que representa 58.650 atendimentos. 
No curso, que se estende até o dia 4 de maio, os agentes conhecerão cada programa e projeto da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e serão orientados como fazer os atendimentos nas residências.  “Queremos ampliar e melhorar ainda mais o serviço do ESF. E nesta capacitação os profissionais poderão identificar fatores de risco para a saúde durante as visitas, prevenindo doenças”, completou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
A nova agente de saúde Jessica dos Santos, 21 anos, moradora do bairro Eucaliptos, falou sobre o programa. “Já conhecia o ESF e estou empolgada em fazer parte. É melhor investir em prevenção do que gastar dinheiro com o tratamento. A prefeitura está de parabéns em investir cada vez mais na saúde”, disse Jéssica.

Pixote será a grande atração na Festa do Trabalhador em Japeri

A prefeitura de Japeri está preparando uma grande festa para o trabalhador. A comemoração acontecerá em 30 de abril. A festa será realizada a partir das 20h no Paço Municipal, em frente à prefeitura, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, 1993, bairro Santa Inês. Algumas atrações já estão confirmadas. O primeiro show será às 21h com a cantora gospel Andréa Fontes. O grupo Pixote sobe ao palco as 22h e promete animar o público. O grupo 100% e grande queima de fogos completam a festa.

Serviço:
Festa do Trabalhador de Japeri
Dia 30 de abril, a partir das 20h
Local: Paço Municipal, em frente à prefeitura, no bairro Santa Inês.

Japeri ganha telecentro e nova biblioteca

A população de Japeri ganhou na quarta-feira (18/04) um telecentro novinho, com 11 computadores. A iniciativa vai facilitar o acesso dos pesquisadores à internet. O telecentro foi instalado na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, que também passou por obras de reforma e ampliação e foi reinaugurada. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). 

O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou da inauguração. “Estamos investindo cada vez mais na educação, tanto com obras de reforma e ampliação das unidades, quanto na melhoria da merenda, na capacitação profissional, entre outros. É devido aos investimentos na educação e em outras áreas que tivemos destaque no índice da Firjam como uma das melhores prefeituras em boa administração dos recursos”, destacou Timor.

A reinauguração da biblioteca e a inauguração do telecentro marcaram as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil. “Agora, com o telecentro, nossa biblioteca ficou mais completa. Com a internet, os moradores poderão fazer pesquisa com mais facilidade.”, completou a secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailune.

A cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, dos secretários municipais Leonardo Bezerra (Fazenda), Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil) e Fábio Stasiaki (Saúde), além da subsecretária Andréa Guimarães (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), dos vereadores Kerly Gustavo, Marcos Arruda e Guigo e da diretora da biblioteca, Daniele Firmo.

Conhecendo a nova biblioteca

A Biblioteca Municipal Carlos de Souza está instalada na rua Leni Ferreira, 224, centro de Japeri. O prédio possui dois andares. No térreo estão o acervo de livros e o telecentro com 11 computadores com acesso à internet. No segundo andar há mais sete salas, onde funcionam as oficinas, as salas para atendimentos em psico-pedagogia, pedagogia,  psicologia e fonoaudiologia, além de sala de vídeo e sala verde, espaço voltado para pesquisas em questões ambientais e sustentabilidade. 

No local serão oferecidas aulas de libras e braile, violão, inglês, desenho, xadrez, reforço de matemática e contação de histórias para as crianças.  “Além do espaço físico as pessoas também poderão desfrutar de mais cursos, oficinas, aulas e atividades culturais”, destacou a diretora de Cultura da SEMEC, Daniela Beliago. 

 “Além do Telecentro a biblioteca é uma forte contribuição para a cultura de Japeri. Este local já é uma referência para as pessoas que precisam de um local adequado para estudar e também acessar a internet. Preparamos tudo com muito carinho para colocar o melhor à disposição da população ”, completa a diretora da unidade, Daniele Firmo.

Japeri conscientiza crianças sobre a obra do Arco Metropolitano


Japeri conscientiza crianças sobre a obra do Arco Metropolitano
Com objetivo de conscientizar as crianças sobre os perigos de brincar entre máquinas e dentro da obra do Arco Metropolitano, a empresa Consórcio Arco do Rio, em parceria com a prefeitura, preparou atividades de recreação e conscientização. Cerca de 500 crianças participaram do encontro realizado na manhã desta quarta-feira (18/04), no campo de Golfe. 

Desde o dia 2 de abril estão sendo realizadas palestras sobre segurança, nas escolas que ficam no entorno das obras do Arco Metropolitano, em Japeri.  O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou do encontro. “O Arco Metropolitano é uma obra muito importante para toda a Baixada Fluminense, por isso parabenizo o Consórcio Arco do Rio por promover esta integração com a comunidade. As crianças são o nosso futuro, e precisamos cuidar delas com carinho”, destacou Timor. 

Os representantes do consórcio Arco do Rio, idealizadores do projeto, explicaram o encontro. “Os estudantes visitaram algumas áreas do canteiro de obras, e receberam palestras sobre segurança. É importante que os moradores saibam que algumas crianças querem brincar em locais onde estão sendo realizadas as obras, e que isto pode ser perigoso. A segurança é primordial”, disse Jerônimo Vanzellotti, responsável pelo setor de segurança, meio ambiente e saúde do Consórcio Arco do Rio.

“Com esta parceria que estamos formando com a prefeitura pretendemos viabilizar outros projetos em benefício da população”, completou a Assistente Social do Consórcio Arco do Rio, Vera Nascimento.

Durante o encerramento do ciclo de palestras as crianças participaram de várias atividades recreativas, além de aproveitarem os brinquedos infláveis que foram montados no local. Os pequenos ainda tiveram lanche com direito a cachorro-quente, mini-pizza, hamburquer, refrigerante, pipoca e algodão-doce.

Pâmela de Oliveira Lima, aluna do 4º ano da Escola Municipal Teófilo Cunha, aproveitou as atividades e ainda ensinou o que aprendeu sobre segurança. “Não podemos brincar nos locais onde estão sendo feitas as obras, nem ficar perto onde as máquinas estão trabalhando. É muito perigoso”, ensina Pâmela.

O encontro contou com a presença da Secretária de Educação e Cultura (SEMEC), Roberta Bailune, do secretário de Defesa Civil(SEMDEC), Antônio Marcos Aguiar, além de demais profissionais da SEMEC, como o chefe de gabinete Jorge Luiz Fortes, o Zanata, a diretora de ensino, Rosa de Almeida, a coordenadora pedagógica, Fátima Reis, e diretores e professores das escolas municipais.