segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bairro São Jorge, em Japeri, vai receber mais de três mil metros de asfalto

O bairro São Jorge, em Japeri, ficou em festa no último sábado (12/05). Os moradores comemoraram o anúncio do início das obras de drenagem e pavimentação no bairro. O projeto, que vai beneficiar nove ruas, será realizado através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, em parceria com a prefeitura.
“A prefeitura se empenhou para que todas as etapas do processo fossem concluídas, e agora este sonho se transformará em realidade. Havia pessoas que não acreditavam, pois esperaram por mais de 20 anos, mas agora vamos ver o pontapé inicial para a transformação do bairro. E é com prazer que anunciamos, na véspera do dia das mães, este presente para todos nós japerienses”, destacou o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, que foi ao local acompanhado do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, além de secretários,  subsecretários municipais, vereadores e dos moradores.
As obras devem começar nos próximos dias. Serão mais de 3.500 metros de asfalto. “Agora temos certeza que nosso bairro vai ficar uma beleza. Estamos muito felizes e ansiosos com o início das obras”, disse Sara da Silva Lima, 30 anos, moradora há mais 10 anos no bairro São Jorge.

Mães de Japeri participam de Dia da Família na Escola

Com o objetivo de aproximar as famílias com a comunidade escolar, a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Japeri promoveu no sábado (12/05), o Dia da Família na Escola. As atividades, que aconteceram em todas as unidades escolares do município, também foram em homenagem ao Dia das Mães.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, fez questão de ir às escolas, e aproveitou a ocasião para enviar mensagens às mães. “Estas crianças são o futuro de Japeri, e como pai sei da importância da família no desenvolvimento escolar”, destacou Timor.
A secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailine, explicou a ação. “O Dia da Família na Escola acontece duas vezes no ano. O próximo será no sábado anterior ao Dia dos Pais. É uma forma de incentivar os responsáveis a participar na educação dos filhos, e também de aproximar estes pais com a comunidade escolar” disse Roberta.
As atividades nas escolas contaram com recreação, palestras, brincadeiras, serviços, apresentações culturais, distribuição de brindes e lanches para adultos e crianças.

Japeri promove concurso e evento de moda

As irmãs Karine, 9 anos, e Karem Moura, 14, foram as vencedoras do concurso Musa Mirim e Miss Cidade 2012, em Japeri. O evento, que ganhou o nome de Japeri Fashion Rio, também contou com desfiles de moda e exposições das lojas de roupas da região. A iniciativa teve o apoio cultural da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O evento foi realizado no sábado (05/05), Espaço do Matheus, no bairro Mucajá, distrito de Engenheiro Pedreira.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou do evento e parabenizou as concorrentes. “É muito bom ver a juventude se envolvendo em projetos que mostram o crescimento da cidade e  comércio local”, destacou o prefeito Timor.
“Muitas lojas estão escolhendo Japeri, principalmente de roupas e acessórios, por isso criamos este evento para movimentar e apresentar o mundo da moda na cidade”, explicou Rafael Rodrigues, um dos organizadores do evento.
As vencedoras ganharam três meses de atividades na academia Ana Paula Durval, além de três meses de curso de línguas na All.

Projeto esportivo de Japeri comemora 1 ano


Os atletas do projeto “Bom de Bola, Melhor na Escola”, em Japeri comemoram 1 ano de atividades. Para a comemorar a conaquista do projeto, instalado no bairro São Sebastião, foi realizado um torneio de futebol, além da distribuição de cachorro-quente, bolo e refrigerante para as crianças. O evento foi realizado no sábado (05/05).
O projeto conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). “Este projeto tem o objetivo de tirar as crianças da ociosidade, além de formar atletas. E a prefeitura busca sempre apoiar iniciativas como esta que beneficiam a população”, destacou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
O “Bom de Bola, Melhor na Escola” é coordenado por Carlos Valter, mais conhecido como Carlinhos do Boi. Atualmente o projeto conta com 53 crianças cadastradas.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Japeri apresenta cartilha sobre acessibilidade



Representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Japeri participarão nesta segunda-feira (14/05), às 09h, da apresentação técnica da cartilha de acessibilidade. O encontro será no auditório da Câmara Municipal de Japeri, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. 

Japeri será a sexta cidade a ser beneficiada com o projeto "Mobilidade Urbana -  programa Calçada Acessível", realizado pelo Sistema Firjan, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a prefeitura da cidade. A iniciativa conta com o apoio do Ministério das Cidades, o Ministério Público, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Sinduscon-Rio, Bloco Brasil e o Núcleo Pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ).
 
Serviço:
Apresentação técnica da cartilha de acessibilidade.
Data: segunda-feira (14/05),
Horário: às 09h
Local: auditório da Câmara Municipal de Japeri, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.

Escola ganhou dois prédios anexos e quadra poliesportiva

Foi realizada uma grande festa para a comunidade comemorar junto com as autoridades de Japeri a reinauguração da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, que fica no bairro Guandu. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (11/05). A confraternização teve direito a bolo e diversas guloseimas, além de animadores e brinquedos infláveis para as crianças.
Após acompanhar a apresentação da banda da escola o prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, falou dos investimentos no bairro Guandu. “Na Educação a transformação já está sendo notada por todos os moradores. Além das obras também investimos na valorização dos profissionais. Mas, também melhoramos a iluminação, o asfalto de algumas ruas, a saúde preventiva e muitos outros serviços”, anunciou Timor.
A secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailune, destacou as melhorias na escola. “Falo como professora. Estou há 15 anos no município, e nunca vi um investimento tão grande como o que foi feito neste escola. Agradecemos muito à administração municipal pelo carinho, atenção e cuidado com esta área”, destacou Roberta.


Antes das obras de reforma e ampliação, a Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola atendia cerca de 390 alunos. Com as obras, a unidade agora beneficia 663 estudantes. Na obra a unidade foi totalmente climatizada com ar-condicionado em todas as salas, além de mobiliários novos e sistema de segurança.
Na obra de ampliação a escola ganhou dois anexos, que foram interligados com pátio coberto. O primeiro anexo ganhou oito salas de aula, sendo duas para educação infantil, com banheiros exclusivos. No segundo anexo foram instaladas a sala de direção, biblioteca, auditório, mais dois banheiros e sala de informática com 15 computadores.
A escola ganhou uma nova quadra poliesportiva, com dois vestiários e cozinha exclusiva. A área externa agora tem um novo jardim, além de parquinho para os alunos da educação infantil, refeitório para os funcionários, despensa, almoxarifado, sala para arquivo e mais dois banheiros.
Também foram reformadas 12 salas de aula, dois banheiros, sala dos professores, sala de orientação escolar, secretaria, cozinha, refeitório e dois banheiros.

Festa teve atrações para crianças e adultos
Os moradores do bairro Guandu tiveram várias atrações durante a cerimônia de inauguração da E. M. Governador Leonel de Moura Brizola. Dois bolos gigantes foram repartidos para a comunidade. Também foram distribuídos cachorro-quente, algodão doce feito na hora, maça do amor, pipoca e refrigerante.
As crianças puderam brincar de graça nos brinquedos infláveis que foram montados no local.  A festa também teve palhaço em perna de pau e personagens da Mônica e Cebolinha.
A festa contou com a presença do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, do presidente da Câmara, Zé Ademar, dos vereadores Kerly Gustavo, Cesar Melo, Guigo, Val, Rei, Marcio Rodrigues e Marcos Arruda, além da diretora geral da unidade, Márcia Aparecida de Castro Gouveia, e diretora adjunta, Aline Gomes Graça, além de secretários, líderes comunitários.

Bairro ganhou outras melhorias
Além da reforma e ampliação da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, a prefeitura de Japeri está investindo em várias melhorias no bairro Guandu. A rua Sanã, em frente à unidade, foi asfaltada. Nas ruas Saíra e Cometa o asfalto está sendo recuperado. Os técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos também estão realizando trabalho de tapa-buracos na Avenida do Canal, além de limpeza do canal que corta o bairro.
A iluminação pública do bairro ganhou 87 novos pontos de energia. Além do trabalho de limpeza, capina e nivelamento que está acontecendo em várias ruas.

Festa de Servidores de Japeri faz homenagem aos anos 60


O clima dos anos 60 foi o tema da festa dos servidores de Japeri, aniversariantes do mês de abril. A comemoração aconteceu nesta quinta-feira (10/05), no salão de festas Ágape, em Nova Belém. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria de Administração (SEMAD).

O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, cumprimentou todos os convidados, logo que chegou. “Faço questão de parabenizar pessoalmente cada funcionário, e agradecer pela parceria no Governo de Trabalho. São os servidores que nos ajudam a fazer uma administração que tem compromisso com a população”, destacou Timor.

A festa dos servidores aniversariantes já se tornou tradicional no município. A cada mês a ornamentação tem um tema diferente. “O objetivo destas homenagens é unir cada vez mais os funcionários. Além de um momento de confraternização, os servidores têm a oportunidade de conhecer os colegas de outros setores. Tudo é feito com muito carinho, pois eles merecem”, explicou a secretária de Administração, Leda Pontes.

Além do tradicional bolo para os parabéns, a festa teve buffet completo com salgadinhos, frios, biscoitos, bolos, sanduíches, frutas, refrigerantes e sucos. Os aniversariantes também participaram de sorteio de brindes.

 “É a primeira vez que participo e estou gostando muito de compartilhar essa alegria com todos os funcionários”, disse Priscila Duarte, servidora na Secretaria de Governo.

A confraternização contou com a presença do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, do vereador Marcos Arruda, além do secretário Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil) e dos subsecretários Jorge Barcelos (Esporte, Turismo e Lazer) e Andrea Guimarães (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) que também eram aniversariantes do mês de abril.

Festa de Servidores de Japeri faz homenagem aos anos 60

O clima dos anos 60 foi o tema da festa dos servidores de Japeri, aniversariantes do mês de abril. A comemoração aconteceu nesta quinta-feira (10/05), no salão de festas Ágape, em Nova Belém. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria de Administração (SEMAD).

O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, cumprimentou todos os convidados, logo que chegou. “Faço questão de parabenizar pessoalmente cada funcionário, e agradecer pela parceria no Governo de Trabalho. São os servidores que nos ajudam a fazer uma administração que tem compromisso com a população”, destacou Timor.

A festa dos servidores aniversariantes já se tornou tradicional no município. A cada mês a ornamentação tem um tema diferente. “O objetivo destas homenagens é unir cada vez mais os funcionários. Além de um momento de confraternização, os servidores têm a oportunidade de conhecer os colegas de outros setores. Tudo é feito com muito carinho, pois eles merecem”, explicou a secretária de Administração, Leda Pontes.

Além do tradicional bolo para os parabéns, a festa teve buffet completo com salgadinhos, frios, biscoitos, bolos, sanduíches, frutas, refrigerantes e sucos. Os aniversariantes também participaram de sorteio de brindes.

 “É a primeira vez que participo e estou gostando muito de compartilhar essa alegria com todos os funcionários”, disse Priscila Duarte, servidora na Secretaria de Governo.

A confraternização contou com a presença do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, do vereador Marcos Arruda, além do secretário Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil) e dos subsecretários Jorge Barcelos (Esporte, Turismo e Lazer) e Andrea Guimarães (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) que também eram aniversariantes do mês de abril.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Japeri inaugura 15ª escola reformada

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), vai inaugurar nesta sexta-feira (11/05), as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola. A cerimônia acontecerá a partir das 10h na Rua Sanã, s/nº, bairro Guandu. A unidade é a 15ª escola a ser reinaugurada.
 Serviço
Inauguração da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola
Dia: sexta (11/05)
Horário: 10h
Local: Rua Sanã, s/nº, bairro Guandu.

Atenção especial para as futuras mamães de Japeri


Oferecer mais tranqüilidade durante a gestação. Este é o objetivo da Prefeitura de Japeri. Para isso a Secretaria Municipal de Saúde implantou o exame em papel de filtro. O método, importado de Cuba, através do Instituto Vital Brazil (IVB), agiliza diagnósticos em gestantes e bebês, além de baratear os custos.

A tecnologia permite a identificação rápida de doenças infecciosas, como Aids, sífilis, hepatite B, toxoplasmose, além de apontar grupo sanguíneo, fator RH, nível de glicose e hemoglobina, nos primeiros meses da gravidez.  “É muito bom saber que podemos contar com serviços de qualidade, para uma gestação mais tranqüila”, destacou Géssica Saleno dos Prazeres, de 27 anos.

O exame está sendo usado como projeto piloto na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), no bairro Mucajá. No entanto, o objetivo é distribuir os exames para todas as unidades de saúde do município. Para melhor atender as pacientes, todas as enfermeiras do programa Estratégia Saúde da Família e os profissionais do Programa Saúde da Mulher participaram do treinamento no Instituto Vital Brazil, em Niterói. 

O exame deve ser feito no início da gestação e também no sétimo mês. De acordo com os pesquisadores do Instituto Vital Brasil, em comparação a outros exames, o uso do exame em papel de filtro é mais barato, de fácil manuseio, além do resultado ser mais rápido.

 “É importante realizar o exame no início do pré-natal para que a gestante apresente os resultados já na primeira consulta médica. É simples e rápido, além de ajudar na prevenção. Quanto mais cedo detectamos uma doença, melhor o tratamento e as chances de cura”, explica o secretário de saúde, Fábio Stasiaki.

Outro benefício do diagnóstico precoce é evitar a transmissão vertical. “Com resultados mais rápidos para detectar várias doenças, o exame favorece a intervenção precoce e mais eficaz nas transmissões verticais (de mães para filhos). Mulheres aparentemente saudáveis podem apresentar infecções silenciosas, que podem ser passada para o feto durante a gravidez”, completa a coordenadora do Programa Saúde da Mulher em Japeri, Ruth Valentin Doro.

Entenda o exame

O método de coleta de sangue é simples, e não precisa de condições especiais de armazenamento e transporte das amostras. O processo também elimina a necessidade de grandes investimentos em treinamento.

O teste ocorre da seguinte maneira: Coloca-se uma gota de sangue do dedo da paciente no papel de filtro e aplica-se em seguida uma solução específica na amostra. Desta forma, o marcador será processado através de uma reação bioquímica. Para fazer o teste a grávida não precisa estar em jejum.

A tecnologia apresenta uma logística também simples, que diminui os custos de todos os processos desde a coleta até o envio, que pode ser feito com postagem das amostras pelo correio para o laboratório.

Os resultados saem em 10 dias, podendo ser enviados via internet. Apenas as gestantes que tiverem resultados positivos irão se submeter aos testes confirmatórios, eliminando mais custos.

De acordo com o Instituto Vital Brazil, foram comparados os resultados de laboratório dos testes de papel de filtro com o obtido por meio do método tradicional. Os técnicos da unidade afirmaram que o resultado das análises é de expressiva confiabilidade, com eficácia elevada e melhor custo-benefício.

Japeri inova com dentista nas casas


Para atender as pessoas com dificuldade locomoção ou acamadas a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), preparou o programa de Saúde Bucal de Atendimento Domiciliar. A primeira consulta acontecerá na quarta-feira (16/05), às 11h, no bairro Mucajá. 

Através do equipamento odontológico portátil para atendimento domiciliar será possível realizar extrações simples, obturações simples e limpeza. Antes do atendimento profissionais qualificados visitam os pacientes e realizam todos os exames necessários. As primeiras consultas acontecerão com pacientes cadastrados nos programas da Semus, como Estratégia de Saúde da Família, Hiperdia, Diabetes e também no CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial).

São Jorge: próximo bairro a receber obras em Japeri


Começam no próximo sábado (12/05) as obras no bairro São Jorge, em Japeri. Serão beneficiadas nove ruas com obras drenagem e pavimentação. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão é de que a obra seja executada em 12 meses.

O prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, recebeu a notícia do superintendente da Caixa Econômica Federal no Sul Fluminense, Maurício Borges, na última quarta-feira (02/05).

No total, serão beneficiadas com cerca de quatro mil metros de melhorias as seguintes ruas: Braulino Penco (antiga Micaela), Rodrigo Edwiges (antiga Sereia), José Pereira Vila Nova (antiga Gonzaga), Dona Célia (antiga Olímpio), José Clóvis de Azevedo (antiga Zanzibar), Membi, Maria Antonieta, Lopes de Souza, Vereador Francisco da Costa Filho (trecho).

Construção de 436 casas populares em Japeri começam dia 11

Começam na próxima sexta-feira (11/05) as obras para a construção de 436 casas populares em Japeri. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida. O primeiro conjunto habitacional, da cidade, será construído no bairro Chacrinha, numa área de cerca de 73 mil metros quadrados. A previsão é de que a obra seja concluída em 12 meses, através da empresa M. Rocha Engenharia.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Começa a sinalização da RJ 093, Em Japeri

Começou nesta terça-feira (08/05) o trabalho de sinalização da RJ 093, que corta o município de Japeri. A obra é fruto de solicitação do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho de marcação para pintura de solo iniciou na Avenida Tancredo Neves, que passa pelos bairros Marajoara, São Cosme e Damião e Mucajá.

“A RJ 093 corta o município desde a entrada de Engenheiro Pedreira até Japeri, passando por vários bairros. Pedimos este serviço de sinalização ao Governo do Estado para maior segurança de motoristas e pedestres. E já aproveitamos para pedir  uma segunda etapa do serviço, onde solicitamos redutores de velocidade, radar, lombada eletrônica, mais placas de sinalização, entre outros serviços”, anunciou o prefeito Timor.

O trabalho de sinalização está sendo executado por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Serão realizados serviços de pintura de solo de faixas contínuas e zebradas, faixas de pedrestres , além de colocação de placas de sinalização em diversos trechos.

A RJ 093 tem cerca de 17 km de extensão dentro do município de Japeri.  A Via recebeu, em 2011 recapeamento asfáltico no trecho de Japeri. A solicitação foi do prefeito Timor ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Japeri capacita profissionais na Educação Ambiental



A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura
(SEMEC), realizou na terça-feira (08/05) o I Fórum de Educação
Ambiental. A iniciativa, direcionada a orientadores pedagógicos e
educacionais da rede municipal de ensino, aconteceu no auditório da
Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de
Engenheiro Pedreira.
“Este primeiro Fórum teve como público alvo os orientadores
pedagógicos e educacionais, mas em breve vamos estender a palestra
para os professores. Nosso objetivo é ampliar as ações da educação
ambiental no município”, destacou a secretária de Educação e Cultura,
Roberta Bailune.
O Fórum teve palestra e oficinas, realizadas pela equipe do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A coordenadora
do PIBID, Juliana Arruda, falou sobre o tema “A sustentabilidade e a
Adoção dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)”.
O I Fórum de Educação Ambiental de Japeri contou com a presença da
coordenadora pedagógica da SEMEC, Fátima Reis, além das coordenadoras
de Educação Ambiental do município, Angélica Aguiar e Christiane
Pinheiro.

Ações da Educação Ambiental em Japeri

Japeri conta com diversas ações para a Educação Ambiental. Oficinas
sobre o tema estão sendo realizadas nas escolas municipais. O projeto
Horta Educativa também está sendo realizado nas escolas municipais
classificadas como de campo.
“Nos dias 12 a 15 de junho será realizado o I Congresso Latino
Americano de Ecologia Urbana, em Mar Del Plata, província de Buenos
Aires, na Argentina. Neste congresso vamos apresentar dois projetos:
“Horta Educativa – Uma Forma Lúcida de Trabalhar”, e Educação
Ambiental e Agrícola no Contexto Escolar no Município de Japeri”,
anunciou Angélica Aguiar.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Show pirotécnico e grandes artistas marcam festa do trabalhador em Japeri

Um grande espetáculo pirotécnico, além de shows com artistas renomados, marcaram a festa do Trabalhador em Japeri. O evento, que reuniu milhares de pessoas no Paço Municipal em frente à prefeitura, aconteceu na noite de sexta-feira (04/05). A festa foi  uma realização da prefeitura.
A cantora gospel Andréa Fontes fez o show de abertura da festa. O público cantou e orou ao som dos sucessos “João Viu”, “Permissão de Deus”, “Tú és Santo”, “O Pregador Fiel” e “Batismo no Ônibus”.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, subiu ao palco para chamar a atração principal da noite, o grupo Pixote. “Nossa população merece festas como esta. O japeriense é batalhador, que levanta cedo para ir trabalhar e trazer o sustento de sua família. Por isso é importante homenageá-lo sim, com shows de grandes artistas e muito mais”, destacou o prefeito Timor.
Antes do grupo Pixote entrar no palco, uma grande queima de fogos brindou o público. “Estes fogos são para vocês, trabalhadores japerienses. Temos muito que comemorar. Nosso município está se desenvolvendo, e isto se deve a um governo de trabalho sério e que tem compromisso com o povo”, completou Timor.
Sucessos como “Dilema”, “Insegurança”, “Ficando Louco”, “Meu Amor” e “Mande um Sinal” foram cantados pelo grupo Pixote junto com o público, que lotou o Paço Municipal. “É muito bonito ver o povo japeriense cantando, se divertindo. Esta festa está uma maravilha, e agradecemos pela oportunidade de estar aqui”, disse o cantor Dodô, vocalista do grupo.
Os grupos 100% e Nosso Querer completaram a festa. Artistas locais também fizeram apresentações especiais.
O auxiliar de escritório Jefferson Pereira de Brito, de 25 anos, veio com toda a família para se divertir na festa. “A gente trabalha o ano inteiro, por isso precisamos de lazer. Nós gostamos de vir às festas da prefeitura, pois sempre tem um clima familiar e de segurança, onde todos se divertem”, lembrou Jefferson.
Na opinião dos barraqueiros, que mantiveram o clima de alegria na festa com comidas e bebidas para todos os gostos, a festa do trabalhador de Japeri também foi um sucesso. “Tivemos boas vendas. A segurança, a distribuição das barracas, e o asfalto no local ajudaram muito na realização de uma grande festa”, completou, sem revelar o lucro, o comerciante José Francisco da Silva.

Inauguração de Obras no Bairro Chacrinha

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Japeri entrega a 14ª escola reformada

O slogan “Lugar de gente feliz”, da Escola Municipal Teófilo Cunha, em Japeri, ganhou mais um significado. A unidade recebeu obras de reforma e ampliação, e foi reinaugurada nesta sexta-feira (04/05). A iniciativa foi d a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). A cerimônia contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, secretários, subsecretários, vereadores e a população em geral.

O prefeito Timor lembrou os avanços na educação e em diversos setores de Japeri. “Nosso município está em um bom momento, de crescimento e desenvolvimento. Prova disso é o índice Firjam de Gestão Fiscal, que aponta Japeri entre as 15 cidades que melhor investiram seus recursos públicos, no estado do Rio de Janeiro, sendo a terceira na Baixada Fluminense. É um orgulho para todo o povo japeriense. 

Estamos no caminho certo. Na educação reformamos várias escolas, melhoramos os salários dos profissionais ,  a merenda é de qualidade, entre outras melhorias. E até dezembro muita coisa boa ainda vai acontecer. Viemos para mudar a história de Japeri”, destacou Timor.

A escola Municipal Teófilo Cunha é a 14ª unidade a ser reinaugurada. “As reformas nas escolas proporcionam maior conforto para alunos e profissionais, o que é muito importante para melhorar ainda mais a qualidade de ensino. A escola Municipal Teófilo Cunha deveria ampliar o seu slogan, colocando: Lugar de Gente Feliz e que Acredita na Educação Transformadora”, completou a secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailune. 

As obras de reforma e ampliação da E.M. Teófilo Cunha beneficiaram 112 alunos, do pré-escolar ao 5º ano de escolaridade. Na ampliação a unidade ganhou laboratório de informática com 16 computadores, uma sala de aula, totalizando três, e dois vestiários com banheiros para a quadra poliesportiva. Com a reforma geral a escola ganhou ar-condicionado e sistema de monitoramento por câmeras, além de mobiliários novos. 

A dona de casa Miriam Ferreira Lourenço, de 31 anos, mãe da aluna Jaiane, de 9 anos, elogiou a obra. “Agora os alunos poderão utilizar os computadores. A obra toda ficou uma maravilha”, disse Miriam.

A cerimônia também contou com a presença da subsecretária de Educação e Cultura, Rosemar Seixas, da diretora da unidade, Débora Cristina Rodrigues Alves da Silva, e da diretora adjunta, Tatiana Paula de Freitas Souza, além do presidente da Câmara, Zé Ademar, e dos vereadores Rei, Kerly, Marcio Rodrigues, Marcos Arruda, Val, Cesar Melo e Guigo.