
“Incentivamos a participação dos pais e responsáveis em eventos como este nas escolas, pois melhora a socialização e o rendimento escolar dos alunos. Estes projetos fazem parte da política pedagógica da Semec, para desenvolver a cultura e o aprendizado dos estudantes”, explica a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
No total participaram sete turmas. Cada grupo foi responsável em apresentar um histórico sobre o ritmo escolhido. Os alunos também foram avaliados em coreografia, cenário, expressão rítmica, figurino e maquiagem. “Além de apresentar os talentos que existem dentro da escola, os alunos se envolveram com a pesquisa que realizaram sobre os cantores ou música escolhida. Isto enriquece a cultura local”, destacou a diretora de cultura da Semec, Daniela Beliago, que foi uma das juradas ao lado das professoras Luciana Eloy e Elza Durão.
Para Aparecida Guimarães, diretora da unidade, a integração com a comunidade foi um dos pontos mais importantes da mostra. “O objetivo é valorizar o envolvimento e cooperação com a escola, criando um espaço de crescimento para alunos, professores e pais”, completa Aparecida.
Prêmios para os campeões
A I Mostra de Dança da Escola Municipal Santos Dumont premiou com troféus os três primeiros colocados. A turma 802, que formou dois grupos de dança (A e B) foi a grande campeã. O grupo B apresentou o Hip Hop e levou o troféu de primeiro lugar. Já o grupo A ficou com a segunda colocação com a Dança do Ventre.
A integração também marcou os grupos. Os alunos deficientes auditivos das turmas 502 e 703 formaram uma só coreografia de hip hop, e levaram o troféu de terceiro lugar. “Mais do que qualquer prêmio, o importante foi que todos os alunos se uniram para apresentar o melhor trabalho”, disse o estudante Edson Tavares, do 8º ano.
Todos os concorrentes ganharam certificados e medalhas de participação, e ainda somaram notas para a matéria de educação física no quarto bimestre. “É um momento de diversão, mas também de aprendizado, por isso fará parte da avaliação”, explica o professor de educação física, Alexandre Villela, organizador da mostra.
Evento trouxe mais cultura
Durante as apresentações da I Mostra de Dança da Escola Municipal Santos Dumont, o público também pode apreciar a exposição de maquetes do projeto “Japeri que eu Quero”. Os trabalhos, realizados pelas turmas do 7º ano, apresentaram a visão dos alunos da unidade para o futuro da cidade.
A exposição trouxe maquetes sobre o comércio, o lazer e a cultura. Alunos das turmas de deficientes auditivos apresentaram o projeto para um núcleo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). “Estes trabalhos mostram como os estudantes vêem o crescimento da cidade e como ela poderá parecer no futuro. Esta é apenas uma pequena mostra. Até o final do ano faremos uma grande exposição com os trabalhas desenvolvidos em todas as turmas”, explica a professora de artes Ana Claudia Domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.