sexta-feira, 29 de abril de 2011

Japeri se prepara para implantar conselhos escolares


Diretores das escolas municipais de Japeri e orientadores educacionais e pedagógicos participaram nesta sexta-feira (29/04) de uma oficina de capacitação para a implantação de conselhos escolares. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A oficina, promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), foi realizada por representantes do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
“Esta reunião foi o primeiro passo para a implantação dos conselhos escolares. O próximo será a divulgação e conscientização junto a comunidade escolar. O conselho escolar é fundamental para a integração da comunidade com a escola, o que melhora o processo ensino-aprendizagem, gerando uma gestão democrática e participativa”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
As palestras da oficina de capacitação foram realizadas pelo articulador do Conselho Escolar de Mobilização Social pela Educação, David Francisco Arcênio, e pela implementadora dos conselhos escolares de São João de Meriti e Mesquita, Silma Cleris Rosa de Mendonça, ambos do GAFCE.
“O objetivo deste encontro foi para sensibilizar os gestores em relação a implantação dos conselhos escolares, processo fundamental para a participação da comunidade na melhoria da educação. Japeri tem participado de todas as reuniões da representação do MEC no Rio de Janeiro. O município tem buscado apoio tecnológico, assinou o compromisso "Todos Pela Educação", e vem mostrando bons resultados em planejamento e gestão, o que facilita o repasse de verbas. Japeri está de parabéns”, elogiou David.

O que é Conselho Escolar
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.