segunda-feira, 2 de maio de 2011

MPB é tema de estudo e apresentações em Japeri

Com objetivo de incentivar a pesquisa sobre a Música Popular Brasileira (MPB), a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está realizando um projeto educacional para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na noite de quinta-feira (28/04) foi realizado o primeiro festival de MPB, na Escola Municipal Ary Schiavo.
O festival reuniu canções das décadas de 40, 50 e 60. Além de interpretar as músicas, os alunos apresentaram pesquisa histórica e cultural, fatos marcantes e vestuário da época. “Este projeto é indisciplinar. Este festival servirá para avaliações nas matérias de história, arte, educação física e português. Foi uma maneira descontraída dos alunos aprenderem”, explicou a Secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
Cada turma ficou responsável por uma década. A turma 701 apresentou canções da década de 40. Além de interpretar a música “Ai Que Saudades da Amélia”, composição de Ataulpho Alves e Mário Lago, os alunos ainda fizeram uma apresentação teatral sobre a Amélia que era mulher de verdade.
As músicas da década de 50 ficaram com a turma 702. Os estudantes se vestiram com roupas da época para interpretar e dançar as canções “Eu sei que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Ronda, composição de Paulo Vonzolini e Estúpido Cupido, sucesso na voz de Celly Campello. “Nosso grupo pesquisou a época, a dança, os compositores e tudo relacionado à década de 50. Aprendemos muito. Eu, pessoalmente, gosto de MPB e Bossa Nova. O que nos contagiou foi a liberdade de lançarem a própria moda que foi vivida na época”, completou o aluno Gilberto Galdino, ao lado de seu grupo formado por Marcelo Douglas, Isabel Cristina, Carla Mendes, Monica Natalícia e Catarine Valeska.
Já as turmas 801 e 802 se juntaram para apresentarem canções da década de 60. Os alunos relembraram a Jovem Guarda, com músicas de Roberto Carlos e Wanderléia.
“O objetivo deste projeto foi ensinar os alunos de maneira diferenciada, fugindo do tradicional quadro e giz. Através da música o aprendizado se torna mais prazeroso. Queremos atrair a atenção dos alunos e combater a evasão escolar. A aceitação do projeto foi excelente. Eles adoraram”, completou Marco Antônio Gouvea, coordenador do EJA junto com Sheila Carmo dos Santos.
A diretora da E.M. Ary Schiavo, Leila Verônica da Silva, agradeceu a participação de alunos, professores, pessoal administrativo e de apoio. “Este projeto teve o envolvimento de toda a comunidade escolar. Foi emocionante a dedicação de cada um. Foi um trabalho de equipe, de socialização, e o resultado foi um show maravilhoso que fez o resgate da MPB, estilo tão difícil de conquistar o gosto dos jovens devido a tantas músicas estrangeiras”, acrescentou Leila.
O evento também teve a presença da subsecretária de Educação e Cultura, Zuleika Lima, da diretora de Cultura, Daniela Beliago, da coordenadora pedagógica, Abgail Silva e dos vereadores Kerly Gustavo e Marcos Arruda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.