quarta-feira, 11 de maio de 2011

PREFEITOS DA BAIXADA SE UNEM POR UMA SAÚDE MELHOR



       Prefeitos da Baixada Fluminense se reuniram na última segunda-feira (09/05) em um almoço, na Churrascaria Oásis, para discutirem os principais problemas da região que serão apresentados ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em audiência no próximo dia 12/05, em Brasília.  O prefeito de Japeri Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou do encontro.   

Os prefeitos de São João de Meriti, Sandro Matos, e de Belford Roxo, Alcides Rolim Filho, respectivamente vice-presidente e presidente do Cisbaf, conduziram a reunião. O prefeito Sandro Matos iniciou o encontro informando a recente visita que ele e o prefeito Rolim fizeram ao Ministério da Saúde, solicitando audiência para que todos os prefeitos pudessem apresentar os pleitos da saúde da região.

Após muitos debates sobre as principais demandas regionais, foram definidos três projetos principais. O primeiro deles é a conclusão da obra do Hospital Regional de Queimados, que irá desafogar o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse) e melhorar o atendimento aos municípios vizinhos. O segundo projeto se refere à regionalização dos hospitais municipais que hoje já atendem aos municípios limítrofes, como o Hospital Moacyr do Carmo (Duque de Caxias), o HGNI (Posse) e o Hospital Juscelino kubitschek (Nilópolis). Será solicitado ao ministro recursos para obras de ampliação, equipamentos e aumento do custeio para estas unidades. O terceiro ponto será o maior apoio às UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), com aumento no repasse de recursos de custeio. Esta medida visa fortalecer a manutenção das equipes profissionais para atendimento às urgências.

Segundo Sandro Matos, o Ministério da Saúde ressaltou que a melhoria da saúde passa pela união dos prefeitos, através do Cisbaf. O Ministro da Saúde comprometeu-se ainda a elaborar uma agenda individual com cada prefeito, secretário de Saúde e equipes técnicas do Ministério para tratar de problemas específicos de cada município.

Participaram da reunião, os prefeitos de Itaguaí, Carlos Busatto Junior (Charlinho); de Magé, Anderson Cozzolino; de Mesquita, Arthur Messias; de Nilópolis, Sérgio Sessim; de Nova Iguaçu, Sheila Gama; de Queimados, Max Lemos; de Seropédica, Alcir Martinazzo; e o vice-prefeito de Duque de Caxias, Jorge Amorelli. Também compareceram ao encontro, o secretário de Saúde de Japeri e presidente do Conselho Técnico do Cisbaf, Fabio Stasiaki; os secretários de Saúde de Duque de Caxias, Danilo Gomes; de Itaguaí, Carlos Guimarães Graça; de Magé, Stela Mari Vidal; além da secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, entre outros secretários e técnicos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.