quinta-feira, 16 de junho de 2011

Inclusão social e acessibilidade é assunto de debate em Japeri

Pessoas portadoras de deficiência, moradoras do município de Japeri, participaram nesta quinta-feira (16/06) do I Encontro Municipal sobre Acessibilidade e Inclusão Social. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa foi promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Governo - Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa Portadora de Deficiência (COORDEF-JAP).
O vice-prefeito, Cleber Joaquim de Farias, participou da mesa de abertura do encontro. “A Coordef nasceu no gabinete da vice-prefeitura, e hoje faz parte da secretaria de Governo. Desde o início o prefeito Timor sempre se mostrou preocupado em trazer benefícios para esta parcela da população. Hoje temos vários projetos direcionados para este público”, lembrou Cleber.
Um dos projetos destacados pelo vice-prefeito foi o Banco de Cadeiras de Rodas, que está em fase de estudo, tem como objetivo receber, reformar e doar cadeiras de rodas usadas, além de outros equipamentos. “É importante que os portadores de deficiência do município mantenham seus cadastros atualizados na Coordef, para que possam participar de todas as atividades e projetos da prefeitura. Este cadastro também é importante para a doação de cadeiras de rodas”, explicou Cleber.
Na abertura do encontro os hinos Nacional e de Japeri foram interpretados através de Libras (linguagem dos sinais) pelos alunos da Escola Municipal Santos Dumont.
A iniciativa contou com a participação de diversos setores de apoio às pessoas portadoras de deficiência. Foram debatidos temas como capacitação profissional, direito, assistência social, acesso nos transportes público, segurança, entre outros.
O Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Paulo Roberto Rêgo, lembrou que Japeri será o primeiro município o Estado do Rio de Janeiro a receber o novo modelo de unificação do convênio para o Vale Social, benefício que concede gratuidade a deficientes físicos e portadores de doenças crônicas em ônibus intermunicipais, trem, metrô e barca. “Já estamos em processo de capacitação dos funcionários, e em breve iniciaremos o cadastro para recebimento do benefício”, anunciou Paulo.
O I Encontro Municipal sobre Acessibilidade e Inclusão Social de Japeri contou com o apoio do projeto Lei Seca, e da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O ônibus da Alerj ficou estacionado em frente à Escola Municipal Bernardino de Melo, oferecendo atendimento psicológico e orientações em assistência social e direito.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar, das técnicas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Daniela Beliago (diretora de Cultura) e Heloisa de Oliveira (pedagoga da Coordenadoria de Educação Especial) e da coordenadora do projeto Esporte Adaptado da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Denise Mendes Neves. O coordenador da equipe de conscientização do projeto Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, Vitor Paradiso, também marcou presença. Representantes das secretarias municipais de Governo (SEMUG), e Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), da Sala dos Conselhos, do Conselho Municipal do Idoso, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participaram da exposição dos temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.