sexta-feira, 3 de junho de 2011

Japeri estuda projeto para doação de cadeiras de rodas


A prefeitura de Japeri está elaborando projeto para criação de banco de cadeira de rodas. Além de receber e doar cadeiras novas, a equipe da Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa Portadora de Deficiência (Coordef-Jap) pretende  viabilizar a reforma de cadeiras de rodas usadas, e outros equipamentos. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar inclusão, através da acessibilidade, às pessoas portadoras de deficiência.
A ideia surgiu no dia 5 de maio, durante a entrega de três cadeiras de rodas novas. A doação a moradores da cidade aconteceu no gabinete da vice-prefeitura, com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, e da equipe da Coordef. O doador das cadeiras de rodas não quis se identificar.
“Nosso governo está sempre preocupado em fazer o melhor para toda nossa população, por isso vamos fazer o possível para melhorar a acessibilidade dos cadeirantes. E já temos esta preocupação. Durante as obras de pavimentação de ruas sempre atentamos para a construção de acessos nas calçadas, além de construção de rampas durante as reformas das escolas”, explicou o prefeito Timor.
Luan da Silva Soares, Renato França da Silva e Marcos Antônio Firmino foram os beneficiados com as novas cadeiras de rodas. Luan tem 13 anos, mora no centro de Japeri e tem Paralisia Cerebral. O adolescente estava com a cadeira quebrada, o que dificultava seu acesso às aulas na Escola Municipal Aristides Arruda, unidade próxima a sua casa.
Renato, de 27 anos, morador do morro do Sião, no distrito de Engenheiro Pedreira, e Marcos, 30 anos, do bairro Nova Belém, são atletas do projeto Esporte Adaptado, da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). Renato tem Paraplesia e Marcos sofre e Atrofia Muscular. Ambos, que são presenças constantes nas ações da COORDEF, também estavam com dificuldades de locomoção devido às cadeiras usadas.
“Minha cadeira estava muito velha, com os parafusos ruins e em péssimo estado de conservação. Cheguei a cair uma vez. Agora, com esta nova cadeira, vou ter mais segurança para me locomover”, destacou Renato.
Quem tiver cadeiras de rodas usadas, muletas e andadores que queiram doar podem procurar a Coordef. Os equipamentos serão reformados para doação.
Os interessados no banco de cadeiras de rodas de Japeri já podem se inscrever em um cadastro de espera da Coordef-Jap. É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico constando o tipo de cadeira necessária para a deficiência. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Coordef-Jap fica na Rua Rosária Loureiro, 137, centro de Japeri. Informações pelo telefone 2670-3002.

Mais benefícios para os portadores de necessidades especiais em Japeri
A prefeitura de Japeri, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, está implantando o Vale Social, benefício que concede gratuidade a deficientes físicos e portadores de doenças crônicas em ônibus intermunicipais, trem, metro e barca. O início do cadastramento para recebimento do benefício tem data prevista para 6 de junho.
Japeri será o primeiro município da Baixada Fluminense a receber o Vale Social no novo modelo de unificação dos critérios para concessão da gratuidade. Com o programa, os deficientes físicos e portadores de doenças crônicas de Japeri não precisarão mais utilizar as ambulâncias e outros transportes cedidos pela prefeitura para consultas médicas e tratamentos em hospitais do Estado.
Vale ressaltar que os doentes que não podem se locomover continuarão sendo transportados pela prefeitura. “O veículo que transportava os pacientes para as consultas seguiam um roteiro para atender o maior número de pessoas. Este roteiro fazia com que os pacientes levassem quase o dia inteiro entre a ida a consulta e o retorno para casa. Com este novo benefício eles terão mais liberdade para ir e vir do tratamento”, lembrou Paulo Roberto Affonso Rêgo, secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, órgão que será responsável pelo cadastramento para recebimento do Vale Social em Japeri.
Para receber o Vale Social os moradores de Japeri terão que procurar a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte e preencher uma ficha de inscrição, levando também laudo médico. De acordo com a coordenação do programa, após a verificação dos dados e a marcação de perícia, o benefício é concedido dentro de 30 dias.
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Telefone 2664-1812.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.