terça-feira, 14 de junho de 2011

Começaram em Japeri os jogos da Olimpíada Escolar e Gincana Multicultural

Estão abertas as competições da II Olimpíada Escolar e Gincana Multicultural de Japeri. A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (14/06), na quadra Poliesportiva José Francisco de Oliveira (Quadra do Marabá). O evento teve a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, da Secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz, além de outras autoridades.
O prefeito Timor parabenizou os estudantes. “Estamos diante dos atletas do futuro. Esta olimpíada é um grande incentivo para a prática de esportes. Japeri já possui projetos esportivos, mas queremos melhorar esta realidade. São 19 anos de emancipação, no entanto nenhum outro governante se preocupou com o esporte e com a cultura. Quero buscar, cada vez mais, mais parcerias para o crescimento destas áreas”, destacou Timor.
Timor também anunciou mais investimentos para as escolas municipais. “Estamos reformando e ampliando várias unidades escolares, mas as melhorias não param por aí. Vamos drenar e pavimentar as ruas do entorno das escolas. Também vou reconstruir as escolas Belo Horizonte e Darcílio Ayres de Lima”, completou Timor.
A Secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz,  elogiou o empenho dos estudantes. “Esta olimpíada e a gincana serão especiais, e a disputa será acirrada, pois vi como cada escola se dedicou para fazer o melhor. Parabéns a todos”, disse Míriam.
Para a abertura houve desfile das bandeiras de cada escola. O estudante Thiago Campelo, da Escola Municipal Vila Conceição, representou os estudantes no juramento dos atletas. O desfile da tocha olímpica e o acendimento da pira ficaram por conta dos atletas Carlos Matheus, Cleyson Santos e Hector Oliveira, que representaram o município durante a Copa Danone.
A mesa de abertura da cerimônia contou com a presença da subsecretária de Educação e Cultura, Zuleika de Lima. O secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, e o secretário de Governo, Seny Junior, também marcaram presença.

Veja o calendário das competições
A II Olimpíada Escolar e Gincana Multicultural de Japeri acontecerá nos dias 16, 20, 21, 22, 27 e 28 de junho. Participação alunos das 30 unidades de ensino da rede municipal, da educação infantil ao 9º ano de escolaridade. Este ano os estudantes representarão os estados brasileiros, além do Distrito Federal e o município de Japeri. O objetivo da iniciativa é incentivar a prática de esportes entre os alunos e despertar nos estudantes o interesse em descobrir a história, os costumes e as curiosidades de cada local.
Na Olimpíada Escolar, que acontecerá nos dias 16, 20, 21 e 22, haverá competições nas modalidades de queimado, cabo de guerra, handebol, vôlei, futsal e atletismo, tênis de mesa e xadrez. As competições, acontecerão na quadra do Marabá e no Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra Nova Belém), que fica na Rua Isaías, s/nº, bairro Nova Belém.
Já os alunos da educação infantil participarão de atividades específicas para cada idade. Eles farão um circuito com diversas brincadeiras e jogos. O circuito acontecerá no dia 17 de junho, nas próprias unidades escolares.
Os três primeiros colocados na Olimpíada Escolar ganharão troféus e medalhas.
Na gincana multicultural os estudantes retratarão os estados brasileiros, o Distrito Federal, além do município de Japeri. Cada escola representará um local. Para realizar as tarefas da gincana os alunos realizaram pesquisas sobre a história, cultura e curiosidades de cada local. A pesquisa começou a ser realizada no início de maio.
A final da gincana será realizada em dois dias, sempre a partir das 9h: dia 27 de junho na quadra do Marabá e dia 28 na quadra de Nova Belém. Nos locais as escolas montarão suas barracas com comidas típicas, e apresentarão danças, exposição retratando a história, painel cronológico com fotos marcantes, dramatização de uma história, lenda ou conto, maquete de algum ponto turístico, composição de uma música ou paródia, caracterização de um nativo, além da bandeira de cada local confeccionada pela própria escola.
Serão premiadas com troféus e medalhas as três melhores escolas que somaram maior número de pontos nas tarefas. Também haverá medalha para o melhor grupo de dança típica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.