A empolgação tomou conta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Japeri na noite desta terça-feira (21/06). Os estudantes utilizaram de muita criatividade e talento para as apresentações da etapa final do I Festival de MPB, projeto que tem o objetivo de incentivar a pesquisa sobre a Música Popular Brasileira. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). As apresentações aconteceram na quadra da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
“Cada escola desenvolveu um trabalho lindíssimo, que hoje tivemos o prazer de rever. Ficamos fascinados de ver que a Educação de Jovens e Adultos de Japeri tem vários talentos”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
O projeto do I Festival de MPB de Japeri começou no início do ano letivo. O objetivo era fazer com que os alunos fizessem pesquisa histórica e cultural das décadas de 40, 50 e 60, resultando em apresentações, realizadas em cada escola que possui o EJA, onde os alunos interpretaram músicas, dançaram com roupas de época e também fizeram pequenas encenações sobre as canções.
“Com este projeto observamos a melhoria da auto estima dos alunos, o que resultou em melhoria no comportamento e rendimento escolar, e provocou maior aproximação entre alunos, professores e direção, pois todos se esforçaram, em conjunto, para apresentar o melhor trabalho. Estamos muito felizes com o resultado”, explicou o coordenador d Educação de Jovens e Adultos da SEMEC, Marco Antônio Gouvea.
Os melhores trabalhos apresentados em cada unidade foram selecionados para a etapa final. Desta vez a pesquisa girou em torno das épocas de 40 a 90, sendo cada década para uma escola.
Para retratar os anos 40, os alunos da Escola Municipal Antônio Groppo fizeram um desfile de roupas de época e interpretaram a música “Trem das Onze”. Os estudantes da E.M. Professora Célia Sobreira também arrancaram os gritos do público, depois que uma integrante do grupo entrou montada numa moto para dançar uma música da época de 50.
As demais escolas a se apresentar foram Ary Schiavo (década de 60), Professora Etiene de Souza Oliveira (70), Bernardino de Melo (80) e Duque de Caxias (90).
“Vibramos muito com este trabalho. Aprendemos curiosidades da época e ainda nos divertimos nos ensaios para a apresentação. Sentimos que houve uma maior integração do grupo depois disso”, completou Jurandir Rodrigues Ferreira, de 42 anos, aluno da 8ª fase do EJA na E.M. Bernardino de Melo. Jurandir interpretou Chacrinha durante a apresentação.
O evento contou com a presença do vereador Kerly Gustavo, além de profissionais da Secretaria de Educação e Cultura.
A última apresentação do I Festival de MPB acontecerá no dia 9 de julho com os alunos da EJA na Escola Municipal Santa Terezinha, que fica na Estrada Daniel, s/nº, bairro Santa Terezinha. O festival começará a partir das 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.