Cerca de 25 produtores rurais de Japeri participaram nos dias 7 e 8 de julho do curso Criação de Tilápias. A capacitação, dividida em aulas teórica e prática, aconteceu em um sítio de um produtor rural do bairro Pedra Lisa. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-Rio) e Cooperativa Regional de Piscicultores e Ranicultores do Vale do Macacu e Adjascências.
A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira, explicou o objetivo do curso. “Queremos aumentar o número de criadores de peixes em Japeri. A prefeitura, em parceria com a Emater-Rio, já oferece o projeto de tanques redes (gaiolas) e escavados (lagoas), onde os produtores criam tilápias para seu próprio sustento, melhorando a qualidade de alimentação. Com este curso queremos que os produtores possam aumentar sua produção, enviando também para comercialização”, explicou Michele.
O curso foi ministrado pelo diretor de pesquisa e produção da FIPERJ, Augusto da Costa Pereira. “Sabemos que a aqüicultura (criação de animais aquáticos) está crescendo cerca de 10% em todo o mundo. Isto se deve à estagnação da pesca, em contrapartida ao crescimento da população, criando uma grande demanda. O desenvolvimento da piscicultura como atividade econômica é o futuro. Escolhemos a Tilápia para este curso devido à sua qualidade, baixo teor de gordura e resistência”, completou Augusto.
Os produtores aprenderam várias técnicas, como formação de viveiros, qualidade da água, adubação e fertilização, espécies criadas, manejo zootécnico, sistemas de criação, alimentação, regularização da atividade, tipos de Tilápias, entre outros assuntos.
“Achei este curso uma ótima oportunidade.Tenho duas lagoas em minha propriedade. Já crio alguns peixes para consumo, mas quero aumentar minha produção para vender”, disse José Walter Silva dos Santos, de 45 anos, dono de um sítio no bairro Jaceruba.
O curso também contou com a presença das representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Micheline Leite Marcom Ferreira e Maria Paula Almeida, além de técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP).
Entenda o projeto tanques redes e escavados
A prefeitura de Japeri, em parceria com a Emater e o Rio Sul Consad (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local), oferece, desde 2009, o projeto tanques redes (gaiolas) e escavados (lagoas), onde acontece a criação de Tilápias.Inicialmente foram distribuídos alevinos (filhotes de peixe), ração e gaiolas para a criação em lagoas do município.
O principal objetivo do projeto é promover uma melhoria na qualidade da alimentação das famílias carentes da região e capacitar os proprietários dos sítios, assim como os responsáveis pela utilização dos tanques.
Atualmente o projeto possui dois tanques/redes instalados no bairro Jardim Marajoara, e ainda sete tanques escavados, sendo dois no bairro Pedra Lisa, dois em Jaceruba, um em Vila Laranjal, um na Normandia e o último no bairro Saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.