Os atletas dos projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) da prefeitura de Japeri terão dentista de graça. O atendimento será feito pela equipe da Unidade Móvel Odontológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). As consultas serão realizadas em dois locais. Na segunda-feira (29/08) a unidade estará estacionada no Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra Nova Belém), na Rua Isaías, s/nº, bairro Nova Belém. No dia 1 de setembro o odontomóvel ficará na sede da SEMETULER, na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento será feito pela manhã e à tarde, a partir das 9h. Informações pelo telefone 3691-1851.
“Em parceria com a Secretaria de Saúde já iniciamos o atendimento médico específico para os atletas, com consultas uma vez por semana na sede da SEMETULER. Nosso objetivo agora é facilitar o atendimento odontológico, com consultas uma vez por mês com a equipe do odontomóvel”, explica o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
Atualmente a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer possui cerca de 800 alunos matriculados nos projetos Dez na Bola, Dez na Escola, escolinha de futebol para crianças e adolescentes, Agita Japeri Esporte em Ação, com iniciação esportiva em futsal, basquete, vôlei, handebol e natação, e o Acorda Japeri, projeto direcionado para pessoas com mais de 30 anos, com aulas gratuitas de tai shi shuan, hidroginástica, dança de salão e alongamento.
Saúde bucal levada a sério em Japeri
Para fazer tratamento dentário de graça, os moradores de Japeri contam com diversas iniciativas da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no prédio da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), são realizados cerca de cinco mil atendimentos dentários por mês.
A Secretaria Municipal de Saúde também possui duas vans e um microônibus que foram transformados em consultórios dentários móveis para atendimento à população. Os chamados odontomóveis atende aos projetos Escola Sorrindo e Sorria Japeri.
Atualmente o projeto Escola Sorrindo atende cinco escolas municipais, que funcionam como referência para as comunidades vizinhas. O projeto também é estendido à população. Diariamente são distribuídos 20 números, divididos igualmente entre alunos e moradores. O programa funciona nas seguintes escolas: E.M Santa Terezinha, localizada no bairro de mesmo nome, E.M. Pastor Tasso de Andrade de Oliveira, no bairro Jardim Delamare, E.M. Duque de Caxias, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, E.M. Ary Schiavo, no centro do distrito de Japeri e E.M. Pastor Aristides Arruda, no bairro Nova Belém. Até o final deste ano o projeto deverá atender mais cinco escolas. O objetivo da iniciativa é beneficiar todas as 30 escolas do município, até o final de 2012.
No projeto Sorria Japeri o odontomóvel presta atendimento aos pacientes psiquiátricos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O serviço é realizado uma vez por mês. A população também pode contar com o atendimento gratuito nas ações sociais que são realizadas uma vez por mês em vários bairros.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço gratuito do odontomóvel nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), associações de moradores, igrejas católicas e evangélicas e demais locais. Os interessados devem procurar a SEMUS, que fica na Rua Apucarana, 5, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Outras informações através dos telefones 2664-8963 e 2664-1357.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.