O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou nesta segunda-feira (15/08), do primeiro seminário Visões de Futuro: Potencialidades e Desafios da Baixada Fluminense, realizado pelo Sistema Firjan em sua Representação Regional em Nova Iguaçu. Prefeitos, empresários da região e representantes da sociedade civil discutiram como podem aproveitar as potencialidades, superar os desafios e o que pode ser feito no presente para garantir um futuro promissor da Baixada Fluminense.
O seminário foi dividido em duas etapas. Inicialmente empresários fizeram suas exposições. Em seguida foram os prefeitos que esclareceram o que está sendo feito em cada cidade e deram sugestões para que a região tenha crescimento ordenado, promovendo ações para o desenvolvimento econômico e social. A chegada de grandes investimentos como o Arco Metropolitano e uma base da Petrobrás também foram citados.
“Japeri está crescendo. Temos 23 indústrias se instalando na cidade e outras chegando. Esta procura é graças aos incentivos dado pela administração municipal e pelas melhorias realizadas na cidade. Este encontro é importante para trocar ideias e planejar, com orientação técnica, o que pode ser feito agora para enfrentar o crescimento da região”, destacou Timor.
As condições da Rodovia Presidente Dutra foram destacadas por várias autoridades. “Japeri está numa posição desprivilegiada. Tem a entrada por Queimados e a saída por Seropédica. As condições da Dutra, principalmente, no que se refere à iluminação e sinalização também nos trazem muitos transtornos”, acrescentou Timor.
A última participação no seminário foi do subsecretário de Projetos de Urbanismo do Estado, Vicente Loureiro, que representou o governo do estado do Rio de Janeiro. “A Baixada tem um potencial enorme, mas com grande necessidade de planejamento principalmente sobre a estrutura viária. Precisamos buscar alternativas para a mobilidade nas cidades”, destacou Vicente.
Também participaram do encontro os prefeitos Sheila Gama de Nova Iguaçu, Artur Messias de Mesquita, Sérgio Sessim de Nilópolis, Tarciso Pessoa de Paracambi, Max Lemos de Queimados e Alcir Martinazzo de Seropédica. Além do presidente da Firjan-NI, Carlos Ernane e dos empresários Silvia Coelho (Indústrias Granfino), Marcelo Kaiuca (MultiBloco), Daniel de Jesus (Niely) e Cesár Moreira (Lusimeca), Denis Macedo (secretário municipal de Urbanismo de Japeri) e Antônio Fazendeiro (secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Japeri), entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.