quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Japeri quer implantar política de atenção à saúde da população negra

Com o objetivo de promover saúde com mais qualidade, a prefeitura de Japeri está discutindo a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra, programa criado pelo Ministério da Saúde.
As iniciativas para a implementação do programa no município já começaram. No último dia 21, técnicos da Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG) se reuniram com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
O encontro teve a presença das responsáveis da COPPIR, Vera Nascimento e Fátima Reis, e do secretário municipal de Saúde, Fábio Stasiaki, além de profissionais dos programas Saúde da Família (PSF) e Saúde Coletiva.
“O programa criado pelo Ministério da Saúde tem como principal marca o reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da eqüidade em saúde”, explica Fátima Reis.
“As primeiras ações afirmativas para a implementação do programa em Japeri deverão iniciar ainda neste ano, com a realização de capacitações técnicas com os profissionais dos setores dos programas Sáude da Família e Saúde Coletiva”, completa Vera Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.