terça-feira, 13 de setembro de 2011

Japeri realiza terceira edição dos Jogos Especiais

Cerca de 70 alunos com necessidades especiais das escolas municipais de Japeri participaram nesta terça-feira (13/09) da terceira edição dos Jogos Especiais. As disputas aconteceram no Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra Nova Belém). A ação fez parte da “Semana do Especial”, iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo dos jogos foi promover a integração entre os alunos das classes especiais e inclusos em turmas regulares, além de incentivar a prática de esportes.
A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz, da coordenadora pedagógica, Abgail Silva, da diretora de ensino, Roberta Bailuni, da coordenadora de Educação Especial, Isabel Cristina Martins do Nascimento, do coordenador de Educação Física, Carlos Henrique Barcelos.
“Nosso município tem caminhado na direção certa para a melhoria da qualidade do ensino, investindo em reformas de escolas e na capacitação dos profissionais. Temos muitos alunos talentosos, que precisam apenas de oportunidades. Estes jogos são para incentivar a prática esportiva e para despertar talentos no esporte”, explicou Míriam Paz.
Os jogos tiveram a participação de alunos das classes especiais das escolas municipais Professora Etiene de Souza Oliveira e Frei Maurício Viann, além dos estudantes inclusos nas turmas regulares das escolas municipais Antônio Groppo, Bernardino de Melo, Professora Célia Sobreira, Pedra Lisa, Santos Dumont e Vila Conceição.
Antes das disputas os atletas participaram de aulas de alongamento com corrida. Além de atividades recreativas como bola ao cesto, chute a gol, arremesso de bambolê e cabo de guerra sentado, os alunos participaram de futebol, queimado, corrida e vôlei.
Muitos alunos participaram pela primeira vez dos Jogos Especiais, e não escondiam a alegria, como foi o caso de Fabiane Rodrigues de Oliveira, de 18 anos, e de Thiago Cardoso, de 23 anos, alunos da Escola Municipal Santos Dumont. “É emocionante participar destes jogos. Quero me divertir muito. Vou jogar arremesso de bambolê e o que mais puder”, disse Fabiane.
“É muito legal poder jogar com os amigos”, completou Tiago, um dos primeiros a acertar na bola ao cesto.
Pedro Lucas Honório de Jesus, da E.M. Frei Maurício Viann, Caroline Gomes, da E.M. Vila Conceição, e Ailton Ferreira da Conceição, da E.M. Professora Etiene de Souza Oliveira também foram alguns alunos que participaram pela primeira vez.
No final das disputas todos ganharam medalhas de participação.

Continua programação da Semana do Especial
Ainda em comemoração à Semana do Especial em Japeri, será realizada na quinta-feira (15/09) palestra direcionada a orientadores educacionais e professores das turmas de educação especial do município. O professor Alan Damasceno falará sobre o tema “Avaliação na Perspectiva Inclusiva”. A capacitação acontecerá das 9h às 12h, no auditório a Escola Municipal Ary Schiavo, na Praça Manoel Marques, nº 53, centro do distrito de Japeri.

Investimento na Educação Especial
A prefeitura de Japeri vem investindo na educação dos alunos com necessidades especiais. No total, a rede municipal de ensino possui cerca de 200 alunos nas classes especiais e incluídos nas turmas regulares.
Além de manter salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais Ary Schiavo e Santos Dumont, onde os alunos participam de atividades físicas, música e artesanato, a secretaria de Educação e Cultura possui classes de educação especial nas escolas Professora Etiene de Souza Oliveira, Vereador Dário Lins, Frei Maurício Viann e Pastor Aristides Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.