
A capacitação será oferecida graças a parceria entre a prefeitura, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da
Baixada Fluminense – CISBAF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO e o Ministério da Saúde. “As secretarias municipais de Saúde da Baixada não teriam condições de planejar essa capacitação. Precisamos dos conhecimentos adquiridos no dia a dia desses profissionais e da competência formadora da universidade. Esse foi um exercício coletivo e complexo, iniciado em outubro do ano passado, ocasião da assinatura do convênio, e que agora apresenta seus frutos.”, destacou o presidente do Conselho Técnico do CISBAF e secretário de Saúde de Japeri, Fabio Stasiaki.
O curso, viabilizado com recursos federais, terá carga horária de 360 horas e ocorrerá na modalidade semipresencial, sendo 20% presencial e 80% em ensino a Distância (EAD) por meio da Universidade Aberta do SUS (UNASUS). Inicialmente 300 profissionais serão beneficiados. A quantidade de vagas para cada cidade varia de acordo com o número de habitantes e o percentual de cobertura do Programa Saúde da Família. Trinta
tutores também foram selecionados e treinados pela universidade com a inalidade de orientar os alunos. A certificação será concedida pela UNIRIO e o CISBAF participa da coordenação junto à Universidade.
“O estudo detalhado das patologias prevalentes na Baixada possibilitará tornar o atendimento na atenção básica, ou seja, nos postos de saúde, mais resolutivo, evitando a migração de pacientes para os hospitais ou o agravamento das doenças”, destacou Rosangela Bello, secretária executiva do CISBAF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.