terça-feira, 6 de setembro de 2011

Servidores de Japeri participam de capacitação inovadora


Doze servidores da área de Saúde da Prefeitura de Japeri participaram da aula inaugural da primeira turma do curso de especialização para profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF). A capacitação terá como foco de estudo as condutas clínicas baseadas em evidência nas áreas de Medicina, Odontologia e Enfermagem. A aula aconteceu no sábado (03/09), no auditório do IME – Instituto Militar de Engenharia, na Urca/RJ.
A capacitação será oferecida graças a parceria entre a prefeitura, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da
Baixada Fluminense – CISBAF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO e o Ministério da Saúde. “As secretarias municipais de Saúde da Baixada não teriam condições de planejar essa capacitação. Precisamos dos conhecimentos adquiridos no dia a dia desses profissionais e da competência formadora da universidade. Esse foi um exercício coletivo e complexo, iniciado em outubro do ano passado, ocasião da assinatura do convênio, e que agora apresenta seus frutos.”, destacou o presidente do Conselho Técnico do CISBAF e secretário de Saúde de Japeri, Fabio Stasiaki.

O curso, viabilizado com recursos federais, terá carga horária de 360 horas e ocorrerá na modalidade semipresencial, sendo 20% presencial e 80% em ensino a Distância (EAD) por meio da Universidade Aberta do SUS (UNASUS). Inicialmente 300 profissionais serão beneficiados. A quantidade de vagas para cada cidade varia de acordo com o número de habitantes e o percentual de cobertura do Programa Saúde da Família. Trinta
tutores também foram selecionados e treinados pela universidade com a inalidade de orientar os alunos. A certificação será concedida pela UNIRIO e o CISBAF participa da coordenação junto à Universidade.

“O estudo detalhado das patologias prevalentes na Baixada possibilitará tornar o atendimento na atenção básica, ou seja, nos postos de saúde, mais resolutivo, evitando a migração de pacientes para os hospitais ou o agravamento das doenças”, destacou Rosangela Bello, secretária executiva do CISBAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.