segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Japeri está nas ruas para conscientizar contra a dengue

Com o objetivo de chamar a atenção da população para colaborar na luta contra o mosquito da Dengue, a prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na manhã desta sexta-feira (20/01) a primeira iniciativa do projeto Ação Intensiva de Combate a Dengue. Um verdadeiro exército, formado por guardas de endemias e agentes comunitários de saúde do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), percorreu o bairro Santa Inês, distribuindo panfletos e dando orientações de como evitar criadouros do mosquito, além de recolher lixo que podem acumular água. O trabalho de combate ao mosquito já é feito regularmente.

O secretário municipal de Saúde, Fábio Stasiaki, explicou a iniciativa. “Nosso trabalho tem sido feito, mas é indispensável a conscientização e participação da população”,  destacou Fábio.

Logo pela manhã carros fumacês percorreram o bairro. E para chamar a atenção da população, um carro de som ficou circulando pelas ruas com mensagens lembrando as principais dicas para evitar criadouros do mosquito.

“O prefeito Timor e o secretário Fabio não estão medindo esforços para manter Japeri longe da Dengue. Prova disso são os constantes investimentos, tanto na compra de insumos e equipamentos, quanto na melhoria das condições de trabalho para os profissionais. O resultado disso é que a cobertura de visitas nas casas subiu de 33% para mais de 87%”, explicou o coordenador de Vigilância Sanitária, Josélio Abreu Rosa.

A ação dos guardas de endemias e dos agentes do ESF começou na rua Nilma Fernandes. A dona de casa Agna Aparecida Ramos, de 32 anos, foi uma das primeiras a abrir as portas para os profissionais. Além de ouvir as orientações sobre o combate a dengue, ela também recebeu panfletos sobre como evitar o caramujo africano, entre outras informações. “Achei a ideia ótima, pois é no verão que a Dengue aumenta. Vou seguir as orientações direitinho, pois quero minha família livre desta doença”, disse Agna.

Os guardas elogiaram a dona de casa Márcia Gomes, de 41 anos. A moradora mantém os vasos de plantas com areia, as garrafas, baldes e tonéis de cabeça para baixo, e o quintal livre de lixo que pode acumular água da chuva. “É tão bom quando encontramos moradores que seguem as dicas, pois o combate a dengue deve ser uma ação conjunta e contínua”, elogiou a guarda de endemias, Margareth da Silva Perdigão.

“A dengue mata, por isso é sempre bom prevenir”, ensina Márcia Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.