sexta-feira, 27 de abril de 2012

Japeri capacita 200 profissionais para o Mais Educação

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está promovendo o 1º Curso de Educação Continuada para Monitores do programa Mais Educação. As primeiras oficinas do curso aconteceram nesta quinta-feira (26/04), no auditório da Escola Municipal Bernardo de Melo. Cerca de 200 monitores estão participando do curso.
A secretária de Educação e Cultura, Roberta Bailune, explicou a importância do encontro. “Temos 30 escolas, e mais da metade já oferece atividades no contra-turno. Não estamos medindo esforços para expandir o programa no município. Em breve vamos incluir  mais seis escolas. Os monitores, assim como os demais profissionais das unidades escolares, são muito importantes no processo ensino-aprendizagem. E esta capacitação vai ajudar a aumentar ainda mais a qualidade do ensino no município”, destacou Roberta Bailune.
A mesa de abertura do evento também contou com a presença da diretora de ensino, Rosa de Almeida, da coordenadora pedagógica, Fátima Reis, da coordenadora do Mais Educação, Nadir Andrade, e do vereador Kerly Gustavo.
Monitora da oficina de matemática na Escola Municipal Pastor Aristides Arruda, Terezinha de Jesus elogiou a iniciativa. “Trabalho em outros municípios, e até hoje não tivemos capacitação para o Mais Educação. Japeri está saindo na frente, e está de parabéns pela iniciativa”, disse Terezinha.
Durante o evento houve apresentação das alunas da oficina de balé da Escola Municipal Pastor Tasso de Andrade de Oliveira.

Curso será dividido em dois dias
O 1º Curso de Educação Continuada para Monitores do programa Mais Educação será realizado em dois dias. O curso terá quatro oficinas, em dois horários (manhã e tarde). Cada profissional poderá participar de duas. Nesta quinta-feira, pela manhã, na oficina de Cultura e Arte foi realizada palestra sobre técnicas em contação de histórias. À tarde foi a vez da oficina de Acompanhamento Pedagógico, com palestra sobre letramento e matemática.
Na sexta-feira, pela manhã, será realizada a oficina de Desporto Escolar, Atividades Recreativas e Culturais, com palestras sobre Esporte e Horta Escolar. À tarde haverá oficina de Cultura Digital com palestra de informática.

Mais Educação e Horário integral nas escolas
O projeto Horário Integral foi implantado em 2010, como projeto piloto, em duas escolas municipais: Vila Conceição e Santa Inês. Com o sucesso da iniciativa, a prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura, firmou parceria com o Ministério da Educação para expansão do projeto, através do programa Mais Educação. Com a parceria, 18 escolas municipais começaram a funcionar no programa logo no início de 2011.
O programa Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e as secretarias municipais.
No programa cada unidade escolar escolhe suas atividades extracurriculares. Os estudantes participam de oficinas de música, dança, teatro, artesanato, informática, aulas de xadrez, prática de esportes, horta escolar, sala de leitura, apoio pedagógico e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.