Produtores rurais de Japeri participaram na quinta-feira (12/04) de curso de criação de Tilápias (espécie de peixe). A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-Rio). A capacitação, dividida em aulas teórica e prática, aconteceu em um sítio de um produtor rural do bairro Pedra Lisa, parceiro da prefeitura.
A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira, explicou o objetivo do curso. “Em julho do ano passado realizamos a primeira capacitação com um grupo de produtores. Nosso objetivo é aumentar o número de criadores de peixes em Japeri. A prefeitura, em parceria com a Emater-Rio, já oferece o projeto de tanques redes (gaiolas) e escavados (lagoas), onde os produtores criam tilápias para seu próprio sustento, melhorando a qualidade de alimentação. Com este curso queremos que os produtores possam aumentar sua produção, enviando também para comercialização”, explicou Michele.
O curso foi ministrado pelo gerente de produção de piscicultura, Rodrigo Fróes. Os produtores aprenderam várias técnicas, como manejo dos peixes (alimentação, cultivo, tamanho e peso), formação de viveiros, quantidade e qualidade da água, calagem da água (aumento do PH), adubação orgânica para crescimento de plantas aquáticas, tipos de Tilápias, entre outros assuntos. “O desenvolvimento da piscicultura como atividade econômica é o futuro. Escolhemos a Tilápia para este curso devido à sua qualidade, baixo teor de gordura e resistência”, disse Rodrigo Fróes.
“Japeri tem dois tanques redes e sete escavados. Já foram entregues alevinos juvenis para repovoamento dos tanques, mas nosso objetivo é aumentar o número de tanques escavados para atender mais famílias”, explicou Welby Lara, engenheiro agrônomo do ITERJ.
Nair Pereira da Silva Lemos, 66 anos, proprietária de um sítio em Pedra Lisa, agradeceu pela capacitação. “Este curso me animou a incrementar a minha produção. Foi muito bom”.
O produtor rural Sebastião Ferreira, mais conhecido como Seu Tatão, proprietário do sítio onde foi realizado o curso, agradeceu a parceria. “A prefeitura está fazendo muitas coisas boas para o produtor rural. E nós só temos que dar os parabéns e agradecer pela parceria”, completou Tatão.
O curso também contou com a presença do engenheiro agrônomo da Emater-Rio, Marcio Clemente.
Entenda o projeto tanques redes e escavados
A prefeitura de Japeri, em parceria com a Emater e o Rio Sul Consad (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local), oferece, desde 2009, o projeto tanques redes (gaiolas) e escavados (lagoas), onde acontece a criação de Tilápias. Inicialmente foram distribuídos alevinos (filhotes de peixe), ração e gaiolas para a criação em lagoas do município.
O principal objetivo do projeto é promover uma melhoria na qualidade da alimentação das famílias carentes da região e capacitar os proprietários dos sítios, assim como os responsáveis pela utilização dos tanques.
Atualmente o projeto possui dois tanques/redes instalados no bairro Jardim Marajoara, e ainda sete tanques escavados, sendo dois no bairro Pedra Lisa, dois em Jaceruba, um em Vila Laranjal, um na Normandia e o último no bairro Saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.