Oferecer mais tranqüilidade durante a gestação. Este é o objetivo da Prefeitura de Japeri. Para isso a Secretaria Municipal de Saúde implantou o exame em papel de filtro. O método, importado de Cuba, através do Instituto Vital Brazil (IVB), agiliza diagnósticos em gestantes e bebês, além de baratear os custos.
A tecnologia permite a identificação rápida de doenças infecciosas, como Aids, sífilis, hepatite B, toxoplasmose, além de apontar grupo sanguíneo, fator RH, nível de glicose e hemoglobina, nos primeiros meses da gravidez. “É muito bom saber que podemos contar com serviços de qualidade, para uma gestação mais tranqüila”, destacou Géssica Saleno dos Prazeres, de 27 anos.
O exame está sendo usado como projeto piloto na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), no bairro Mucajá. No entanto, o objetivo é distribuir os exames para todas as unidades de saúde do município. Para melhor atender as pacientes, todas as enfermeiras do programa Estratégia Saúde da Família e os profissionais do Programa Saúde da Mulher participaram do treinamento no Instituto Vital Brazil, em Niterói.
O exame deve ser feito no início da gestação e também no sétimo mês. De acordo com os pesquisadores do Instituto Vital Brasil, em comparação a outros exames, o uso do exame em papel de filtro é mais barato, de fácil manuseio, além do resultado ser mais rápido.
“É importante realizar o exame no início do pré-natal para que a gestante apresente os resultados já na primeira consulta médica. É simples e rápido, além de ajudar na prevenção. Quanto mais cedo detectamos uma doença, melhor o tratamento e as chances de cura”, explica o secretário de saúde, Fábio Stasiaki.
Outro benefício do diagnóstico precoce é evitar a transmissão vertical. “Com resultados mais rápidos para detectar várias doenças, o exame favorece a intervenção precoce e mais eficaz nas transmissões verticais (de mães para filhos). Mulheres aparentemente saudáveis podem apresentar infecções silenciosas, que podem ser passada para o feto durante a gravidez”, completa a coordenadora do Programa Saúde da Mulher em Japeri, Ruth Valentin Doro.
Entenda o exame
O método de coleta de sangue é simples, e não precisa de condições especiais de armazenamento e transporte das amostras. O processo também elimina a necessidade de grandes investimentos em treinamento.
O teste ocorre da seguinte maneira: Coloca-se uma gota de sangue do dedo da paciente no papel de filtro e aplica-se em seguida uma solução específica na amostra. Desta forma, o marcador será processado através de uma reação bioquímica. Para fazer o teste a grávida não precisa estar em jejum.
A tecnologia apresenta uma logística também simples, que diminui os custos de todos os processos desde a coleta até o envio, que pode ser feito com postagem das amostras pelo correio para o laboratório.
Os resultados saem em 10 dias, podendo ser enviados via internet. Apenas as gestantes que tiverem resultados positivos irão se submeter aos testes confirmatórios, eliminando mais custos.
De acordo com o Instituto Vital Brazil, foram comparados os resultados de laboratório dos testes de papel de filtro com o obtido por meio do método tradicional. Os técnicos da unidade afirmaram que o resultado das análises é de expressiva confiabilidade, com eficácia elevada e melhor custo-benefício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.