Continuam em Japeri as campanhas contra o câncer de mama e de colo do útero. Nesta quinta-feira (22/11) foram realizadas palestras na unidade do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), no bairro Guandu. A ação fez parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Lilás, iniciativas que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção através de exames periódicos.
O subsecretário de saúde, Josélio Abreu Rosa, aproveitou o encontro para falar dos avanços na área. “A meta do prefeito Timor é melhorar ainda mais os serviços de saúde. Já avançamos muito com a reforma das unidades de saúde e a implantação e ampliação de vários programas, mas o objetivo é fazer muito mais”, destacou Josélio.
A psicóloga do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Silvana Amaro dos Santos, falou da importância das campanhas. “O primeiro responsável pela morte de mulheres em todo o mundo é o câncer de mama. O segundo é o câncer de útero. E na correria do dia-a-dia muitas vezes as mulheres adiam a realização dos exames, por isso a importância de palestras como estas para alertar e prevenir”, explicou Silvana.
As palestras foram realizadas pela enfermeira da unidade, Thais Cecílio. “Além de falar sobre a importância da realização do exame preventivo e do exame clínico da mama aproveitamos a ocasião para falar sobre doenças sexualmente transmissíveis”, completou Thais.
A moradora Margareth Leonardo da Silva Perdigão aprovou a iniciativa. “Muitas pessoas preferem a medicina curativa e não a preventiva, por isso foi muito bom este alerta”, disse Margareth.
As campanhas contra o câncer de mama e de colo do útero serão realizadas até o final de novembro. A iniciativa é uma ação integrada entre os programas de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e Estratégia Saúde da Família (ESF).
No dia 27 haverá uma nova palestra na unidade do ESF do Guandu, a partir das 8h30. A unidade fica na rua Eclipse, número 21, bairro Guandu.
Até o final do mês as unidades de saúde do município estarão priorizando a realização de exame clínico da mama para solicitação de mamografia, se for o caso, e exame preventivo.O público alvo da campanha são mulheres que ainda não tenham feito os exames este ano. A faixa etária prioritária para exame preventivo é entre 25 a 59 anos, e para o exame clínico da mama de 40 a 69 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.