terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Japeri terá 18 escolas funcionando em horário integral em 2011

Os moradores de Japeri que quiserem matricular seus filhos em escolas com horário integral já podem preparar a documentação. No ano letivo de 2011, 18 das 30 escolas municipais passarão a funcionar das 8h às 17h. Além das aulas regulares, os alunos terão várias atividades extracurriculares em música, dança, teatro, artesanato, informática, aulas de xadrez, prática de esportes, sala de leitura, apoio pedagógico, entre outros. O Calendário de matrículas no município já está aberto.
O projeto Horário Integral foi lançado no início de 2010 pela prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O projeto piloto foi implantado nas escolas municipais Vila Conceição e Santa Inês.
“O Horário Integral é um projeto inovador para a história da educação no município. Não estamos medindo esforços para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas, e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, destaca o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
Para dar continuidade ao projeto Horário Integral, a prefeitura de Japeri firmou parceria com o Ministério da Educação. Dezoito escolas do município foram incluídas no programa Mais Educação, iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Em outubro de 2010, as escolas incluídas no programa Mais Educação passaram por um período de adaptação. Os estudantes tiveram duas horas a mais no horário escolar, que foram preenchidas com atividades escolhidas por cada unidade de ensino.
“O Horário Integral foi muito elogiado por pais, alunos e professores das escolas do projeto piloto. As crianças passam o dia na escola, tendo três refeições, e ainda aprendem atividades extracurriculares. Por esta boa aceitação é que decidimos ampliar o projeto”, explica a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
As escolas municipais que foram beneficiadas com o programa Mais Educação são: Pastor Idalécio, no bairro São Jorge, Pastor Aristides Arruda e Darcílio Ayres Raunhetti, ambos no bairro Nova Belém, Amaralina, no bairro Beira Rio, Ary Schiavo, no centro do distrito de Japeri, Frei Maurício Viann, no bairro Chacrinha, Vila Conceição, no bairro Vila Conceição, Vereador Dário Lins, bairro Cosme e Damião, Governador Leonel de Moura Brizola, no Parque Guandu, Professora Etiene de Souza Oliveira, no bairro São Jorge, Santa Terezinha, no bairro Santa Terezinha, Santos Dumont, no bairro Vila Central, Professora Célia Sobreira, no bairro Jardim William, Jardim Belo Horizonte, no bairro Jardim Belo Horizonte, Bernardino de Melo e Duque de Caxias, ambas do centro do distrito de Japeri, Pastor Tasso de Andrade de Oliveira, no bairro Jardim Delamare, e Professora Celita Rodrigues de Andrade, no bairro Jardim Marajoara.

Matrículas estão abertas
A Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura de Japeri já abriu o período de matrículas para todas as 30 unidades educacionais do município. Serão oferecidas 4.500 novas vagas. Veja o calendário:

Até 17 de dezembro de 2010 – Renovação de matrículas
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

3 a 7 de janeiro de 2011 – Matrículas para a educação especial
Local: Secretaria de Educação e Cultura. Rua Rosária Loureiro, 137, bairro Nova Belém.
Horário: 9h às 17h

10 a 14 de janeiro de 2011 – Período de Transferência de escolas
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

17 a 21 de janeiro de 2011 – Matrículas novas
Local: escolas municipais
Horário: das 9h às 16h nas escolas com ensino regular, e de 9h as 20h, nas unidades que possuem o EJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.