quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diversas atividades gratuitas em ação social em Japeri


Os moradores do bairro Jardim Delamare tiveram nesta quarta-feira (27/04) um dia de atividades e serviços gratuitos. A ação aconteceu na Escola Municipal Pastor Tasso de Andrade de Oliveira. A iniciativa foi uma parceria da prefeitura com o comitê Ação da Cidadania e o Ministério da Saúde.
Os serviços foram divididos por cada órgão responsável. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) cedeu o espaço. Já a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST) ofereceu os serviços de corte de cabelo, manicure, verificação de pressão arterial, auricoloterapia (acupuntura na orelha), ventosaterapia (terapia com ventosas), atendimento psico-pedagógico, orientação sobre Bolsa Família, informações sobre os programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Projovem,teatro de fantoches e pula-pula para as crianças.
Para atrair a atenção do público, os agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil fizeram recreação com as crianças. Logo após foi realizada uma palestra sobre prevenção de acidentes e orientação sobre construções irregulares. “A Defesa Civil busca sempre estar em eventos como este para lembrar os moradores sobre os riscos de acidentes. Também lembramos o número de telefone 199, para qualquer emergência”, completou o secretário de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar.
Técnicos do Ministério da Saúde apresentaram palestra sobre combate a Dengue. Já o comitê Ação da Cidadania ofereceu os serviços de aplicação de flúor, pintura facial e contação de história para as crianças. “Chamamos esta ação social de Dia de Participação Cidadã. É um evento que tem o objetivo de reunir a sociedade e o poder público, dando visibilidade às práticas sociais, proporcionando um dia de cidadania para a família na escola”, explicou Valeska Xavier, coordenadora de ações sociais do comitê Ação da Cidadania, órgão responsável pelo evento.
A dona de casa Luciana da Conceição Rodrigues, de 26 anos, levou seus dois filhos para aproveitar a recreação na ação social. “Eles adoraram. Foi um dia inteiro de brincadeiras. Mas também aproveitei para fazer aplicação de flúor neles. Gostei muito da ideia de trazer estes serviços perto de minha casa”, disse Luciana.
A instrutora de alunos da Escola Municipal Pastor Tasso de Andrade de Oliveira, Marly Machado Mota, de 52 anos, também aproveitou o evento para colocar a saúde em dia. “Fiz auricoloterapia e ventosaterapia para aliviar as minhas dores de coluna. Dizem que este tratamento é ótimo. A minha escola foi muito beneficiada com esta ação. Adorei”, completou Marly.
O evento também teve a parceria da Organização Não Governamental ADR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.