quinta-feira, 28 de abril de 2011

Trabalhadores de Japeri participam de ação de prevenção a saúde

Verificação de pressão arterial e glicose, e consultas em auricoloterapia (acumpuntura na orelha) foram os serviços oferecidos durante ação de prevenção à saúde do trabalhador em Japeri. A ação aconteceu nesta quinta-feira (28/04), na Praça Olavo Bilac, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa realizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), foi em comemoração ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Durante e ação o coordenador de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Josélio Abreu Rosa, destacou os avanços realizados na área. “O programa foi instalado em Japeri, no primeiro ano do governo Timor, em novembro de 2009. De lá para cá tivemos várias conquistas. Compramos equipamentos de proteção para nossa equipe realizar fiscalização nas empresas, melhoramos o sistema de notificações de acidentes de trabalho, o retorno das empresas a cumprir as determinações exigidas teve crescimento, e estamos acima das metas estabelecidas pelo Estado para o setor”, explicou Josélio.
Além de oferecer os serviços gratuitos em prevenção à saúde, durante a ação os técnicos da SEMUS distribuíram informativos com orientações sobre o Programa Saúde do Trabalhador. Os folhetos foram entregues a comerciantes, mototaxistas, motoristas de ônibus, e demais trabalhadores que aproveitaram o atendimento para manter a saúde em dia.
“Esta comemoração é muito importante para que a população conheça o programa, e busque a prevenção contra doenças. É uma data marcante, comemorada em vários municípios para divulgar a saúde do trabalhador”, completou a diretora do programa Saúde do Trabalhador Japeri, Maria da Penha Oliveira.
A ação também teve a participação de Ananias Ferreira Nascimento, diretor da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, órgão responsável pelos municípios de Japeri e Queimados. “Estamos apoiando esta ação para buscar orientar principalmente os motoristas de ônibus. Temos dados que muitos destes profissionais passam mal ao volante devido simplesmente a falta de acompanhamento médico ou exames de prevenção”, lembrou Ananias.
Evaldo Pereira dos Santos, técnico em refrigeração de uma empresa prestadora de serviço na região, aproveitou a ação para manter os exames em dia. “Gostei muito da ideia. Estava passando na praça e em poucos minutos pude ver se minha pressão e a glicose estão boas. Graças a Deus está tudo certo, mas é sempre bom se prevenir. Parabéns à prefeitura pela iniciativa”, disse Evaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.