terça-feira, 19 de abril de 2011

Japeri prepara alunos para criar abelhas



A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), promoveu nesta terça-feira (16/04) aula prática para alunos da oficina de Iniciação à Apicultura. Os estudantes capturaram um enxame de abelhas em uma casa no bairro Santa Inês. A atividade foi a última aula do curso de apicultura, da primeira turma de 2011.
 As abelhas retiradas da casa foram transportadas para o apiário de um sítio da região. “Encerramos o curso com chave de ouro. Foi surpreendente ver tanto mel e tanta abelha. O curso foi maravilhoso. Estou planejando realizar um trabalho acadêmico ou seminário com tudo que aprendi aqui para os alunos da minha faculdade. Agradeço à prefeitura pela oportunidade”, disse Edilene Silva da Costa, 28 anos, moradora do bairro Guandu e estudante de licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), em Paracambi.
A Oficina de Iniciação à Apicultura começou em 2010. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a criação de abelhas melíferas, e a extração e comercialização de mel, cera, pólen, geléia real e própolis, aproveitando o potencial apícola do município devido à exuberância da vegetação. Cerca de 30 alunos já passaram pelo curso, entre produtores rurais, apicultores, estudantes, técnicos na área, entre outros.
Na primeira turma de 2011 participaram 8 alunos, entre eles o estudante técnico em meio ambiente, Cleber Câmara Oliveira, o sitiante Jorge Dias Ribeiro, a professora de 1 a 4ª série e estudante de curso de homeopatia, Ana Elizabeth da Costa Cruz, além de veterinários, apicultores e estudantes. Cada aluno procurou o curso por um motivo diferente.
“Esta oficina será muito importante para complementar o meu curso”, disse Cleber.
“Quero abrir um apiário no sítio que vou comprar em Itaguaí. Pretendo produzir para consumo e também para vender”, destacou Jorge.
 “Com o que aprendi nas aulas da oficina vou concluir um trabalho para meu curso. Estou comparando as semelhanças entre as abelhas e o homem”, completou Ana.

Vagas abertas para novas turmas
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) já está com inscrições abertas para a próxima turma da Oficina de Iniciação à Apicultura (criação de abelhas). Serão oferecidas oito vagas. As aulas, gratuitas, começam em maio.
A oficina é dividida em três aulas, sendo uma teórica e duas práticas. Na aula teórica os alunos aprendem a conhecer os tipos de abelhas e de flores ideais para a produção de mel, equipamentos de segurança, a instalação do apiário, entre outros temas. Nas aulas práticas são ensinadas as técnicas de como manejar o enxame de abelhas, retirar o mel com segurança, limpar a colméia artificial, entre outros assuntos.
O objetivo da oficina é aumentar o número de apicultores no município, acrescentar mais um produto para a comercialização, melhorando a renda dos produtores, e elevar a quantidade e a qualidade da produção agrícola. As abelhas são importantes para a agricultura, pois muitas das árvores frutíferas dependem dos insetos para sua polinização (reprodução das plantas). Algumas vezes colméias artificiais são instaladas perto das plantações (a chamada apicultura migratória) para favorecer a fecundação e, deste modo, contribuir para a obtenção de uma colheita mais rica e abundante.  De acordo com os técnicos da SEMAGMA, esta técnica aumenta em 50% o volume da produção, além de oferecer um fruto de melhor qualidade.
Os interessados na Oficina de Iniciação à Apicultura devem procurar a SEMAGMA, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações através do telefone 2664-5500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.