segunda-feira, 18 de abril de 2011

Recorde de atendimentos na ação comunitária de Japeri


Durante a manhã de sábado (16/04) foram realizados mais de 10 mil atendimentos na primeira edição de 2011 da ação comunitária Prefeitura em Seu Bairro. Foram oferecidos diversos serviços gratuitos à população, na praça Olavo Bilac, no Centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Todas as secretarias municipais se uniram para realizar a iniciativa. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, acompanhou tudo de perto.
“Decidimos fazer esta edição no centro do distrito de Engenheiro Pedreira para beneficiar moradores de vários bairros ao mesmo tempo. O objetivo é atender o maior número de moradores e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura”, explicou o prefeito Timor. A previsão é de que a próxima ação aconteça no centro de Japeri.
Durante a ação o prefeito cumprimentou os moradores, ouviu sugestões, e garantiu que vai trazer mais investimentos para o município. “Podem ter certeza de que vamos fazer o viaduto sobre a linha férrea aqui em Japeri. Estamos fechando parceria para isso. Queremos gerar mais empregos e trazer mais desenvolvimento para nossa cidade. Convidamos as empresas Casas Bahia e Ricardo Eletro para se instalarem no município. Este é um governo de trabalho. E tenham certeza: o melhor está por vir”, completou Timor.

Serviços variados
A procura pelos serviços foi bem diversificada. A população contou com corte de cabelo, manicure, emissão de carteira de trabalho e segunda via da identidade, auricoloterapia (acupuntura na orelha), verificação de pressão arterial e glicose, consultas ao dentista, oficinas de artesanato, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene bucal contendo escova e paste de dente, fisioterapia, testes rápidos de identificação do vírus da Hepatite C, distribuição de preservativos, exposições de artesanato do projeto Escola Aberta e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), distribuição de peixes artesanais, orientações sobre Bolsa Família, IPTU, ISS, Alvará, e informações sobre os diversos programas e serviços da prefeitura, entre outros benefícios.
Voluntários e integrantes do projeto “Guerreiros contra a Dengue”, da Secretaria de Estado de Governo, e guardas de endemias da Secretaria Municipal de Saúde visitaram residências e estabelecimentos comerciais no Centro de Engenheiro Pedreira. O objetivo foi identificar e acabar com focos do Aedes aegypti, além de mobilizar a população para combater o mosquito. Durante o percurso foram distribuídos folhetos informativos e telas para caixas d`água.
“O projeto Prefeitura em Seu Bairro vem crescendo a cada edição. Para isso buscamos trazer mais novidades e serviços. O objetivo é que o morador possa ter vários benefícios em um só lugar. Durante o ano também realizamos mini-ações para alcançar os bairros mais distantes”, explicou o secretário de Ação Social, Adeoclemes Junior.
A dona de casa Maria Salete de Oliveira Moraes, moradora do bairro São Jorge, aproveitou vários serviços durante a ação. “Verifiquei a pressão e tirei a segunda via da identidade, meus filhos cortaram o cabelo, visitaram o dentista, e ainda se divertiram para valer nos brinquedos. Vou aproveitar mais serviços até o final. Adorei tudo. A prefeitura está de parabéns pela organização”, elogiou Salete.
A ação comunitária contou com serviços gratuitos das secretarias municipais de Ação Social e Trabalho (SEMAST), Governo (SEMUG), Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), Defesa Civil (SEMDEC), Educação e Cultura (SEMEC), Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), Fazenda (SEMFA), Saúde (SEMUS), além de apoio da Secretaria de Segurança e Serviços Públicos (SEMUSEG).  O evento também teve o apoio da Fundação Leão XIII, da Secretaria de Estado de Governo e da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE).

Programação cultural e atrações para criançada
A ação comunitária Prefeitura em Seu Bairro teve muitas atrações para as crianças. A garotada pode brincar de graça nos diversos brinquedos infláveis como escorrega de sabão, futebol de sabão e piscina de bolas. No local também foi montado um touro mecânico, totó, pula-pula, piscina de bolinhas e atividades pedagógicas como desenho, pintura facial e teatrinho de fantoches do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Para completar a alegria da criançada foram distribuídos algodão doce e pipoca de graça.
A atração cultural também teve novidades. Artistas de igrejas evangélicas locais fizeram apresentações de música gospel e dança, para animar o público. O palco também contou com show de dança e teatrinho com os integrantes do Projovem Adolescente, além de apresentação de ginástica com o grupo de idosos do projeto Acorda Japeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.