terça-feira, 26 de abril de 2011

Moradores de Japeri participam de campanha de prevenção a Hipertensão e Diabetes

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, a prefeitura de Japeri realizou nesta terça-feira (26/04) uma ação de prevenção para identificar casos da doença. A ação aconteceu simultaneamente em dois locais: Na praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e na Unidade Básica de Saúde de Japeri, na avenida Doutor Arruda Negreiros, s/nº, centro de Japeri.
Além de verificar a pressão arterial, os técnicos do programa Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizaram teste de glicemia nos moradores, para detectar possíveis casos de diabetes.
“Esta ação foi para alertar os moradores sobre a importância de se prevenir sobre estas doenças. Os casos detectados de hipertensão e diabetes serão encaminhados para acompanhamento nos postos de saúde do município”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
O secretário de saúde também destacou os investimentos feitos pela prefeitura no programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), como o aumento da grade de medicamentos, a melhoria do acesso aos remédios nas unidades de saúde, a implantação de dois pólos de atendimento, um em Engenheiro Pedreira e outro em Japeri, e a distribuição gratuita de 150 glicosímetros (aparelho de medir glicose) para os pacientes.
“O prefeito Timor tem se empenhado muito em melhorar a saúde do município. Graças aos investimentos realizados no programa HIPERDIA, conseguimos diminuir em cerca de 35% os casos de internações por infarto ou AVC”, lembrou Fábio.
Durante a ação nos dois locais os profissionais da SEMUS também distribuíram informativos sobre diabetes e hipertensão, e orientaram os moradores sobre os locais de atendimento. “Através de atividades como as de hoje identificamos pessoas que têm a doença, mas não sabem. Estas doenças são silenciosas, por isso é importante a busca constante”, lembrou Lucy Gomes, coordenadora do programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia).
Os moradores aprovaram a idéia. “Descobri que estava com problemas de pressão no mês passado. Agora estou dando mais atenção para o assunto. Aproveitei para verificar também como estava a glicose, pois este final de semana comi muito chocolate. Esta ação aqui na praça foi muito boa. Fui bem atendida, fiz meus exames e já posso ir trabalhar. Agradeço aos organizadores. O prefeito Timor está de parabéns pela atenção que tem dado à saúde e em especial aos idosos”, disse Marli Barbosa , 54 anos, moradora do bairro Mucajá.
Moradores de outros municípios também aproveitaram a iniciativa para manter a saúde em dia. “Estou em Japeri para fazer negócios e aproveitei para ver como está a minha pressão. Ter iniciativas como esta, na praça, facilita muito o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura. Ações como esta mostram o cuidado do poder público com a saúde das pessoas”, elogiou Autil Felipe, de 77 anos, morador de Austin, bairro de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.