quarta-feira, 25 de maio de 2011

Japeri é primeiro município da Baixada a receber programa Vale Social

O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, recebeu nesta terça-feira (24/05) a visita do subsecretário de Estado de Transportes, Sebastião Rodrigues Pinto Neto. O encontro foi para assinatura de convênio para o Vale Social, benefício que concede gratuidade a deficientes físicos e portadores de doenças crônicas em ônibus intermunicipais, trem, metro e barca. 
O Vale Social teve seu projeto piloto implantado na cidade de Duque de Caxias, mas Japeri é o primeiro município da Baixada Fluminense a receber o benefício no novo modelo de unificação dos critérios para concessão da gratuidade.
“Seremos o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber o Renda Melhor, programa do Governo do Estado que aumenta a renda dos usuários do Bolsa Família. Agora estamos sendo contemplados com mais este benefício. A parceria com o Estado tem rendido bons frutos para Japeri. E vou continuar buscando mais parcerias para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito Timor.
Antes da assinatura do convênio, o subsecretário de Estado de Transportes, Sebastião Rodrigues Pinto Neto, elogiou as obras de pavimentação de ruas em Japeri. “A prefeitura está de parabéns. No trajeto para cá passei em alguns bairros, e vi a conservação das ruas. Quando um governo trabalha para atender a população, o resultado logo aparece”, disse Sebastião.
Com o programa Vale Social, os deficientes físicos e portadores de doenças crônicas de Japeri não precisarão mais utilizar as ambulâncias e outros transportes cedidos pela prefeitura para consultas médicas e tratamentos em hospitais do Estado. 
“As pessoas que necessitavam dos transportes da prefeitura levavam quase o dia inteiro entre a ida a consulta e o retorno para casa, pois o veículo seguia um roteiro para atender o maior número de pacientes. Com este novo benefício eles terão mais liberdade para ir e vir do tratamento. Vale ressaltar que os doentes que não podem se locomover continuarão sendo transportados pela prefeitura”, lembrou Paulo Roberto Affonso Rêgo, secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, órgão que será responsável pelo cadastramento para recebimento do Vale Social em Japeri.
De acordo com Dora Nadja, coordenadora do programa Vale Social no Estado, o cadastramento para recebimento do Vale Social tem data prevista para início em 6 de junho. “Antes disso os técnicos da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte de Japeri farão uma semana de capacitação para aprender sobre o vale social, documentação necessária e o correto preenchimento da ficha de cadastro”, explicou Dora.

O que é Vale Social e como receber
O Vale Social é um benefício que garante gratuidade nos ônibus intermunicipais, trem, metro e barca aos deficientes e doentes crônicos em tratamento. Para receber os moradores de Japeri terão que procurar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte e preencher uma ficha de inscrição, levando também laudo médico. De acordo com a coordenação do programa, após a verificação dos dados e a marcação de perícia, o benefício é concedido dentro de 30 dias.
O cadastramento do Vale Social em Japeri tem data prevista para início em 6 de junho. Informações na Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, que fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Telefone 2664-1812.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.