quarta-feira, 18 de maio de 2011

Japeri realiza mais um festival de MPB em escola

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está promovendo um festival de MPB (Música Popular Brasileira) para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na noite de terça-feira (17/05) foi a vez das apresentações dos alunos da Escola Municipal Bernardino de Melo.
Além de incentivar o estudo sobre a Música Popular Brasileira, o 1º Festival de MPB de Japeri tem o objetivo de promover pesquisa histórica e cultural, sobre fatos marcantes, dança e vestuário da época das canções escolhidas pelos alunos. “Este projeto é excelente para atrair a atenção dos alunos. Através da música eles descobrem a história de cada época. É uma boa maneira de ensinar e proporcionar uma maior união de alunos e professores, pois todos participam”, explicou a Secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
O 1º Festival de MPB de Japeri reúne canções das décadas de 40,50 e 60. Além de interpretar as músicas, os alunos dançam com roupas de época e também fazem pequenas encenações sobre as canções.
Na E.M. Bernardino de Melo foram apresentados trabalhos dos alunos da 7ª e 8ª fases do EJA. Cada turma interpretou em média duas canções. Algumas turmas se juntaram para cantar uma mesma música, proporcionando uma maior união entre os estudantes. “Cada aluno e professor se empenhou para fazer bonito nas apresentações. Também sentimos que eles se envolveram muito para buscar a história e a cultura de cada época. Foi maravilhoso. Por isso quero agradecer a todas as turmas pelo empenho, e também à diretora adjunta Michele, às orientadoras Marli e Isabele, e às professoras Vilma, Jacqueline, Jocilene, Sônia e Cristiane pela colaboração”, destacou a diretora da unidade, Elizangela Ferreira de Souza.
A primeira turma a se apresentar foi a 0702 com a música “Atire a Primeira Pedra”. Logo depois os alunos das turmas 0701 e 0801 se juntaram para cantar “Eu Sei que Vou Te Amar”. “Pais Tropical” foi interpretada pelos alunos das turmas 0701 e 0702. “Asa Branca”, “Broto Legal” e “Splish Splash” foram as músicas escolhidas pela turma 0703. Já a turma 704 escolheu as canções “Baião de Dois” e “É Proibido Fumar” para participar do festival.
A turma 0801 também cantou a música “Ai que Saudade da Amélia” e os alunos da turma 0802 escolheram “Garota de Ipanema”. A turma 0803 ficou com as canções “Mar de Rosas” e Sassaricando”. “Trem das Onze” e “Festa de Arromba” foram as músicas interpretadas pelos alunos da turma 804. O festival terminou com “Estúpido Cupido”, que foi interpretada através da união dos alunos das turmas 0704, 0801 e 0802.
“Foi muito bom para todos nós resgatar estas canções que hoje são esquecidas pelo público. Foram bons tempos, com boas músicas que deveriam fazer sucesso até hoje, pois contam história de uma época”, disse Jurandir Rodrigues Ferreira, de 42 anos, aluno na turma 804.
O 1º Festival de MPB da Escola Municipal Bernardino de Melo também contou com a presença dos idealizadores do projeto, Marco Antônio Gouvea e Sheila Carmo dos Santos, ambos coordenadores do EJA, da coordenadora pedagógica da SEMEC, Abgail Alexandre Silva e do vereador Kerly Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.