Os alunos das escolas públicas e particulares de Japeri participaram nesta quinta-feira (26/05) de uma aula de ciências ao vivo, através do projeto Praça da Ciência Itinerante. As atividades aconteceram na Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. A iniciativa foi realizada em parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Além de participar de uma exposição interativa, onde puderam tocar, ouvir, ver, cheirar, e mexer em cada experimento, os visitantes puderam entrar em um planetário inflável que foi montado no local. Os estudantes aprenderam sobre o sistema solar, conheceram aparelhos que antecederam o cinema, experimentaram mecanismos que representaram fenômenos físicos e químicos, entre outras atividades.
“Adorei tudo. Nem sei escolher qual foi a melhor experiência. Ver ciência assim é mais fácil de aprender e não esquecer”, disse Vanessa Barbosa Silva Lima, de 14 anos, aluna do 7º ano de escolaridade da E.M. Bernardino de Melo.
A exposição fez parte do encerramento do curso de formação continuada, realizado pelos professores da rede municipal de ensino na Fundação CECIERJ. A capacitação, que começou no início de março, teve a participação de pelo menos um professor, do 1º ao 5º ano de escolaridade, de cada escola municipal de Japeri, além de professores de ciências do 6º ao 9º ano. O objetivo foi capacitar os profissionais a realizarem atividades práticas voltadas para a ciência, preparando multiplicadores para divulgar a matéria. O curso foi dividido em subtemas, como matemática, física, química, artes, biologia, geologia e sexualidade, todos voltados para a ciência.
“Além dos experimentos da Praça de Ciência Itinerante, fizemos a exposição dos trabalhos realizados pelos professores que participaram do curso. São trabalhos que demonstram como o professores utilizaram o aprendizado dentro de sala de aula, fazendo com que os alunos também se tornassem multiplicadores da ciência”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
Os trabalhos realizados em cada escola foram expostos em forma de fotos, cartazes, maquetes, vídeos, experimentos, explicativos, folders e até em canções.
A coordenadora do projeto Praça da Ciência Itinerante, Oneida Enne, elogiou os resultados. “O aproveitamento de Japeri foi excelente. Vimos que não somente os professores aprenderam uma nova forma de ensinar, utilizando diversos materiais, como também os alunos mostraram, com criatividade , tudo que aprenderam. Este é o principal objetivo do curso, formar multiplicadores para divulgar a ciência”, disse Oneida.
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