terça-feira, 7 de junho de 2011

Japeri ensina estudantes a reciclar lixo


Alunos das escolas municipais de Japeri participaram nesta terça-feira (07/05) de diversas atividades recreativas sobre reutilização de materiais, redução e reciclagem de lixo. A ação, que aconteceu na Associação de Golfe Público, fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, iniciativa promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
“Estamos incentivando a educação ambiental para as crianças, além de atividades para outras faixas etárias. Estes estudantes podem se tornar multiplicadores destas ações, ensinando a amigos e familiares a preservar o meio ambiente”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
As atividades foram promovidas através do projeto Cuidando das Águas, da Ong Onda Verde, instituição que há 10 anos trabalha na preservação, recuperação e educação ambiental. A ação foi dividida em dois momentos. No primeiro os educadores ambientais Luiz Fernandes Pereira Rodrigues, Julio Cesar Wanderley e Pablo Viana ensinaram as crianças a transformar garrafa pet em coletores de óleo de cozinha usado, realizaram um bate-papo descontraído sobre coleta seletiva de lixo, entre outras atividades. No segundo momento o grupo aproveitou para conhecer o campo de golfe, observando a flora e a fauna local.
“O objetivo destas atividades recreativas e práticas é fazer com que as crianças aprendam sobre os três “Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos (lixo), preservando assim o meio ambiente”, explicou Luiz Fernandes.
Além dos alunos das Escolas Municipais Professora Etiene de Souza Oliveira e Vila Conceição, os atletas mirins da Associação de Golfe Público também participaram das atividades.
Alexandro da Costa Tomé, 13 anos, aluno do 5º ano de escolaridade da E.M. Professora Etiene de Souza Oliveira aprovou a iniciativa. “Foi muito legal. Aprendi que temos que cuidar para que o lixo não destrua o meio ambiente”, ensinou Alexandro.
O estudante  Thiago Campelo, 10 anos, aluno da E.M. Vila Conceição, ficou empolgado com as atividades. Thiago foi destaque da escola durante o plantio de mudas de Pau Brasil, outra atividade da Semana do Meio Ambiente que aconteceu na segunda-feira (06/05). “Gosto muito de tudo que envolve a preservação do meio ambiente. Quero aprender para depois passar para meus amigos”, disse Thiago, concentrado nas atividades.
As atividades da Semana do Meio Ambiente continuam até sexta-feira (10/06). Nesta quarta-feira (08/06) os moradores de Japeri poderão participar de uma oficina de confecção de sabão artesanal. O objetivo é formar multiplicadores na atividade, que pode aumentar a renda e contribuir para a preservação do meio ambiente, através da coleta de óleo de cozinha usado. A oficina, gratuita, acontecerá 9h às 12h na Escola Municipal Célia Sobreira, que fica na rua Flack, s/nº, bairro Jardim Willians, distrito de Engenheiro Pedreira.
Na quinta-feira (09/06), acontecerão mais atividades recreativas e educativas do projeto de educação ambiental da Ong Onda Verde. Desta vez participarão alunos de outras escolas municipais.  As atividades acontecerão à partir das 9h na Associação Golfe Público de Japeri, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
Na sexta-feira (10/06) acontece uma das grandes atrações da Semana do Meio Ambiente: a Feira do Produtor Rural, projeto piloto que tem como objetivo oferecer mais uma oportunidade para os agricultores da região venderem seus produtos. A Feira acontecerá das 7h às 13h, na rua Oliver Ramos de Oliveira, esquina com avenida Francisco Antônio Russo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Cerca de 20 produtores do município venderão frutas, legumes e verduras fresquinhas, além do tradicional caldo da cana da região e do delicioso mel caseiro.

Caminhada ecológica para encerrar a programação
Para encerrar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) realizará no dia 16 de julho, a partir das 7h, uma manhã com diversas atividades. A programação terá aulas de tai shi shuam, alongamento, exercícios de relaxamento e uma caminhada ecológica em um dos pontos turísticos mais bonitos do município: O Pico da Coragem. O ponto de partida da caminhada será Sítio do Amarelinho, no bairro Chachinha, onde também acontecerão as atividades.
Para participar da caminhada é preciso preencher uma ficha de inscrição. O atendimento será das 9h às 17h, até o dia 15 de julho. As inscrições podem ser feitas na sede da SEMAGMA, na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. Outro ponto de inscrição será a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), que fica na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Japeri. Informações pelo telefone 2664-5500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.