quarta-feira, 29 de junho de 2011

Japeri incentiva a leitura


Profissionais da Educação Infantil e do 1º ano do ensino fundamental de Japeri participaram nesta quarta-feira (29/06) de uma oficina de capacitação sobre Contação de História. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC).
A oficina, que teve como tema “A Contação de História na Vivência Escolar”, foi dividida em dois horários: manhã e tarde. No total participaram cerca de 90 profissionais. “Buscamos sempre oferecer cursos e oficinas para manter nossos profissionais capacitados e atualizados. Esta é a primeira oficina de contação de história direcionadas para os professores. Também mantemos vários projetos de incentivo à leitura”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
A oficina teve como objetivos sensibilizar os educadores para utilização lúdica e pedagógica das histórias, formar leitores, manter a história viva, estimular o imaginário, valorizar etnias, entre outros. “Contando a história nós estimulamos o lúdico e o maior contato com alunos, incentivando a leitura e escrita. Depois da história os alunos podem produzir textos com o que aprenderam. Até para as crianças que ainda estão aprendendo a ler é importante, pois trabalhamos com a oralidade e incentivamos o bom hábito da leitura”, explicou a coordenadora das Salas de Leitura da SEMEC, Rejane dos Santos.
A oficina foi realizada pelo professor e sociólogo José Antônio Carvalho, o Zeca do Conto, integrante do grupo “E Lá Vai História”. Além de palestra, os profissionais ouviram uma história e aprenderam a confeccionar bonecos utilizando material reciclado, como garrafas pet, embalagens e sobras de panos e aviamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.