Começam nesta terça-feira (14/06), em Japeri, a II Olimpíada Escolar e Gincana Multicultural. A iniciativa é da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec). A abertura das competições acontecerá a partir das 9h, na Quadra Poliesportiva José Francisco de Oliveira (Quadra do Marabá), na Avenida Fleixeira, n° 100, bairro Marabá, distrito de Engenheiro Pedreira. Haverá desfile das delegações e o tradicional acendimento da pira com a tocha olímpica.
A II Olimpíada Escolar e Gincana Multicultural de Japeri acontecerá nos dias 16, 20, 21, 22, 27 e 28 de junho. Participação alunos das 30 unidades de ensino da rede municipal, da educação infantil ao 9º ano de escolaridade. Este ano os estudantes representarão os estados brasileiros, além do Distrito Federal e o município de Japeri. O objetivo da iniciativa é incentivar a prática de esportes entre os alunos e despertar nos estudantes o interesse em descobrir a história, os costumes e as curiosidades de cada local.
Na Olimpíada Escolar, que acontecerá nos dias 16, 20, 21 e 22, haverá competições nas modalidades de queimado, cabo de guerra, handebol, vôlei, futsal e atletismo, tênis de mesa e xadrez. As competições, acontecerão na quadra do Marabá e no Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra Nova Belém), que fica na Rua Isaías, s/nº, bairro Nova Belém.
Já os alunos da educação infantil participarão de atividades específicas para cada idade. Eles farão um circuito com diversas brincadeiras e jogos. O circuito acontecerá no dia 17 de junho, nas próprias unidades escolares.
Os três primeiros colocados na Olimpíada Escolar ganharão troféus e medalhas.
Gincana promoverá os estados brasileiros
Na gincana multicultural os estudantes retratarão os estados brasileiros, o Distrito Federal, além do município de Japeri. Cada escola representará um local. Para realizar as tarefas da gincana os alunos realizaram pesquisas sobre a história, cultura e curiosidades de cada local. A pesquisa começou a ser realizada no início de maio.
A final da gincana será realizada em dois dias, sempre a partir das 9h: dia 27 de junho na quadra do Marabá e dia 28 na quadra de Nova Belém. Nos locais as escolas montarão suas barracas com comidas típicas, e apresentarão danças, exposição retratando a história, painel cronológico com fotos marcantes, dramatização de uma história, lenda ou conto, maquete de algum ponto turístico, composição de uma música ou paródia, caracterização de um nativo, além da bandeira de cada local confeccionada pela própria escola.
Serão premiadas com troféus e medalhas as três melhores escolas que somaram maior número de pontos nas tarefas. Também haverá medalha para o melhor grupo de dança típica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.