segunda-feira, 18 de julho de 2011

Caminhada ecológica de Japeri atrai vários moradores

Cerca de 200 moradores de Japeri participaram no último sábado (16/07) da 1ª Caminhada Ecológica, iniciativa promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA). A ação teve como objetivo conscientizar para a preservação do meio ambiente, promover qualidade em saúde e incentivar a prática de esportes.
Além de fazer parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Caminhada marcou a conquista da lei nº 1.222/2011, de 5 de julho, que transformou o Pico da Coragem em Área de Proteção Ambiental. O local é um dos pontos turísticos mais bonitos de Japeri, onde há uma pista para prática de vôo livre, que atrai turistas e esportistas de todo o Estado. 
“Esta caminhada teve o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de preservar o meio ambiente. A APA foi uma grande conquista, mas precisamos que os moradores nos ajudem a conscientizar os turistas que visitam o Pico da Coragem a não jogar lixo na mata ou nas cachoeiras do local. Também fizemos questão de fazer uma ação para contemplação da natureza e promoção da saúde, através da prática de esportes”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.
A programação contou com diversas atividades, que aconteceram no Sítio do Amarelinho, no bairro Chacrinha. Antes da caminhada os participantes tiveram aulas de alongamento, relaxamento e tai chi chuan, realizadas por professores de educação física das secretarias municipais de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) e Educação e Cultura (SEMEC). O evento também contou com apoio das secretarias municipais de Saúde (SEMUS) e Defesa Civil (SEMDEC).
Todos os participantes da 1ª Caminhada Ecológica ganharam camisa e boné. As crianças também puderam brincar de graça nos brinquedos montados no local.
Cerca de 60 integrantes do Programa Saúde do Idoso acompanharam as atividades. “Achei esta ideia show de bola. Participo de todas as atividades promovidas pela prefeitura para os idosos. E este foi muito bom porque fizemos atividades saudáveis, nesta paisagem linda. Muito bom”, disse José Carlos dos Santos, de 62 anos, que fez parte de um dos grupos mais animados da caminhada, formado por Carlos Alberto Lima (70 anos), Roberto Gomes da Silva (60) e Manoel Bueno Vicente (61).
As mulheres também não ficaram para trás na empolgação, como Lurdite Melo Lopes, de 64 anos, e Inês da Silva e Silva, de 60. “Quem não veio perdeu. Foi a primeira vez que participei de uma caminhada e adorei”, completou Lurdite.
A caminhada foi dividida em etapas, de acordo com as condições físicas de cada participante. A largada foi no Sítio do Amarelinho, passando pela Estrada Ary Schiavo, até a entrada do Pico da Coragem. Algumas pessoas subiram até um trecho. Outras continuaram até a metade do caminho, onde ficam algumas cachoeiras, e cerca de 50 pessoas terminaram o percurso até a rampa de vôo livre. Em cada etapa houve o acompanhamento de professores de educação física.  Uma ambulância da SAMU e uma viatura da Defesa Civil ficaram de plantão na entrada do Pico da Coragem, mas não houve qualquer eventualidade.
No retorno alguns participantes ainda percorreram trechos do Sítio do Amarelinho, onde a bióloga da SEMAGMA, Angélica Aguiar, explicou curiosidades da flora e da fauna do local.
Para repor as energias foram distribuídos, água, frutas e picolé. No final também teve distribuição de panfletos com orientações sobre cuidados com a saúde e alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.