Representantes de diversas instituições participaram nesta segunda-feira (18/07) da 1ª Conferência do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Japeri. A iniciativa teve o apoio da prefeitura. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
O encontro foi uma preparação para a Conferência Regional dos Direitos do Idoso, que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho em Nova Iguaçu, onde serão eleitos os delegados para participação na conferência estadual.
A mesa de abertura contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Japeri, Milca de Oliveira da Silva, e dos demais membros Carlos Augusto Bastos, Maria Cristina Alves de Souza e Célia Geanizelle. Também participaram o presidente da Associação de Moradores do Chacrinha, Joaquim Marçal de Souza e o presidente do Conselho do Idoso de Paracambi, Marcelo Armond Costa.
Na Conferência foi debatido o tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. Também houve palestra sobre “Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e efetivação dos seus Direitos”; e “Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, participar, estar ao alcance e comprometer-se com a defesa dos direitos”.
A aposentada Geny Rogerio de Souza, de 76 anos, moradora do bairro Alecrim, aprovou o encontro. “Gostei muito de participar porque fiquei informada de muitas coisas que tenho direito e não sabia”, explicou Geny.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes de Japeri, Paulo Roberto Affonso Rego, também fez parte da mesa de abertura e aproveitou o encontro para divulgar o cadastramento para o novo Vale Social, benefício que concede gratuidade a deficientes físicos e portadores de doenças crônicas em ônibus municipais, intermunicipais, trem, metro e barca.
“Somos pioneiros na implantação do novo Vale Social, que beneficia diretamente este público. Temos um posto de cadastramento na Secretaria de Segurança, que fica no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e em breve implantaremos outro em Japeri para ampliar o atendimento”, anunciou Paulo.
Depois das palestras houve debate. A mesa também ouviu a opinião do público presente. No final foi feito o encaminhamento das propostas, que serão debatidas na conferência regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.