segunda-feira, 25 de julho de 2011

Japeri discute o SUS em conferência municipal de Saúde

Representantes dos diversos setores da área da saúde se reuniram em Japeri nos dias 22 e 23 de julho para a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, que aconteceu na Escola Municipal Ary Schiavo, foi uma preparação para a Conferência Estadual de Saúde, que deverá acontecer em setembro. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, que participou da mesa de abertura do evento na noite de sexta (22/07), destacou os investimentos realizados na área da saúde. “Estamos priorizando a melhoria da infra-estrutura, com obras de reforma e ampliação das unidades de saúde e também da farmácia popular. Mas estamos fazendo muito mais. Inauguramos o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde são realizados vários atendimentos dentários, tudo de graça. Aumentamos a grade de insumos e medicamentos. Acabamos com mais de 50 km de esgoto a céu aberto, investindo em obras de drenagem e pavimentação, e isso também é contribuir com a saúde. Estes são apenas alguns exemplos, e vamos fazer muito mais”, lembrou Timor.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Stasiaki, falou da importância da conferência e lembrou que em governos anteriores a conferência não foi realizada em todos os anos. “Em 2007 Japeri não teve representação no Estado porque não houve a conferência municipal. Isto não acontece no governo Timor. Trabalhamos em prol da participação popular, pois na conferência é que a população tem vez e voz. Temos um prefeito diferente de todos os outros, pois investe muito na saúde. E o sucesso neste setor também depende da participação de cada um”, disse Fábio.
Charles Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Saúde, coordenou a mesa de abertura. Antes da leitura do regimento da conferência os presentes assistiram uma mensagem em vídeo do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pedindo a participação de todos na Conferência Nacional de Saúde.
A abertura também contou com a participação dos representantes do Conselho Estadual Saúde, Miguel Jorge Gomes de Oliveira, Nereu Lopes e José Augusto da Silva, além do diretor adjunto da E.M. Ary Schiavo, Mauro Cesar Ramos Porto.
No sábado (23/07) houve palestras e debates sobre o tema “Todos usam o SUS: SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, além dos subtemas: “Acesso e Acolhimento com Qualidade, Um desafio para o SUS – Políticas de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e qualidade”; “Participação da comunidade e controle social”; e Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público x Privados, Gestão do Sistema,do Trabalho e da Educação em Saúde).
 No final do encontro foram eleitos os delegados que representarão Japeri na Conferência Estadual de Saúde. Foram oito delegados, sendo quatro pessoas que utilizam o sistema de saúde, dois profissionais e dois gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.