Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) da Prefeitura de Japeri estão realizando palestra sobre prevenção em saúde na fábrica de andaimes Tech Steel Jesiana Indústria e Comércio Ltda. A iniciativa faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da fábrica. A cada dia é realizada uma palestra. Nesta quarta-feira (20/07) o assunto foi o combate à Dengue.
“Em março deste ano os técnicos do Programa Saúde do Trabalhador fizeram uma inspeção na fábrica, daí surgiu a parceria. Na última semana a Secretaria de Saúde realizou campanha de vacinação contra tétano e gripe, e agora várias coordenadorias estão participando desta semana de prevenção em saúde”, explica o coordenador de Vigilância Sanitária e do programa Saúde do Trabalhor, Josélio Abreu Rosa.
Na segunda-feira (18/07) a palestra foi sobre higiene pessoal. Na terça (19/07) os técnicos do programa Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) fizeram uma exposição sobre o Programa de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA). “Estas doenças são silenciosas, por isso fizemos um alerta sobre a importância da prevenção. Além de informativos sobre diabetes, hipertensão, e a importância da alimentação saudável, orientamos sobre os locais de atendimento”, completa Lucy Gomes, coordenadora do programa Hiperdia.
As próximas palestras serão sobre tuberculose e tabagismo, que serão realizadas na quinta-feira, e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS, que acontecerá na sexta-feira. “A parceria com a Tech Steel está sendo muito importante para a saúde destes trabalhadores. Esta foi a primeira empresa, mas a Secretaria de Saúde está à disposição para outras solicitações”, anuncia o secretário municipal de Saúde, Fábio Stasiaki.
O técnico em segurança da Tech Steel, Alexandre Ferreira de Deus, agradeceu a parceria.“Estas palestras serão importantes não somente para o dia-a-dia na empresa, como também para toda a comunidade, pois a maioria dos trabalhadores da fábrica mora na região. É a primeira vez que realizamos esta semana em parceria com a prefeitura, e o apoio está dando muito certo”, completa Alexandre.
A cada dia participam das palestras cerca de 70 funcionários da fábrica. Além de tirar dúvidas sobre cada assunto, são distribuídos orientações sobre saúde.
“Estou participando todos os dias. Aprendi bastante coisas interessantes, principalmente sobre o combate a Dengue, que podemos fazer em casa para ajudar a combater o mosquito. Nós também podemos fazer a nossa parte para manter a saúde em dia”, ensina Evandro Porto Pinto, de 27 anos, auxiliar de ferramentaria da fábrica e morador do bairro Jaceruba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.