quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Japeri entrega mais um posto de saúde reformado

São Sebastião, em Japeri, será o próximo bairro a receber um posto de saúde totalmente reformado. A reinauguração acontecerá no dia 9 de setembro, a partir das 10h. A unidade será o quinto posto de saúde a ser reinaugurado, das 10 unidades que estão sendo reformadas e ampliadas no município. O posto fica na rua Moacir Ferreira, número 14.
Além da reforma geral nos setores de farmácia, administração, vacina, sala de curativos, banheiro, cozinha, recepção, varanda e jardim, com as obras a unidade ganhou mais três consultórios, totalizando cinco. O posto agora tem ar-condicionado em todas as salas, novos equipamentos e mobiliário.
Serviço:
Reinauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro São Sebastião
Dia: 9 de setembro
Horário: 10h
Local: rua Moacir Ferreira, número 14.

Banda de Japeri é premiada em concurso




A banda da Escola Municipal Ary Schiavo, de Japeri, conquistou três prêmios no Concurso de Fanfarras e Bandas de Queimados (CONFABANQ). A banda que tem o nome de Coorporação Musical Professor Amaury (COMUPA) se apresentou pela primeira vez no evento e conquistou o primeiro lugar nas categorias Regente Mor e Regência e foi terceiro colocado na categoria Conjunto. O concurso, aconteceu no domingo (28/08), na praça de eventos de Queimados, e teve a participação de 16 bandas e fanfarras do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A COMUPA é uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). “Este desempenho da banda se deve ao grande apoio de nosso prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor para o desenvolvimento musical de nossos alunos. Estamos muito orgulhosos pela conquista”, destacou a diretora da Escola Municipal Ary Schiavo, Leila Verônica Silva.
Cerca de 80 pessoas, entre integrantes da banda e comissão, fazem parte da Coorporação Musical Professor Amaury. O vencedor na categoria Regente Mor foi Jefferson Fiorentini. O campeão na regência foi o maestro Vinicius Rodrigues de Oliveira.
Confira o calendário das próximas apresentações da COMUPA:
- 17/09 em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo
- 24/09 em Mangaratiba
- 02/10 em Angra dos Reis
- 15/10 em Magé
- 30/10 em São Pedro da Aldeia
- 27/11 em Barra do Piraí
- 04/12 em Silva Jardim

Japeri se prepara para desfile em homenagem à pátria


Cerca de 13 mil alunos de Japeri estão se preparando para participar do Desfile Cívico, que acontecerá na próxima quarta-feira, 7 de setembro. Ao todo participarão 35 escolas, das redes municipal, estadual e particular.  O evento, realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), acontecerá em dois locais. A partir das 8h, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira e a partir das 13h30 no Centro de Japeri.
Já tradicional na cidade, o desfile cívico deste ano terá como tema “Japeri: seu coração bate pelo Brasil inteiro”. Em referência à gincana multicultural e à olimpíada escolar, realizada pela SEMEC em junho, as unidades de ensino apresentarão os costumes e culturas dos estados brasileiros, e também do município de Japeri.
O desfile terá a participação dos agentes mirins da Secretaria Municipal de Defesa Civil, além de apresentações dos alunos das oficinas do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães.
Também haverá a participação de profissionais das secretarias municipais de Saúde (SEMUS), Assistência Social e Trabalho (SEMAST) e Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).
 Confira os endereços dos desfiles:
Engenheiro Pedreira - Rua Francisco Antônio Russo, próximo à Praça Olavo Bilac, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira – a partir das 8h.
Japeri -  Rua Leni Ferreira, no centro de Japeri – a partir das 13h30.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alunas de Japeri são destaque em festival de dança de Nova Iguaçu


Mais uma vez as alunas da oficina de jazz do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães, de Japeri, brilharam no Festival de Dança de Nova Iguaçu. A apresentação aconteceu no domingo (28/08), último dia da programação da 18ª edição do evento, no Top Shopping.  Os dançarinos contaram com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC).
“Os alunos da oficina de jazz estão se destacando em várias apresentações. Temos um grupo que conquistou o terceiro lugar no 38º Fast Dance de Inverno Darcy Porto, que aconteceu em julho no Grajaú Country Club. Nossos dançarinos disputaram com academias e escolas de dança do Rio de Janeiro e de outros estados. Foi uma grande experiência. O objetivo da prefeitura é sempre oferecer cada vez mais opções de cultura e investir no talento de nossos moradores”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
Dois grupos do Centro Cultural se apresentaram no evento, com coreografias da professora de dança da unidade, Danielle Fernandes. O primeiro grupo, formado por 15 meninas e 1 menino, dançaram a coreografia “Ritmo Latino”. O segundo foi o infanto-juvenil (13 a 18 anos) com 10 meninas e 2 meninos. O grupo apresentou a coreografia “Simplesmente Dança”, consagrada no 38º Fast Dance de Inverno Darcy Porto.
“É sempre um prazer para nossos jovens participar de festivais como este, principalmente o Festival de Dança de Nova Iguaçu, que apresenta grupos não somente da Baixada, como também de todo o Estado. Nossos dançarinos apresentaram lindas coreografias que empolgaram o público. Estão todos de parabéns”, completou a diretora de cultura da SEMEC, Daniela Beliago.
Marcos Vinícius Telles Gabillan, de 17 anos, falou da emoção de se apresentar pela primeira vez no festival. “Primeiro ganhamos o título no Fast Dance, e agora tivemos a oportunidade de nos apresentar para um público variado no Top Shopping. Foi muito bom”, disse Marcos.
O 18 º Festival de Dança de Nova Iguaçu começou no dia 24 de agosto, com concurso de dança no Sesc de Nova Iguaçu e apresentações no Top Shopping.

Atletas de Japeri tem atendimento dentário de graça




Começou nesta segunda-feira (29/08) o atendimento odontológico gratuito para os atletas dos projetos esportivos de Japeri. A iniciativa é da prefeitura, através da secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A Unidade Móvel Odontológica, mais conhecida como odontomóvel, ficou estacionada durante todo o dia em frente ao Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra Nova Belém). No total foram realizados 22 atendimentos.
Os atletas aprovaram a iniciativa.“Foi muito boa a ideia deste atendimento exclusivo para nós. Agora poderemos tratar dos dentes sem precisar marcar consultas em outros locais, e ainda melhor, de graça”, disse Wilson Roberto Rodrigues Martins, de 15 anos, atleta do projeto de futebol Dez na Bola, Dez na Escola. Wilson não somente aproveitou a consulta, como também levou seu irmão, Wendel Roberto, para fazer o tratamento. “Não doeu nada, foi tranqüilo”, completou Wendel, de 9 anos, atleta do mesmo projeto.
O secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, acompanhou as primeiras consultas no odontomóvel. “Os moradores de Japeri já contam com atendimento dentário de graça em várias iniciativas da prefeitura. Estas consultas exclusivas para os atletas foram para facilitar e incentivar a saúde bucal. O objetivo do prefeito Timor é sempre oferecer esporte de qualidade. E para isso manter a saúde em dia é muito importante. Já oferecemos atendimento médico específico para os atletas, com consultas uma vez por semana na sede da SEMETULER, e agora estendemos para o tratamento dentário. A meta é melhorar o esporte cada vez mais”, destacou Pelé.
Para os atletas dos projetos esportivos, as consultas no odontomóvel serão divididas em quatro atendimentos, em dois locais diferentes. A próxima acontecerá nesta quinta-feira (01/09) na sede da SEMETULER, na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento será feito pela manhã e à tarde, a partir das 9h. Informações pelo telefone 3691-1851.
Confira o calendário para as próximas consultas:
2º atendimento:
- 03/10 (segunda) – Quadra de Nova Belém - na Rua Isaías, s/nº, bairro Nova Belém.
- 06/10 (quinta) – Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer
3º atendimento:
- 07/11 (segunda) – Quadra de Nova Belém
- 10/11 (quinta) – Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer
4º atendimento:
- 05/12 (segunda) – Quadra de Nova Belém
- 08/12 (quinta) – Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer

Dentista de graça em Japeri
Os moradores de Japeri tem atendimento dentário de graça em diversas iniciativas da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). Uma delas é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no prédio da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), no bairro Mucajá, onde são realizados cerca de cinco mil atendimentos dentários por mês.
A Secretaria Municipal de Saúde também possui duas vans e um microônibus que foram transformados em consultórios dentários móveis para atendimento à população. Os chamados odontomóveis atende aos projetos Escola Sorrindo, para os alunos das escolas municipais e comunidade do entorno, e Sorria Japeri.
No projeto Sorria Japeri o odontomóvel presta atendimento aos pacientes psiquiátricos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O serviço é realizado uma vez por mês. A população também pode contar com o atendimento gratuito nas ações sociais que são realizadas uma vez por mês em vários bairros.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço gratuito do odontomóvel nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), associações de moradores, igrejas católicas e evangélicas e demais locais. Os interessados devem procurar a SEMUS, que fica na Rua Apucarana, 5, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Outras informações através dos telefones 2664-8963 e 2664-1357.

Japeri promove ações para combater o tabagismo


Para promover a conscientização da população e oferecer ajuda às pessoas que sofrem com o tabagismo, a Prefeitura de Japeri, através da secretaria de Saúde (Semus), promoveu várias atividades no “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, comemorado hoje (29/08).  Teve palestra de conscientização e lançamento do tratamento para o tabagismo, na cidade.
“Já está funcionamento o ambulatório para tratamento do tabagismo. É uma grande conquista para Japeri. Poucos municípios oferecem este serviço. As pessoas que querem parar de fumar recebem todo o nosso apoio. O tratamento também conta com profissionais das áreas de psicologia e assistência social”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
Japeri conta agora com um Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT). Para participar basta procurar o setor de programa Saúde Coletiva, que funciona na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Mucajá. As reuniões acontecerão às sextas, entre 9h e 16h. No primeiro mês o encontro será semanal, logo após será quinzenal e mensal, até completar 1 ano de tratamento. Outras informações pelo telefone 2664-7940.
Estudantes da rede municipal de ensino também participaram das atividades contra o tabagismo. “É muito importante não experimentar, pois pode virar vício e causar muitos danos para a nossa vida” disse Íngrines de Sant’ anna da Silva, aluna do oitavo ano do Ensino Fundamental da E.M. Ary Schiavo. 
Entre as atividades realizadas para os estudantes teve apresentação de vídeo informativo, palestra e debate. “Nosso objetivo é visitar toda a rede de ensino para conscientizar crianças, jovens e adolescentes. Estamos apresentando as informações de forma simples, mas mostrando a realidade. Queremos evitar que os jovens sejam seduzidos. O tabagismo é uma doença. A prevenção é o melhor remédio”, destacou Renata Lameira, coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.  

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Japeri promove ações para combater o tabagismo


Para promover a conscientização da população e oferecer ajuda às pessoas que sofrem com o tabagismo, a Prefeitura de Japeri, através da secretaria de Saúde (Semus), promoveu várias atividades no “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, comemorado hoje (29/08).  Teve palestra de conscientização e lançamento do tratamento para o tabagismo, na cidade.
“Já está funcionamento o ambulatório para tratamento do tabagismo. É uma grande conquista para Japeri. Poucos municípios oferecem este serviço. As pessoas que querem parar de fumar recebem todo o nosso apoio. O tratamento também conta com profissionais das áreas de psicologia e assistência social”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Stasiaki.
Japeri conta agora com um Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT). Para participar basta procurar o setor de programa Saúde Coletiva, que funciona na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Mucajá. As reuniões acontecerão às sextas, entre 9h e 16h. No primeiro mês o encontro será semanal, logo após será quinzenal e mensal, até completar 1 ano de tratamento. Outras informações pelo telefone 2664-7940.
Estudantes da rede municipal de ensino também participaram das atividades contra o tabagismo. “É muito importante não experimentar, pois pode virar vício e causar muitos danos para a nossa vida” disse Íngrines de Sant’ anna da Silva, aluna do oitavo ano do Ensino Fundamental da E.M. Ary Schiavo. 
Entre as atividades realizadas para os estudantes teve apresentação de vídeo informativo, palestra e debate. “Nosso objetivo é visitar toda a rede de ensino para conscientizar crianças, jovens e adolescentes. Estamos apresentando as informações de forma simples, mas mostrando a realidade. Queremos evitar que os jovens sejam seduzidos. O tabagismo é uma doença. A prevenção é o melhor remédio”, destacou Renata Lameira, coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.  

Comunidade da Lagoa do Sapo se reúne para agradecer



 
Moradores da Lagoa do Sapo prepararam um café da manhã para agradecer as realizações da prefeitura de Japeri na região. O encontro, qua aconteceu neste sábado (27/08) contou com a participação de líderes comunitários e  secretários municipais. Além do vice-prefeito, Cléber Joaquim de Farias, que representou o prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.  

“Timor não veio porque está muito resfriado, mas estamos aqui para confirmar o compromisso que o nosso governo tem com o povo. Ainda temos muito a fazer, mas estamos comemorando quase 200 ruas asfaltadas em pouco mais de dois anos e meio de administração. Isto representa quase três vezes mais do que foi feito em 20 anos de emancipação do município, que foram apenas 76 ruas” destacou Cléber Joaquim. 

“Japeri ainda é uma cidade bem carente. Mas, com Timor as coisas já melhoraram muito. Eu só tenho a agradecer. Meus filhos estão sendo tratados com respeito, tem uniforme, merenda boa e ensino de qualidade. O bairro espera por mais obras, mas sabemos que se ele ainda foi por falta de condições”, comentou a moradora e dona da casa onde aconteceu a reunião, Sônia Souza Lima.  

Quanto à situação econômica do município o secretário de Fazenda, Jorge Leonardo Bezerra, esclareceu: “Infelizmente perdemos mais de um milhão por mês só com os repasses dos royalties, mas o prefeito Timor está se desdobrando para que o crescimento da cidade não pare. O que ele prometer vocês podem acreditar. Timor é um homem de palavra e que respeita o morador. Ele ama esta cidade e trabalha para o desenvolvimento local”. 

Os moradores também puderam fazer solicitações e sugestões aos representantes da administração municipal. “Um dos problemas mais graves do nosso bairro é o abastecimento de água. A Cedae precisa ouvir as solicitações que o prefeito tem feito por nós”, destacou a vendedora Tânia Silva. 

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Paulo Roberto Rêgo, destacou as realizações da Prefeitura na região. “Não precisamos andar muito para confirmar o que está sendo feito na cidade. Só nesta região podemos comprovar com as obras dos bairros Nova Belém, Chacrinha, Beira Rio e Centro. Isso sem citar as reformas dos postos e escolas” lembrou Paulo. 

Também participaram da confraternização o líder comunitário Osvaldo Belisário Xavier, o Valdão, e o pastor Antônio Fernandes da Silva. Além dos secretários municipais Seny Pereira Júnior, (Governo), Antônio Fazendeiro (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e a presidente do Previ Japeri, Rosilene Ribeiro.  

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Japeri terá dentista de graça para atletas


Os atletas dos projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) da prefeitura de Japeri terão dentista de graça. O atendimento será feito pela equipe da Unidade Móvel Odontológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). As consultas serão realizadas em dois locais. Na segunda-feira (29/08) a unidade estará estacionada no Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra Nova Belém), na Rua Isaías, s/nº, bairro Nova Belém. No dia 1 de setembro o odontomóvel ficará na sede da SEMETULER, na Avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento será feito pela manhã e à tarde, a partir das 9h. Informações pelo telefone 3691-1851.
“Em parceria com a Secretaria de Saúde já iniciamos o atendimento médico específico para os atletas, com consultas uma vez por semana na sede da SEMETULER. Nosso objetivo agora é facilitar o atendimento odontológico, com consultas uma vez por mês com a equipe do odontomóvel”, explica o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
Atualmente a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer possui cerca de 800 alunos matriculados nos projetos Dez na Bola, Dez na Escola, escolinha de futebol para crianças e adolescentes, Agita Japeri Esporte em Ação, com iniciação esportiva em futsal, basquete, vôlei, handebol e natação, e o Acorda Japeri, projeto direcionado para pessoas com mais de 30 anos, com aulas gratuitas de tai shi shuan, hidroginástica, dança de salão e alongamento.

Saúde bucal levada a sério em Japeri
Para fazer tratamento dentário de graça, os moradores de Japeri contam com diversas iniciativas da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no prédio da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), são realizados cerca de cinco mil atendimentos dentários por mês.
A Secretaria Municipal de Saúde também possui duas vans e um microônibus que foram transformados em consultórios dentários móveis para atendimento à população. Os chamados odontomóveis atende aos projetos Escola Sorrindo e Sorria Japeri.
Atualmente o projeto Escola Sorrindo atende cinco escolas municipais, que funcionam como referência para as comunidades vizinhas. O projeto também é estendido à população. Diariamente são distribuídos 20 números, divididos igualmente entre alunos e moradores. O programa funciona nas seguintes escolas: E.M Santa Terezinha, localizada no bairro de mesmo nome, E.M. Pastor Tasso de Andrade de Oliveira, no bairro Jardim Delamare, E.M. Duque de Caxias, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, E.M. Ary Schiavo, no centro do distrito de Japeri e E.M. Pastor Aristides Arruda, no bairro Nova Belém. Até o final deste ano o projeto deverá atender mais cinco escolas. O objetivo da iniciativa é beneficiar todas as 30 escolas do município, até o final de 2012.
No projeto Sorria Japeri o odontomóvel presta atendimento aos pacientes psiquiátricos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O serviço é realizado uma vez por mês. A população também pode contar com o atendimento gratuito nas ações sociais que são realizadas uma vez por mês em vários bairros.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço gratuito do odontomóvel nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), associações de moradores, igrejas católicas e evangélicas e demais locais. Os interessados devem procurar a SEMUS, que fica na Rua Apucarana, 5, centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Outras informações através dos telefones 2664-8963 e 2664-1357.

Japeri recebe prêmio em evento cultural da Baixada

O grupo Sócio-Cultural Código, de Japeri, será agraciado com o Prêmio Baixada 2011. O grupo, que conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), foi vencedor na categoria Artes Cênicas, com a Companhia Código de Artes Cênicas. A premiação deste ano acontecerá nesta sexta-feira (26/08), a partir das 17h, no Teatro Municipal de Itaguaí, que fica na Rua Amélia Louzada, 311, centro.
Formada por jovens artistas da Baixada Fluminense, o Grupo Sócio-Cultural Código é uma associação sem fins lucrativos que mantêm a Cia Código de Artes Cênicas e vários outros projetos para a comunidade, como as oficinas gratuitas de capoeira, desenho e artesanato, o Cine Belém, com exibição de filmes nacionais, e o Tempero Cultural, evento que integra várias formas de arte e expressão.
A Cia Código de Artes Cênicas será uma das 14 agraciadas da 10ª Edição do Prêmio Baixada, iniciativa do Fórum Cultural da Baixada Fluminense. Além da categoria artes cênicas, serão premiadas várias instituições e projetos da região que foram destaques em artes plásticas e populares, artesanato, cidadania, ciência, comunicação, educação, história, imagem, literatura, meio ambiente, música e produção cultural.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alunas de Japeri marcam presença no festival de dança de Nova Iguaçu




A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), incentiva a prática da dança. Alunas da oficina de jazz do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães, de Japeri, se apresentarão no domingo (28/08) no 18º Festival de Dança de Nova Iguaçu. A disputa acontecerá a partir das 14h, no Top Shopping.
A oficina de jazz do Centro Cultural Municipal Luiz Eduardo Maron de Magalhães é dividida por idade. O primeiro grupo, de adolescentes de 11 a 15 anos, irão dançar a coreografia “Ritmo Latino”. No total serão 15 meninas e 1 menino.
Já o grupo infanto-juvenil (13 a 18 anos) terá 10 meninas e 2 meninos, que apresentarão a coreografia “Simplesmente Dança”. O grupo já conquistou o terceiro lugar no 38º Fast Dance de Inverno Darcy Porto. O concurso, que aconteceu no dia 2 de julho no Grajau Coutry Club, teve a participação de academias e escolas de dança do Rio de Janeiro, como o Teatro Municipal, São Paulo e outros estados.
O 18 º Festival de Dança de Nova Iguaçu começou nesta quarta-feira (24/08) e terminará no dia 29. Na programação há  diversas apresentações no Sesc de Nova Iguaçu e no Top Shopping. As alunas de Japeri participarão da programação “Dança no Shopping”.

Japeri prepara educadores para novas tecnologias

Cerca de 80 profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Japeri, iniciaram nesta quarta-feira (24/08) o curso Formação para Novas Tecnologias de Informática. As aulas aconteceram na Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.  A iniciativa faz parte do projeto de capacitação para atuação dos profissionais nos 27 laboratórios de informática instalados nas escolas municipais.O curso, que terá a participação de diretores, orientadores e demais profissionais da SEMEC, durará três meses. A carga horária será dividida em presencial e à distância (por computador). As aulas presenciais acontecerão nos turnos manhã e tarde, uma vez por semana.
“Nossos profissionais já passaram por dois cursos na área tecnológica. Um sobre Educação Digital e outro sobre Elaboração de Projetos. O objetivo é capacitar para atuação nos laboratórios de informática. Atualmente cerca de 80% das escolas municipais possuem salas de informática. Outras três estão sendo implantadas. Nosso objetivo é atender todos os alunos do ensino fundamental no município”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
O curso faz parte do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), do Ministério da Educação.

Japeri reinaugura oitava escola reformada e ampliada


A prefeitura de Japeri está realizando obras em várias escolas municipais. Na sexta-feira (26/08) será reinaugurada a E.M. Pastor Idalécio, a quarta unidade a ser entregue, somente este ano, totalmente reformada e ampliada. A cerimônia acontecerá às 10h, na rua Brasil, s/nº, bairro São Jorge/Lagoa do Sapo.
Com as obras de reforma e ampliação a E.M Pastor Idalécio ganhou cobertura na área externa e laboratório de informática. Além da reforma geral, a unidade ganhou novo telhado.
A unidade é uma das 19 escolas do município que fazem parte do projeto Horário Integral, através do programa Mais Educação. No contraturno escolar os alunos participam de aulas de reforço de português e matemática, percussão, informática e futebol.

Mais escolas em breve
O investimento em obras de reforma e ampliação já chegou a várias escolas. Em pouco mais de dois anos a atual administração já entregou sete unidades reformadas. São elas: Santa Terezinha, Professora Etiene de Souza Oliveira, Santa Amélia, Vila Conceição, Frei Maurício Viann, Bernardino de Melo e Amaralina.
As próximas unidades a serem reinauguradas serão E.M. Manoel Júlio de Amorim e a E.M. Educação Infantil São Jorge, que serão transformadas em creche, além das escolas municipais Dom Adriano Hipólito de Oliveira e Duque de Caxias.
Também estão sendo beneficiadas com obras as escolas Governador Leonel de Moura Brizola, Teófilo Cunha e Pastor Aristides Arruda.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Japeri se prepara para traçar perfil epidemiológico do município




A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu nesta segunda-feira (22/08) o Curso de Qualificação e Sensibilização de Notificação de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. A capacitação aconteceu no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP), no bairro Mucajá. O objetivo do curso foi preparar os profissionais da SEMUS para traçar um perfil epidemiológico do município, através do correto preenchimento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
O Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, além de outros problemas de saúde encontrados na região. Sua utilização permite a realização de um diagnóstico da área, podendo fornecer informações para as possíveis causas dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área.
“Este foi o primeiro curso realizado no município para tirar dúvidas sobre notificação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é capacitar os profissionais para notificar ocorrência de agravos relacionados ao trabalho, para orientar as ações de saúde”, explica o secretário de Saúde, Fabio Stasiaki.
O curso foi ministrado pelo técnico da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Eduardo Santiago. “O objetivo foi plantar esta semente da importância da notificação e do correto preenchimento do SINAN. A partir disso a prefeitura poderá traçar um perfil epidemiológico com mais qualidade”, explicou Eduardo.
Participaram da capacitação profissionais da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, além de agentes do Programa Saúde da Família (PSF).

Final de semana de muito futebol em Japeri




O fim de semana em Japeri foi marcado pelas finais dos campeonatos de futebol feminino e de veteranos. Os jogos aconteceram no sábado (20/08) e no domingo (21/08), respectivamente, nos campos do Vila Central e do Delamare. A equipe do Garra foi a grande vencedora da disputa feminina, e o time do Primavera levou o troféu de primeiro lugar dos veteranos.
O campeonato feminino foi promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). Antes da competição pelo primeiro lugar, os times Nova Geração e Tupi disputaram a terceira colocação. O Nova Geração levou o troféu por 2x1. Já na final o Garra enfrentou o Flamenguinho, vencendo a disputa por 3x1.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, foi cumprimentar os atletas. “É muito bom ver as famílias reunidas para acompanhar estes jogos. O esporte tem este poder de reunir jovens e adultos, promovendo mais saúde e socialização”, destacou Timor.
A competição entre os veteranos foi realizada pela Liga Japeriense de Futebol, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer. A disputa final foi entre os times Primavera e Pedra Lisa. No tempo normal o jogo terminou empatado em 1x1. Nos penalties o Primavera levou a melhor, vencendo por 5x4.
“Estes jogos são realizados para promover lazer e integração entre os atletas e incentivar o esporte. Nestas disputas também são revelados alguns talentos”, explicou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.

Domingo tem mais jogos em Japeri
No próximo final de semana acontecerão mais duas finais de futebol em Japeri. No domingo (28/08) será realizada, às 11h, a finalíssima de Juniores. À tarde, a partir das 13h, haverá a disputa pelo primeiro lugar do futebol amador. Os jogos acontecerão no Campo do Vila Central.

Timor participa de encontro de moradores em agradecimento a obras no município


Cerca de 70 moradores de Japeri participaram no sábado (20/08) de um café da manhã com o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e lideranças comunitárias. O encontro aconteceu no terraço de uma casa na rua Leni Ferreira, no centro de Japeri, uma das 200 ruas do município que estão sendo beneficiadas com asfalto. O encontro foi em agradecimento às obras na cidade.
 “É um privilégio poder estar mais perto dos moradores. Através destes encontros podemos ouvir as sugestões e anseios da população”, disse Timor.
O prefeito falou de outros investimentos no município. “Em dois anos e sete meses de governo já entregamos cerca de 155 ruas pavimentadas, e queremos chegar a 200. Também estamos reformando e ampliando escolas e postos de saúde, além de outros investimentos em diversas áreas. Nosso objetivo é trazer mais desenvolvimento para Japeri. Moro aqui e amo esta cidade, quero assegurar um futuro melhor para a população”, completou Timor.
O encontro contou com diversas lideranças comunitárias e representantes de associações de moradores, como Jonas Cruz, Ivan Ramos, Osmar Pitti, Ailton Santos, Paulo Sergio de Souza, e Antônio Carlos Almeida, além dos pastores Obede Lourenço, da Igreja Assembléia de Deus em Teófilo Cunha, e Eduardo Souza, da Igreja Batista de Nova Belém.
“A aceitação do trabalho do prefeito Timor está sendo muito boa, pois ele está trazendo mais desenvolvimento para nosso município”, destacou Antônio Carlos.
“Timor está fazendo o que nenhum prefeito fez antes. E devido a estes investimentos nossa cidade está crescendo”, completou Jonas Cruz.
Os moradores agradeceram pelas obras na rua Leni Ferreira. “Nasci aqui e hoje tenho orgulho de ser japeriense. Timor é amigo do povo, gente da gente, que conhece nossa cidade e luta por ela”, disse Lila Torres Guimarães.
O encontro contou com a presença dos secretários municipais Seny Junior (Governo), Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil) e Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), dos subsecretários Jorge Leonardo Bezerra (Fazenda), Mirtiça Cunha (Governo) e Jorge Barcellos, o Preto (Esporte, Turismo e Lazer), além do vereador Kerly Gustavo.

Igrejas evangélicas em Japeri comemoram aniversário


O final de semana em Japeri foi de comemorações em homenagem ao aniversário de duas igrejas evangélicas do município: a Presbiteriana da Amaralina e a Metodista. Os eventos contaram com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, secretários municipais e vereadores.
A festa em homenagem aos 20 anos do templo da Igreja Presbiteriana no bairro Amaralina começou na quinta-feira (18) e terminou no domingo (21). Além de cultos de ações de graças, a comemoração contou no sábado (20) com um almoço de confraternização , para membros, convidados e população em geral.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e o vereador Marcos Arruda participaram do almoço e aproveitaram para cumprimentar o pastor Robson Grey pelo trabalho de evangelização desenvolvido no bairro. “Esta igreja está crescendo e trazendo mais bênçãos para os bairros Beira Rio e Amaralina. Estão de parabéns”, disse o prefeito.
Timor também lembrou os investimentos realizados pela prefeitura nos bairros Beira Rio e Amaralina. “Já realizamos obras de drenagem e pavimentação em várias ruas, e ampliamos a Escola Municipal Amaralina, trazendo mais conforto para alunos e professores. Mas nosso objetivo é fazer muito mais. Para isso já estamos com frentes de obras em vários bairros”, completou Timor.
O pastor Robson Grey agradeceu pelas melhorias na rua Bovelin, em frente à igreja, uma das beneficiadas com drenagem e pavimentação no bairro. “Estas obras beneficiaram não somente os membros da igreja, como todos os moradores”, destacou Robson.
A igreja Metodista de Japeri, presidida pelo pastor Joadir Silveira, comemorou nos dias 19, 20 e 21 o aniversário de 9 anos do templo. O evento contou com apresentações de cantores e bandas evangélicas, além de cultos de ações de graças.
O prefeito Timor, o procurador geral do município, Roberto Pontes, a secretária municipal de Administração, Leda Pontes, e o vereador Marcos Arruda participaram do culto de ação de graças no domingo à noite.
Na oportunidade o prefeito anunciou mais obras para a região. “Assim como aconteceu em muitos bairros, em breve realizaremos drenagem e pavimentação em várias ruas do Morro do Orfanato. A população pode aguardar, pois estamos trabalhando para melhorar a cidade”, anunciou Timor.

Japeri terá competição entre ciclistas


Ciclistas de vários locais do Rio de Janeiro estiveram em Japeri, no último sábado (20/08). A visita foi para conhecer as condições da cidade para implantar a prática do Mountain Biking. A prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), está apoiando a iniciativa. O encontro entre os esportistas e autoridades municipais aconteceu no centro do distrito de Engenheiro Pedreira.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, foi dar as boas-vindas aos ciclistas. “Japeri tem uma grande tendência para o ecoturismo e para a prática de esportes radicais. Exemplo disso são as práticas de vôo-livre no Pico da Coragem e de rapel na Pedra Lisa. Todo o tipo de esporte é bem vindo, pois esporte é saúde”, destacou Timor.
O encontro também contou com a participação do vereador Kerly Gustavo, além dos secretários municipais Seny Junior (Governo) e Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), e dos subsecretários Jorge Barcellos (Esporte, Turismo e Lazer), Mirtiça Cunha (Governo) e Jorge Leonardo Bezerra (Fazenda).
Os ciclistas percorreram algumas ruas do município e subiram o Pico da Coragem. “O objetivo deste passeio foi para que eles conhecessem melhor a cidade e os atrativos naturais. O próximo passo será a apresentação do projeto”, completou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
De acordo com os organizadores do encontro, Cristiano Cardoso e Thiago Gomes, o primeiro evento para a prática do Mountain Biking deverá acontecer em janeiro de 2012. “Não sabia que Japeri tem tantos lugares para prática de esportes. Depois deste passeio tivemos a ideia de fazer este evento já em janeiro, com uma a três modalidades: um Downhill de velocidade, com descida atrás do Pico da Coragem. Ganha quem fizer o menor tempo. O XCM, uma maratona com largada na Praça Olavo Bilac até o Pico da Coragem. Ou o Cross-Country ou XCO, que é uma modalidade olímpica”, explicou Cristiano.

Entenda o Mountain Biking e algumas de suas modalidades:
O Mountain Biking é uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. É praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade. É um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência.
Modalidades:
Cross-country ou XCO: É a prova disputada em estradas de terra, que possuem um alto nível de decidas e subidas técnicas com pedras e raízes, geralmente realizadas em 30 a 40 km em percursos técnicos e pesados.
Trip Trail ou Maratona: É o tipo de prova em que o percurso é longo e leva de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo do início da prova. Sendo no mesmo ponto, você só dá uma volta. Tem o nome Trip Trail porque é praticamente uma viagem por trilhas e estradas de terra. Quando o percurso é bem longo, pode ser chamado também de Maratona e chega a levar dois ou até três dias.
Downhill ou DH:  No downhill, o ciclista passa por um percurso em descida, com no máximo algumas poucas retas, precisando passar por terreno bastante irregular, natural ou artificial, comjumps (pontos de salto), gaps (vãos a serem transpostos com ou sem ajuda de rampa) e drops(grandes degraus onde o ciclista se deixa "cair" para transpor), enfrentando situações de bastante risco. Nesse tipo de prova costuma-se usar um capacete full-face (capacete fechado que protege o queixo, parecido com o de motociclismo), joelheira com caneleira e muitas vezes colete e cotoveleira. Os ciclistas descem um a um, com tomada de tempo individual.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Novo horário para reinauguração de escola em Japeri


Os moradores da região da Lagoa do Sapo, em Japeri, vão ganhar na sexta-feira (26/08) uma unidade escolar novinha.  Será reinaugurada a Escola Municipal Pastor Idalécio, que fica na rua Brasil, s/nº, bairro São Jorge. O horário do evento, que aconteceria às 16h, foi antecipado para às 10h.
Com as obras de reforma e ampliação a E.M. Pastor Idalécio ganhou cobertura na área externa e laboratório de informática. Além da reforma geral, a unidade ganhou novo telhado.
A E.M. Pastor Idalécio é uma das 19 escolas do município que fazem parte do projeto Horário Integral, através do programa Mais Educação. No contraturno escolar os alunos participam de aulas de reforço de português e matemática, percussão, informática e futebol.
No total Japeri possui 30 unidades de ensino. O investimento em obras de reforma e ampliação já chegou a várias escolas. Nos dois primeiros anos do governo Timor foram reinauguradas as unidades Santa Terezinha, Professora Etiene de Souza Oliveira, Santa Amélia e Vila Conceição. Para o início do ano letivo de 2011 mais três escolas receberam melhorias: Frei Maurício Viann, Bernardino de Melo e Amaralina, esta última conta com ar condicionado em todas as salas.  
As próximas unidades a serem reinauguradas serão E.M. Manoel Júlio de Amorim e a E.M. Educação Infantil São Jorge, que serão transformadas em creche, além das escolas municipais Dom Adriano Hipólito de Oliveira e Duque de Caxias.
Também estão sendo beneficiadas com obras as escolas Governador Leonel de Moura Brizola, Teófilo Cunha e Pastor Aristides Arruda.

Obras de projeto modelo em Japeri estão quase concluídas


Cerca de 80% das obras nos bairros Alecrim e São Luiz Gonzaga, em Japeri, estão concluídas. Estão em andamento a construção de meio-fio, calçada e terraplanagem para recebimento de asfalto nas ruas 31 de março, 12 de julho e Joaquim Laranjeiras. No entorno do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) já foram colocados blocos para a calçada. As obras fazem parte do Bairro Beleza, projeto pioneiro da prefeitura que está levando um conjunto de benefícios para a população dos dois bairros.
O projeto Bairro Beleza beneficia com obras de drenagem e pavimentação 31 ruas dos bairros Alecrim e São Luiz Gonzaga, totalizando 7.140 metros de asfalto. São elas: rua dos Órgãos, Apalaches, Caparaó, Montes Urais, Andes, Macuco, Kate, Karen, Dedo de Deus, Roberto Bandeira, Maria Alice, Flaque, Mario Antônio, Aloísio Kelly, dos Átomos, dos Prótons, dos Generais, dos Fatores, 31 de março, 12 de julho, Joaquim Laranjeira, Avelino Silva, Beatriz Silva, Sergipe, Tereza de Oliveira, Luiz Gonzaga Tavares, Salvador Tavares, José Vaz, 12 de Dezembro, 29 de Julho e rua dos Complementos.
Através do projeto Bairro Beleza também está sendo construída uma creche com capacidade para 120 crianças, além de quadra poliesportiva com academia a céu aberto. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) está sendo reconstruído.  A unidade terá salas de informática, artesanato e bijuteria, recreação e brinquedoteca, reforço escolar e serviço social, além de auditório, biblioteca e espaço de convivência para os idosos.
"Parece um sonho ver esta região transformada. É um projeto grandioso. A proximidade com o presídio trouxe muitos transtornos para o nosso bairro, só mesmo o prefeito Timor para olhar por esta comunidade", comentou a dona de casa Maria de Lurdes Alves.
O Bairro Beleza é um projeto modelo, que tem o objetivo de estendido para outros bairros. A iniciativa é da prefeitura de Japeri, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PADEM) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).



Cerca de 80% das obras nos bairros Alecrim e São Luiz Gonzaga, em Japeri, estão concluídas. Estão em andamento a construção de meio-fio, calçada e terraplanagem para recebimento de asfalto nas ruas 31 de março, 12 de julho e Joaquim Laranjeiras. No entorno do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) já foram colocados blocos para a calçada. As obras fazem parte do Bairro Beleza, projeto pioneiro da prefeitura que está levando um conjunto de benefícios para a população dos dois bairros.
O projeto Bairro Beleza beneficia com obras de drenagem e pavimentação 31 ruas dos bairros Alecrim e São Luiz Gonzaga, totalizando 7.140 metros de asfalto. São elas: rua dos Órgãos, Apalaches, Caparaó, Montes Urais, Andes, Macuco, Kate, Karen, Dedo de Deus, Roberto Bandeira, Maria Alice, Flaque, Mario Antônio, Aloísio Kelly, dos Átomos, dos Prótons, dos Generais, dos Fatores, 31 de março, 12 de julho, Joaquim Laranjeira, Avelino Silva, Beatriz Silva, Sergipe, Tereza de Oliveira, Luiz Gonzaga Tavares, Salvador Tavares, José Vaz, 12 de Dezembro, 29 de Julho e rua dos Complementos.
Através do projeto Bairro Beleza também está sendo construída uma creche com capacidade para 120 crianças, além de quadra poliesportiva com academia a céu aberto. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) está sendo reconstruído.  A unidade terá salas de informática, artesanato e bijuteria, recreação e brinquedoteca, reforço escolar e serviço social, além de auditório, biblioteca e espaço de convivência para os idosos.
"Parece um sonho ver esta região transformada. É um projeto grandioso. A proximidade com o presídio trouxe muitos transtornos para o nosso bairro, só mesmo o prefeito Timor para olhar por esta comunidade", comentou a dona de casa Maria de Lurdes Alves.
O Bairro Beleza é um projeto modelo, que tem o objetivo de estendido para outros bairros. A iniciativa é da prefeitura de Japeri, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PADEM) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Timor participa de café comunitário promovido pelo Supermarket



O prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou no sábado (20/08) do tradicional café comunitário promovido pelo supermercado Supermarket, do distrito de Engenheiro Pedreira. O encontro também teve a participação de clientes, funcionários, comerciantes, vereadores, secretários e subsecretários.
“Fico feliz com a oportunidade de participar deste encontro, pois moro aqui. Eu e minha família somos cliente deste supermercado há vários anos. Hoje quero agradecer não somente pelo convite, como também aos funcionários e à população pelo apoio que venho recebendo. Nosso objetivo é sempre trazer desenvolvimento para Japeri, e para isso estamos buscando parcerias para o crescimento da cidade e do comércio local”, destacou o prefeito Timor.
O café comunitário do Supermarket é promovido mensalmente. De acordo com os organizadores, o objetivo é agradar os clientes e integrar a população com o supermercado, instalado há mais de 25 anos na cidade. “Foi uma honra para nós receber a visita do prefeito e de seu secretariado, que atenderam prontamente ao nosso convite. O Supermarket quer oferecer sempre o melhor para a população de Japeri, por isso é importante esta integração entre comércio, governo e clientes”, explicou o sub-gerente Abmael Andrade.
Alguns clientes aproveitaram o café para conversar com o prefeito. “Achei excelente a visita. Sempre que posso participo deste encontro, mas desta vez tive a oportunidade de abraçar o prefeito e agradecer por tudo que ele vem fazendo em nossa cidade”, disse a aposentada Maria da Glória Nogueira, de 68 anos, moradora do centro de Engenheiro Pedreira.
“Fiz um trabalho sobre o prefeito Timor em minha escola, e agora tive a oportunidade de conhecê-lo mais de perto. Ele é benção pura. Um prefeito que vem lutando para fazer Japeri crescer. Gostei muito do encontro”, completou Claudia Batista de Souza, de 64 anos, moradora do bairro Santa Terezinha.
O café comunitário do Supermarket também contou com a participação dos secretários municipais Seny Junior (Governo), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), e Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), dos subsecretários Jorge Leonardo Bezerra (Fazenda), Mirtiça Cunha (Governo) e Jorge Barcellos (Esporte, Turismo e Lazer), além do vereador Kerly Gustavo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Inscrições abertas para oficina gratuita de criação de abelhas em Japeri


A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) está com inscrições abertas para a oficina gratuita de Iniciação à Apicultura (criação de abelhas). No total são 10 vagas. As aulas começam no início de setembro.
Os interessados devem procurar a SEMAGMA, que fica na Estrada Vereador Francisco da Costa Filho, s/nº, bairro Santa Inês, distrito de Engenheiro Pedreira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações através do telefone 2664-5500.

Oficina oferece aulas teóricas e práticas
A oficina de Iniciação à Apicultura é dividida em três aulas, sendo uma teórica e duas práticas. A aula teórica acontece no Centro Cultural Luiz Eduardo Maron de Magalhães, na avenida Tancredo Neves, s/n, Mucajá, distrito de Engenheiro Pedreira. Os alunos aprendem a conhecer os tipos de abelhas e de flores ideais para a produção de mel, equipamentos de segurança, a instalação do apiário, entre outros temas.
Já nas aulas práticas são ensinadas as técnicas de como manejar o enxame de abelhas, retirar o mel com segurança, limpar a colméia artificial, entre outros assuntos. As duas aulas acontecem, uma vez por semana, no Sítio Nossa Senhora das Graças, no bairro Normandia, parceiro do projeto.
O objetivo da oficina é aumentar o número de apicultores no município, acrescentar mais um produto para a comercialização, melhorando a renda dos produtores, e elevar a quantidade e a qualidade da produção agrícola. As abelhas são importantes para a agricultura, pois muitas das árvores frutíferas dependem dos insetos para sua polinização (reprodução das plantas). Algumas vezes colméias artificiais são instaladas perto das plantações (a chamada apicultura migratória) para favorecer a fecundação e, deste modo, contribuir para a obtenção de uma colheita mais rica e abundante.  De acordo com os técnicos da SEMAGMA, esta técnica aumenta em 50% o volume da produção, além de oferecer um fruto de melhor qualidade.