Cinema, teatro, música e muita integração com o público. Estes foram os destaques do projeto cultural Cinearte Sarau 2011, realizado na tarde desta quinta-feira (04/08) em Japeri. O espetáculo aconteceu no pátio do CIEP 207 Gilson Amado, no centro de Engenheiro Pedreira. O evento , promovido pela Petrobrás, teve o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
“Agradecemos a Petrobrás por trazer este evento para Japeri. A prefeitura está buscando sempre parcerias como esta para ampliar a cultura no município. E este é o desejo do prefeito Timor, pois a cultura é muito importante para o desenvolvimento do cidadão”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
“Buscamos formar uma platéia diversificada, com alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino, de todas as idades, além do público em geral. O objetivo da prefeitura é sempre levar mais cultura para a população”, completou a diretora de cultura da SEMEC, Daniela Beliago.
A primeira apresentação da noite foi uma esquete com o ator Uelinton Fraga, integrante do grupo cultural Código, que tem o apoio da prefeitura de Japeri. Uelinton fez um mónologo com o personagem Gilbertando Giloso, uma sátira dos cantores Gilberto Gil e Caetano Veloso. “Este personagem fazia parte do espetáculo 5 contra 1, e fez muito sucesso em apresentações, como no festival de esquetes de Nova Iguaçu. Esta parceria com a prefeitura vem ajudando muito a divulgar o nosso trabalho”, explicou Uelinton, que arrancou risos principalmente do público infantil.
Logo em seguida o palco ficou por conta do grupo Tambolelê, de Minas Gerais. Os cantores e percussionistas Santonne Lobato, Giovani Sassa e Marcos Nascimento, além do guitarrista Acauã Rane, trouxeram uma mistura de blues, rock'n roll, funk e black music, inspirados na cultura afro-mineira. Durante o espetáculo houve muita integração com o público.
“Ficaremos duas semanas no Rio de Janeiro. Japeri é a segunda cidade do estado que nos apresentamos, e esta sendo um grande prazer. Este é principal objetivo de nosso espetáculo, levar cultura para todos os lugares”, destacou Santonne.
“Gostei muito da peça, o cantor foi muito engraçado. Tambem gostei de cantar junto com o grupo que tocou os tambores. Foi tudo muito bom”, disse Deane Loureiro, aluna da Escola Municipal Antônio Groppo.
Em um telão inflável de 14x9m que foi montado no local, o publico ainda pode assistir ao longa Lixo Extraordinário. O filme, que foi aclamado pelo público e pela crítica e recebeu vários títulos no ano passado, mostra a trajetória do lixo recolhido no aterro sanitário de Duque de Caxias até ser transformado em arte pelo artista plástico Vik Muniz. Além de vários títulos internacionais, o filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário.
“Achei excelente a idéia do projeto. Todo conhecimento é bem vindo, e o projeto vai contribuir muito para o processo ensino-aprendizagem. Vou colocar o filme em debate em sala de aula com meus alunos”, anunciou o professor de sociologia do CIEP 207 Gilson Amado, Cesar Maleq.
O evento contou com a presença do secretário de Defesa Civil, Antônio Marcos Aguiar, e da subsecretária de Educação e Cultura, Zuleica Lima, além de demais profissionais da SEMEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.