A VII Conferência Municipal de Assistência Social de Japeri, que aconteceu nesta quinta-feira (04/08), no Ciep 207 - Gilson Amado, em Engenheiro Pedreira, reuniu representantes de vários setores da sociedade e autoridades do município, do Estado e de cidades vizinhas. A programação contou com palestras, exposição de eixos, debate e a escolha de delgados.
“É importante que a sociedade participe e ajude a organizar políticas públicas, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado para atender as necessidades da população. O que foi discutido aqui tem o apoio da prefeitura, porque o prefeito Timor apóia e incentiva toda iniciativa que beneficia os moradores de Japeri”, garantiu o vice-prefeito Cléber Joaquim.
Durante o encontro foi feito também um convite para a Conferência Estadual de Assistência Social. “O município está de parabéns pela mobilização. Japeri está se preparando para a Conferência Estadual que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro. É importante a participação de todos”, destacou Maria Aparecida Paranhos, assessora técnica da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que representou o secretário de Estado, Rodrigo Neves, e a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e Superintendente de Proteção Social e Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social, Heloísa Mesquita.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Sidnei Coutinho, destacou as conquistas do município na área. “Temos muitas demandas e também uma longa caminhada até alcançar excelência no atendimento que a população merece. Estamos trabalhando para reverter as condições do município, que é resultado de quase vinte anos de descaso por parte do poder público. Em pouco mais de dois anos foram grandes os avanços. Temos que destacar conquistas como os cursos de Geração de Trabalho e Renda, os projetos que serão implantados para o homem do campo e a construção de cinco novos CRAS”, completou Sidnei.
A Conferência teve palestra com o tema: “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. O debate entre os participantes aconteceu depois da exposição dos quatro eixos: “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS”; “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”; “Fortalecimento da Participação e do Controle Social”; e “A Centralidade do SUAS na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil”. Os oito delegados, que vão representar Japeri na conferência estadual, também foram eleitos. Alunos do Centro Cultural também fizeram uma apresentação musical.
“Nunca participei de um evento como este. O povo, muitas vezes, perde as oportunidades por falta de conhecimento. Aprendi muitas coisas”, finalizou a moradora do bairro Marabá, Marilza Coelho da Silva.
Entre outras autoridades, também participaram da conferência o secretário municipal de Defesa Civil de Japeri, Antônio Marcos Aguiar e os representantes da prefeitura de Nilópolis: Aparecida Maria Pereira da Silva Lopes (secretária municipal de Desenvolvimento Social), Valéria Consuelo Cordeiro (Superintendente de Gestão) e Paulo Trindade ( Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.