quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Japeri discute programa para escolas de campo

A prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), sediou nesta quarta-feira (21/09) o I Encontro dos Técnicos da Baixada Fluminense e Costa Verde do Programa Escola Ativa. O objetivo foi discutir políticas públicas voltadas para a educação nas escolas de campo, reunindo propostas para melhoria do programa na região. As propostas serão encaminhadas para o Ministério da Educação.
“O governo do prefeito Timor está sendo pioneiro nas discussões para a melhoria da educação nas escolas de campo. Isto nunca tinha sido feito antes. Neste encontro vamos trocar experiências, destacando as ações realizadas em cada município, analisar os livros técnicos, e discutir as adaptações do programa para cada região. Nosso objetivo é formar um grupo permanente de discussão do programa”, explicou o coordenador das escolas de campo da SEMEC, José Carlos Batista Ferreira.
O encontro contou com a presença da coordenadora pedagógica da SEMEC, Abgail Alexandre Silva e da bióloga da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), Angélica Aguiar, além de representantes dos municípios de Queimados, Nova Iguaçu, Paracambi, Mangaratiba e Angra dos Reis.

Entenda o programa Escola Ativa
O programa Escola Ativa é uma iniciativa do Ministério da Educação, realizado em parceria com a prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). A iniciativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas (com duas séries em uma mesma turma) nas escolas classificadas como de campo(unidades que possuem em seus projetos políticos pedagógicos atividades voltadas à cultura do bairro, classificado como área rural). Entre as estratégias de melhoria estão a implantação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a capacitação de professores.
Em Japeri o programa está implantado nas escolas municipais Carlos Alberto, Vereador Paulo Félix Saudade e Santo Antônio. O município também possui mais três escolas classificadas como de campo: Santa Amélia, Pedra Lisa e de Educação Infantil Creche Janderson. Apesar destas unidades não terem sido incluídas no programa, a metodologia e prática do Escola Ativa são adotadas em seus planos pedagógicos.
“Através do Escola Ativa estas unidades já receberam equipamentos pelo ProInfo Rural, beneficiando cerca de 600 alunos. A E.M. Carlos Alberto também recebeu uma verba especial o PDDE Campo”, explica a Secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz
Entre as atividades do programa há aulas passeio, pesquisa histórica da origem da comunidade da unidade escolar, informática voltada para a realidade do campo (proinfo rural) e construção de cantinhos da aprendizagem, onde os alunos tem, dentro de sala de aula, locais de pesquisa divididos por área de conhecimento. Também há cantinhos de matemática, português, geografia e história, ciências e beleza e higiene.
Legenda da Foto: Técnicos discutem temas importantes para escola de campo. 
Crédito: Gutemberg Lucinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.