quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Japeri incentiva o turismo e a prática de esportes

Mostrar as belezas naturais de Japeri, promover a consciência e preservação ecológica, incentivar o turismo na região e a prática de esportes. Estes foram alguns dos objetivos da II Caminhada Ecológica promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). A iniciativa aconteceu nesta terça-feira (27/09) em um dos mais belos pontos turísticos e históricos do município: O Pico da Coragem, local de prática de vôo livre e de outras atividades esportivas.
Direcionada a estudantes e convidados, a caminhada teve a participarão de alunos das escolas municipais Ary Schiavo, Bernardino de Melo, Santos Dumont, Santa Amélia e Governador Leonel de Moura Brizola, além de atletas com deficiência auditiva do projeto Esporte Adaptado, da SEMETULER. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
“Os estudantes são bons multiplicadores de idéias, por isso direcionamos a caminhada para este público específico, para que estes possam divulgar a importância deste ponto turístico do município para seus familiares e amigos. Muitos moradores ainda não conhecem o Pico da Coragem, local de muitas belezas naturais com diversos exemplares da fauna e da flora. O prefeito Timor tem muitos projetos para incentivo ao turismo na cidade. O Pico da Coragem atrai diversos visitantes de fora do município, que encontraram aqui um bom local para a prática de vôo de asa delta e parapente”, explicou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé.
Antes da caminhada os estudantes participaram de uma palestra com a chefe de divisão de Turismo da SEMETULER, Helen Santos, que falou sobre a importância do Pico da Coragem para o turismo da região, e da prática da caminhada como aliado para a melhoria da saúde. Os alunos também tiveram uma aula de alongamento realizada pelo professor Vitor Viana, do grupo Aventureiros de Nova Iguaçu.
A iniciativa também contou com o apoio do Clube do Vôo de Japeri e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através dos professores Janaina Nascimento Simões de Souza e Marcos Azevedo Belae, membros do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Ecologia (GEMTE).
“Estamos firmando parceria com a Secretaria de Esportes de Japeri para implantação de alguns projetos. Aproveitamos esta caminhada para divulgar junto aos estudantes o concurso de reportagens de nossa revista Destinos, que vai premiar os melhores textos sobre cada cidade. Para maiores informações basta acessar o sitehttp://r1.ufrrj.br/im/gemte”, anuncia Janaina.
Primeiros a liderar o grupo na caminhada, os estudantes Gabriel Mendes de Souza e Fernando Siqueira Silva, ambos alunos da E.M. Santa Amélia, aprovaram a iniciativa. “Não conhecíamos o Pico da Coragem. Foi bom ver que temos este belo ponto turístico na cidade”, disse Gabriel.
“Além de ter este maior contato com a natureza, também fizemos novos amigos. Foi um bom passeio”, completou Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.