Profissionais de diferentes áreas participaram, na manhã desta segunda-feira (10/10) do workshop sobre Acessibilidade em Japeri. A primeira atividade foi um passeio pelo centro do distrito de Engenheiro Pedreira para simular as dificuldades que os cadeirantes e cegos enfrentam no dia a dia.
“Identificamos a necessidade e buscamos parcerias para colocar Japeri nos padrões de acessibilidade da ABNT. O prefeito Timor está fazendo um governo de melhorias para todos, por isso não vamos medir esforços para atender a esta importante parcela da população”, explicou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Denis Gustavo Macedo.
Japeri será a sexta cidade a ser beneficiada com o projeto "Mobilidade Urbana - Calçada Acessível", realizado pelo Sistema Firjan, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a prefeitura da cidade. “Estamos promovendo a capacitação dos profissionais do município”, comentou o arquiteto da arquiteto regional da ABCP/RJ e coordenador do projeto, Luiz Gustavo Tavares Guimarães.
O projeto tem várias etapas. “Japeri abraçou a oportunidade. Hoje promovemos a parte prática, com a vivência. Amanhã teremos palestra e em seguida será montada uma cartilha explicativa, de acordo com a realidade da cidade. Nosso objetivo é fazer com que este material seja um decreto-lei, para ser seguido por outros municípios. Será um benefício muito grande para os portadores de deficiências, idosos e gestantes”, acrescentou a assistente administrativa da Firjan, Luciane Santos.
A conscientização da população também é importante. “Foi uma experiência muito construtiva. Tive muitas ideias de vou sugerir, na elaboração da cartilha. O pior foi o olhar de discriminação das pessoas enquanto eu simulava a experiência de ser cadeirante. Parecia que eu era um ser estranho”, destacou a estagiária de edificações da secretaria de Obras e Serviços Públicos, Elaine da Costa. “Vamos promover também campanhas de conscientização para incentivar a população a colaborar com o portador de deficiência. Japeri tem um povo tão acolhedor. Acredito que a proposta será bem aceita” disse o secretário Denis.
Também participaram das atividades do primeiro dia do workshop sobre Acessibilidade em Japeri representantes da secretarias municipais de Governo, Assistência Social e Trabalho, Agricultura e Meio Ambiente, Segurança Pública, Trânsito e Transportes e Defesa Civil.
Nesta terça-feira (11/10), das 9h às 17h, acontecerá a ministração teórica sobre a vivência. A palestrante será a arquiteta Regina Cohen - Coordenadora do Núcleo Pró-acesso da UFRJ. O encontro acontecerá no auditório da E.M. Bernardino de Melo, que fica na estrada Santo Antônio, s/nº, Centro – Eng. Pedreira.
Conhecendo o projeto
O programa “Mobilidade Urbana - Calçada Acessível" teve início em 2010 e tem como finalidade aprimorar o conhecimento das equipes técnicas e trocar experiências sobre acessibilidade, tendo como objetivo a padronização e a qualidade das calçadas.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e conta com o apoio do Ministério das Cidades, o Ministério Público, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Sinduscon-Rio, Bloco Brasil e o Núcleo Pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) e das prefeituras de Japeri, Mangaratiba, Seropédica, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Itaguaí e Paracambi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.