Promover a capoeira como patrimônio cultural brasileiro. Este foi o objetivo do 6º Encontro Interestadual de Capoeira do Mestre Sucuri, iniciativa que teve o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER). O Encontro aconteceu neste domingo (09/10) no CIEP 207 Gilson Amado, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Participaram grupos de diversos locais do Rio de Janeiro, além de São Paulo e Minas Gerais.
O Secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Carlos Alberto Loroza, o Pelé, deu as boas vindas aos capoeiristas. “É com grande satisfação que apoiamos este encontro da capoeira, patrimônio da cultura nacional. A prefeitura de Japeri está sempre de portas abertas para promover o esporte. Já temos diversos locais, como quadras esportivas e escolas municipais, onde nossos moradores podem aprender a prática da capoeira de graça. Mas o prefeito Timor pretende investir mais nesta área", anuncia Pelé.
Marcelo Capoeira, ou Mestre Sucuri, presidente do grupo Global Rio Capoeira e diretor de Esportes e Turismo da SEMETULER, agradeceu o apoio. “Sou cidadão japeriense. Vários moradores já foram meus alunos. E nestes anos todos nunca vi um prefeito valorizar tanto a capoeira como nosso prefeito Timor. A capoeira já faz parte de vários projetos no município, como Escola Aberta e Mais Educação. Agradecemos mais uma vez este apoio, pois a capoeira só traz benefícios para nossa população”, completou Marcelo.
Além da apresentação de diversos grupos, o encontro teve batismo de novos capoeiristas e graduação (troca de cordas) do grupo global Rio Capoeira, e premiação de mestres de capoeira. Para alegria do público, também houve apresentação de hip hop. As crianças participaram de sorteio de bicicletas.
“A capoeira sempre foi o local onde busquei os meus líderes, onde construí meus ideais para a vida adulta. Como professor procuro ensinar disciplina, respeito à hierarquia e a importância da amizade que a capoeira pratica. Esta graduação é mais um passo para meu crescimento dentro do esporte, assim como para meus alunos”, disse André Luiz da Conceição Antunes, que passou da corda azul e laranja para a verde. Através do projeto Mais Educação, desenvolvido em 19 escolas do município, André é professor de capoeira na Escola Municipal Professor Etiene de Souza Oliveira, no bairro São Jorge.
Veja onde aprender capoeira em Japeri
Atualmente, cerca de 600 alunos frequentam as aulas de capoeira promovidas no município. Os encontros acontecem de segunda a sábado, no Ciep 207 Gilson Amado e nas escolas municipais Jardim Belo Horizonte, Bernardino de Melo, Professora Célia Sobreira e Professora Etiene de Souza Oliveira. Informações na Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, que fica na avenida São João Evangelista, s/nº, centro do distrito de Engenheiro Pedreira ou através do telefone 3691-1851. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.