Representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Japeri participaram nesta terça-feira (11/10), do segundo e último dia do workshop sobre Acessibilidade. O encontro aconteceu na Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira. Os profissionais assistiram palestra sobre as barreiras e desvantagens dos deficientes físicos e idosos frente às dificuldades de acesso em calçadas.
“No primeiro dia do Workshop os profissionais andaram de cadeira de rodas pelo centro de Engenheiro Pedreira e colocaram vendas nos olhos. O objetivo foi sentir estas dificuldades de acesso para que pudéssemos participar deste debate no segundo dia do encontro. Identificamos a necessidade para que possamos buscar parcerias para colocar Japeri nos padrões de acessibilidade da ABNT. O governo do prefeito Timor quer fazer de Japeri uma cidade melhor para todos, e já estamos trabalhando para isso”, explica o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Denis Gustavo Macedo.
A palestra Ministração Teórica Sobre a Vivência foi realizada por Luiza Pereira, bolsista do o Núcleo Pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), coordenado pela arquiteta Regina Cohen . “Durante a palestra identificamos o público alvo para os projetos sobre acessibilidade, as barreiras, desvantagens, além de exemplos do que podemos fazer para melhorar. O objetivo foi ouvir a vivência de cada um no primeiro dia Workshop e levantar propostas”, disse Luiza.
Japeri será a sexta cidade a ser beneficiada com o projeto "Mobilidade Urbana - programa Calçada Acessível", realizado pelo Sistema Firjan, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a prefeitura da cidade. A iniciativa conta com o apoio do Ministério das Cidades, o Ministério Público, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Sinduscon-Rio, Bloco Brasil e o Núcleo Pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ).
“A próxima etapa será a elaboração, junto com a prefeitura, de uma cartilha sobre calçadas. Esta cartilha será direcionada aos profissionais das secretarias de Urbanismo e Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, e Obras e Serviços Públicos com o objetivo de padronizar e melhorar o acesso às calçadas”, completa Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto da regional da ABCP/RJ e coordenador do projeto. A data para preparar a cartilha será definida em breve.
Também participaram das atividades do workshop representantes das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (SEMURB), Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEMPLADE), Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), Assistência Social e Trabalho (SEMAST), Defesa Civil (SEMDEC), Segurança, Trânsito e Transportes (SEMUSEG), além de técnicos da Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa Portadora de Deficiência (COORDEF-JAP), da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.