terça-feira, 25 de outubro de 2011

Japeri debate os direitos das crianças e adolescentes



Representantes de vários conselhos municipais, profissionais de diversas áreas e moradores de Japeri participaram da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro aconteceu na quinta (20) e na sexta (21) no auditório do CIEP Brizolão 206 Cyrene Moraes Costa, no bairro Chacrinha. O objetivo da conferência foi para eleger delegados, que representarão Japeri nos próximos encontros, e reunir propostas, que serão apresentadas nas conferências regional e estadual.

A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri com o apoio da prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAST).

O vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias representou o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, na abertura do evento. “Queremos ouvir a opinião dos moradores sobre este assunto. Reunir propostas para discutir políticas públicas para crianças e adolescentes. Somente com o debate e a mobilização da população poderemos trazer as melhorias que queremos para nossos jovens“, disse Cleber.


O secretário de Assistência Social e Trabalho, Sidnei Coutinho, lembrou os investimentos realizados no município em benefício das famílias. “O prefeito Timor tem feito várias parcerias para trazer desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da nossa população. Já investimos na estrutura de trabalho do Conselho Tutelar, para dar mais agilidade e conforto nos atendimentos às famílias. Recentemente recebemos o programa Renda Melhor, que aumentou a renda das famílias, assim como o Renda Melhor Jovem, que investe na educação.  Muito já foi feito, mas queremos fazer mais”, destacou Sidnei.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri, Francisco Caninde Medeiros, falou da importância da conferência. “O objetivo é formar propostas para montar o plano que definirá as  diretrizes para o setor nos próximos 10 anos, por isso a importância deste debate”, explicou Francisco.

A mesa de abertura também contou com a presença de representantes dos conselhos tutelar, do idoso e da pessoa com deficiência de Japeri, além da diretora do CIEP Cyrene Moraes Costa, Alcineide Mota, do jovem Renan Cesar da Rocha, participante do programa Projovem Adolescente em Japeri, e da conselheira estadual Jaldicinéia de Oliveira Santos, que participou da conferência como palestrante. Sua exposição foi falou sobre “Princípios de Política Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Brasil”. 

Durante o evento teve apresentação cultural dos alunos do CIEP Cyrene Moraes Costa.
 
Segundo dia foi de debates e propostas
A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri teve como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Na sexta-feira foram debatidos cinco eixos temáticos, de onde foram retiradas propostas que serão enviadas para a conferência regional, que acontecerá no dia 20 de dezembro em Queimados. Também foram eleitos quatro delegados que irão representar o município de Japeri. 

Durante a programação houve debate sobre “Promoção e Universalização dos direitos em um contexto de desigualdade”, “Proteção e Defesa no Enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes”, “Fortalecimento do sistema de garantias de direitos”, “Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania”, e “Gestão de Política”.

A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá no dia 23 a 25 de abril, e a nacional nos dias 11 a 13 de julho de 2012, em Brasília.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.