segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Japeri tem um exército de guerreiros contra a Dengue


Vestidos com camisas da campanha “10 minutos contra a Dengue” cerca de 500 pessoas percorreram as ruas de Japeri, no sábado (22/10).  A concentração foi na praça Olavo Bilac. A mobilização foi para conscientizar a população sobre a importância de dedicar dez minutos, por semana, para acabar com possíveis focos do mosquito. O prefeito da cidade, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, também participou do evento.

“Eliminar o mosquito é uma luta de todos nós. Cada um tem que fazer a sua parte. Hoje estamos indo de casa em casa para convocar os moradores e conscientizar as pessoas. Precisamos de muitos multiplicadores, espalhados pela cidade. Não queremos que Japeri sofra com esta doença”, destacou o prefeito. 
 
 A campanha “10 minutos Contra a Dengue” é uma iniciativa do Governo do estado do Rio de Janeiro em parceria da Prefeitura de Japeri.

“Em nome do governador Sérgio Cabral quero agradecer a mobilização da prefeitura de Japeri, a todos os voluntários e aos moradores que nos receberam muito bem. A mobilização foi ótima. Precisamos da participação da população para vencer esta guerra contra o mosquito”, destacou o subsecretário da Baixada Fluminense, Carlos Castilho.

Acompanhado do tio, o pequeno Caio da Silva Mendonça, de 6 anos, aproveitou todas as atividades disponíveis. “Eu gostei muito da roupa de mosquito, mas agora sou um guerreiro contra a Dengue”, comentou. O menino ainda distribuiu informativos para os colegas que encontrava durante a caminhada. Caio ainda brincou, de graça, nos brinquedos montados na praça.

O secretário de Saúde Fábio Stasiaki destacou alguns avanços na área da Saúde: “Nos últimos anos foram muitos os investimentos para combater a Dengue. Quando o prefeito Timor assumiu a prefeitura a cobertura de atendimento nas casas era de apenas 33%. Agora já atendemos cerca de 80%. O Levantamento de Índice Rápido (LIRA) está a baixo do limite aceitável, que é de 1%. Caímos de 2,7% para 0,9%. Japeri tem um prefeito que se preocupa com a população. Timor não mede esforços para fazer o melhor, principalmente na área de saúde.

A população colaborou. Foram recolhidos pneus em diferentes pontos da cidade. A distribuição de telas para caixa d’água foi um dos serviços mais procurados. Todas as pessoas que foram pegar as telas receberão, ainda esta semana, a visita dos guardas de endemias. “A tela deve ser bem colocada, por isso faremos visita em cada endereço. Queremos também  identificar outros possíveis focos do mosquito e conscientizar o morador de que o cuidado deve fazer parte da rotina” explicou Josélio Abreu Rosa, coordenador de Vigilância Sanitária.

Quem ainda não recebeu a visita dos guardas de endemias ou deseja denunciar locais onde existem focos do mosquito Aedes Aegypti pode ligar para o telefone 2664-1357. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Também participaram da mobilização voluntários, moradores e os secretários Paulo Roberto Affonso (Segurança pública, Trânsito e Transporte), Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Leda Pontes (Administração), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), Denis Gustavo Macedo (Urbanismo e Habitação ) e Antônio Fazendeiro ( Planejamento e Desenvolvimento Econômico),  Jorge Leonardo Dias (Fazenda) e o Procurador Geral, Roberto Pontes, além da subsecretária de Governo Mírtiça Cunha e da coordenadora Roberta Baroni, representando a secretária de Educação e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.